Hélio Schwartsman > Fracasso do liberalismo? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não é bem assim "fracasso", acredito que há falhas no Liberalismo desde o seu inÃcio que não foram muito obvieis no começo (como por exemplo, a representatividade e o poder polÃtico concentrado na burguesia emergente) e nem se imaginava o que a industrialização desenfreada causaria (mudanças climáticas, poluição, escassez de vÃveres). Acredito que deveria existir um "neoliberalismo" econômico que priorize a cultural local e os valores tradicionais mas isso só se consegue com educação e cultura.
Sugestão: leiam o artigo "Robin Hood Revisitado" de Fernão Lara Mesquita, publicado no Estadão do dia 25 de junho.
No campo economico, o problema brasileiro é que todos pregam liberalismo para os outros...
Como pode dar certo uma ideologoa que prega o individual em vez do coletvo? Que enxerga o outro como oponente, pois vencer a todo custo é sua meta?
O liberalismo precisa ser discutido todos os dias, principalmente porque criou na elite brasileira uma visão deturpada de uma teoria que tem bases controversas. Acredita-se por aqui, que estatais são completamente inúteis, que não se deve regular nada, que mérito é sair da vulnerabilidade e vencer no Capitalismo. Tudo deturpado. Mérito é possibilitar ao pobre vencer na vida, empresas estatais existem em todo o planeta (setores estratégicos) e sem regulação e concorrência, não funciona.
o liberalismo, que se transformou no ultraliberalismo, tem sido uma praga que causa efeitos desastrosos no plano das relações sociais: o foco no indivÃduo que deve ultrapassar metas gera uma multidão se solitários completamente esgotados. E deve piorar muito!
Desde Smith não deu certo. O que há é uma tentativa de nos fazer acreditar que é bom e que é a melhor saÃda. Na real? É a pior.
“Porque Está a Falhar o Liberalismo?”. Por que não ouviu a ´geringonça`portuguesa.
A ética liberal torna o indivÃduo doente, angustiado e completamente perdido.
Isso meu caro Hélio. Assim funcionam ideologias. Guarda similaridade com as religiões. Para aqueles que são adeptos a ideologias de direita ou de esquerda ou de cima ou de baixo. De um lado ou de outro. Um conselho: as ideologias não podem ignorar a matemática principalmente se desejarem ocupar cargos em gestão pública. Eleitos ou nomeados. Entenda matemática como quiser. “E La Nave Va”.
o autor está fazendo uma confusão. existe liberalismo politico e liberalismo economico. no brasil sempre houve liberalismo economico, mas liberalismo politico até hoje está dificil. uma coisa pode perfeitamente conviver sem a outra. o ideal seria um liberalismo politico no qual houvesse interferencia do Poder Público para igualar as oportunidades.
Liberalismo Econômico no Brasil? Nunca. Estamos entre os paÃses mais reguladores do mundo. Podem buscar dados das principais organizações do mundo. Sempre tivemos governos autoritários e personalistas, o que impediu o bom andamento de uma verdadeira economia de mercado.
"A democracia deve controlar o capitalismo, não o contrário", Piketty. O liberalismo teve seu momento na história. Está esgotado. Liberalismo hoje é como um dinossauro ressuscitado no Cemitério Mal.dito do Stephen King.
A maior falha do liberalismo foi não ter democratizado a educação. Apenas pessoas cultas entendem seu princÃpio filosófico e pq é melhor do que todas as alternativas. Quem aà sabe calcular o diâmetro da Terra? Eratóstenes fez isso antes de Cristo...
Calcular o diâmetro da terra? Tem gente defendendo que ela é plana...
Liberdade não existe porque não existe. É um conceito fictÃcio de algo simulado por quem tem o poder, para justificá-lo. Liberdade, livre arbÃtrio, essencialidade do indivÃduo : nenhum desses conceitos se sustenta diante de qualquer análise minimamente honesta.
O novo ideal q criei, chamei d Acracia, a critica ao Anarquismo: estado pequeno, serviçal ñ governo e sem poder. Liberal/o vem de liberdade o q ñ existe pois ainda damos poder, e q tem crescido, portanto diminuido a liberdade. Democracia, ideal liberal, é d limite ao poder atraves d leis como limite, em codigos escritos, rotação d poder e divisao d poder. As leis se tornaram instrumentos d poder o tudo foi subvertido. Dai o mal estar economico e social d poder crescido, como sempre foi.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Fracasso do liberalismo? Voltar
Comente este texto