-
Benedicto Ismael Dutra
Cada povo surgiu numa determinada região, o surgimento das nações é natural, errado são as manias de grandeza que os seres humanos intelectivos costumam desenvolver. Errado é a uniformização geral que se quer impor e a destruição das fronteiras para impor governo único, dinheiro único, todos tributários da elite rica e poderosa. Os povos tem de ser educados para a paz e o progresso na diversidade cultural, no respeito e consideração mútua.
-
Sandro Monteiro de Souza
Viva a lógica tribal!
-
-
Vinícius de Oliveira
Bela síntese de 1 século de geopolítica, Professor.
-
José Geraldo
Corroborando com o conteúdo da matéria não podemos deixar de lado o atraso causado pelo milho assado que Alexandre o Grande comeu naquele final de inverno em 325 AC que trouxe consequências inestimáveis ao projeto da SpaceX.
-
rodrigo menezes
Kkkkk
-
-
Herculano JR 70
Todas essas são visões imperialistas, de paises e suas intrigas. Paises representam isolacionismo declaradas ou ñ. A menos que deixem seu isolacionismo fazendo guerras, o q sempre foi feito criando imperios. Mas a economia e mandatoria. E o capitalismo, a ferramenta da economia, e expansionista e internacionalista. Capital ñ tem patria e quebra fronteiras. O Eua , p ex., tem empresas americanas no mundo inteiro. Como falar em nação para americanos num contexto como esse?
-
Adonay Evans
Qual a melhor polenta? A da minha aldeia. Ou mesmo até a da minha família, receita da nona. A rivalidade européia entre condados, ducados, reinos, cidades-estado, e estados nacionais, desaguou em competição pela excelência nas ciências, nas artes e no pensamento. Desaguou na Renascença, no Humanismo e no Iluminismo. No plano político em Locke e Montesquieu. E também em seu subproduto, A Guerra dos 100 Anos, dos 30 Anos e as duas guerras mundiais. União Européia avançou, Trump e Brexit regrediu.
-
Paulo César de Oliveira
O Tratado de Versalhes não consagrou o princípio da autodeterminação dos povos. Vários milhões de alemães étnicos tornaram-se minorias na Tchecoslováquia e na Polônia. A questão da minoria étnica alemã na Tchecoslovaquia foi resolvida sem guerra mas a recusa da Polônia em fazer um plebiscito em Danzig, cuja população era mais de 90% alemã, bem como a não aceitação da proposta de uma rodovia e ferrovia extraterritoriais passando pelo Corredor Polonês resultou na Segunda Guerra Mundial.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.