Opinião > Números do desespero Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ANDRE LUIZ MOSCHETTA

    O abuso alimentar grave e crônico, pode ser visto de modo semelhante ao alcoolismo em termos de motivação e efeitos danosos.

    Responda
  2. Tersio Gorrasi

    Seria interessante um estudo comparativo entre aqueles que adotam alguma religião e os ateus/agnósticos, pois a desesperança ou esperança está justamente na crença (ou não) de que a morte é o final da linha para todos que embarcaram no trem da vida

    Responda
    1. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

      Muito interessante sua sugestão. Analisaria a influência da religião não somente em relação ao confronto com a morte e finitude humana, mas também no aspecto psicológico e social, por ela criar uma teia de amparo social e conforto psicológico que afastaria o desespero estremado em momentos existenciais mais críticos de solidão e falta de perspectiva de vida. Nessa perspectiva, o individualismo e a competitividade exagerada seriam os inimigos a combater e não o ateismo em si.

  3. Franco Oliveira

    A falta de perspectiva causada pela constante desvalorização do valor do trabalho quer seja pelo aumento das exigências das empresas, pela falta de capacitação e quer seja por deslocamento do investimento produtivo só pode ser combatido a curto prazo com forte investimento do governo na promoção da educação e saúde e nos estímulos fiscais para atrair investimentos na produção nas áreas atingidas. Um governo liberal jamais fará isso!!!!

    Responda
  4. Cristiano Jesus

    Nossos ancestrais viviam pouco mais de 40 anos. A civilização subverteu essa condição, mas tal subversão tem o seu preço. A cultura do acúmulo e a ideia de sucesso que a acompanha é um desastre completo. É melhor saber viver com muito pouco e jamais fixar raízes, seja com o emprego, com bens, o que seja. Somos não mais que um mochileiro atravessando a vida.

    Responda
    1. Roberto Soares Coelho do Carmo

      Uma das sínteses breves mais lúcidas que tenho lido, neste momento de perplexidade quase completa com nosso projeto de civilização.

  5. MARCELO CONDE NASCIMENTO

    O pessoal tem esquecido do que disse Jesus : “Vinde a mim vos que estais cansados pois meu fardo é leve e meu jugo é manso , pois darei alívio a vossas almas , pois sou manso e humilde de coração “ . Tá faltando fé na terra do tio Sam

    Responda
  6. Edson Maia Carlos Filho

    O capitalismo, exacerbado hoje em dia pelas redes sociais e pela mídia massiva, promove o confronto de pessoas comuns com os superstars da mídia e da publicidade ( atores e atrizes de Hollywood com salários astronômicos, jogadores de futebol com comportamento reprovável que ganham milhões) em seguida vem os milhares de milhões de pessoas medianas, e que tem de se submeter a esta comparação humilhante quando apenas tentam ganhar com dignidade o sofrido e suado pão de cada dia.

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    Talvez esteja na hora de pregar o desapego entre os jovens. A obsessão com a mobilidade social leva muitas pessoas a estabelecer metas irrealistas de vida, o chamado sonho americano de possuir uma grande casa, carros e barcos caros, férias no caribe e filiação aos melhores clubes de golf. Não existe almoço grátis, tudo tem um preço. Para as pessoas que optam em terminar a própria vida, o custo é o stress e a desintegração da família. É uma solução permanente para um problema temporário.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.