Ciência > Ex-ministros da Ciência lançam manifesto contra governo Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Filipe Oliveira

    Volta pra terra, astronauta.

    Responda
  2. Avelino de Freitas Neto

    Auxiliares da destruição do País, se reunem para questionar medidas daqueles que elegemos para tentar recuperar o País. E como a FSP não passa de uma panfleto petista, não mais justo que ele dê asas ao manifesto. Mercadante? Piada.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Bolsonaro está tentando recuperar o país cortando investimento na ciência e na educação? É isso mesmo? E você ainda apoia?

  3. Cloves Oliveira

    Como diz o ditado, quanto mais eu rezo mais a/ssombração aparece. Para a maioria desses personagens, não existe diferença entre ciência e dogma, ou seja a ciência não passa de uma crença, como a /ideologia que as pessoas têm que aceitar sem questionamentos. Um exemplo foi a insistência de um deles em criar o dia do "S/aci P/ererê" como alternativa ao Halloween dos Americanos. Se hoje eles elogiam os avanços na Agricultura, nos anos 60 foram contra o acordo MEC-USAID que foi o princípio de tudo.

    Responda
  4. Nelson Vidal Gomes

    Exceto Ronaldo Sanderberg e José Goldemberg,os demais são todos petistas,sem nenhuma isenção no manifesto.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Penso que não há verdades insuportáveis,mas entre nós irmãos que não as suportam.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Às vezes tornar-se necessário recordar Aquele(Jesus) que foi o verdadeiramente sábio, justo, e amorável entre nós, quando no Golgota pediu ao Pai para perdoar-nos.

    3. Felipe Araújo Braga

      Seus comentários são os mais nojentos da FSP

    4. JOSE WILSON RESENDE

      Enquanto seus patrões faziam conchavos danosos ao Brasil, o que faziam esses senhores, ministros da educação?

    5. Nelson Vidal Gomes

      Dimas, já que o ex-Ministros não o fizeram, solicito-lhe a gentileza de nos responder.O atual governo contingenciou verbas para a Ciência e Tecnologia por razões de capricho político-ideológico,ou porque encontrou o Estado Brasileiro em condições pré-falimentar em decorrência da corrupção?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    6. Dimas Floriani

      O incentivo à inovação tecnológica e os investimentos na formação científica são uma condição da modernidade em escala planetária. Não pertence a psl, pt, dem ou outra sigla partidária. O país adoeceu com esta divisão espúria. A cegueira que tomou conta deste governo é algo irreversível, para a infelicidade de todas e todos brasileiros.

  5. Nelson Vidal Gomes

    Faltou a nossos respeitáveis ex-Ministros explicarem ao país,se o corte de gastos é um capricho maldoso do atual governo ou decorre do estado falimentar no qual encontrou o Estado,em decorrência da corrupção.Isso precisa ser honestamente esclarecido à nação. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ah claro, a Família Bolsonaro que comanda milícias no Rio de Janeiro enriqueceu as custas do povo: nunca trabalhou na vida e hoje é milionária e não está disposta a abrir mão de suas regalias. Mas dinheiro da educação e da ciência corta - em um país que não se produz quase nada científico sem sacrifícios e no qual as escolas públicas caem aos pedaços e faltam professores - você é um ser humano desprezível!

  6. Marcos Tadeu Souza

    Muito importante a reunião destes ministros extremamente competentes e que deixaram um legado imenso ara nós. Kkkkkk É muita falta de ter o que escrever!

    Responda
  7. Alessandro Santos

    Respondendo ao Serafim, os ex-ministros apenas apontam descalabro do governo com setores estratégicos do país, como são ciência e educação. Porque o Serafim, ao invés de desdenhar da ciência brasileira, não chamou o Guedes pra dar a solução pra economia nacional ? E porque o Serafim não usa um pouco de honestidade intelectual, ao invés de tagarelar a mentira da reforma da previdência? Sede quando satisfazer interesses do mercado financeiro é salvação para o Brasil? Ô, Serafim!!!!

    Responda
  8. Maria Lopes

    Cortam recursos da Educaçao, da Ciéncia, das Artes...mas desperdiçam lá no Planalto...como afirmou o respeitado General Santos Cruz..pobre país, onde se ataca tudo que náo seja medíocre.

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      Mas esse tal "respeitado general" (existe algum?) só começou a falar depois de receber um pé na b. Por que não vociferou antes que o gov. só faz best, etc?

  9. Serafim dos Anjos Castro Neto

    Como ex-ministros da ciência e tecnologia eles bem q poderiam indicar uma maneira científica e tecnológica moderna para se gerar dinheiro. Talvez notas de cem brotando do solo ou dando num pé de uma árvore qualquer. Uma alternativa mais realista é apontarem de onde tirar recurso para colocar na área deles. Perguntem ali quem é a favor da reforma da previdência, q gerará recursos para outras áreas, e verão q poucos concordam. Eles não tem moral para pedir ou opinar nada. Essa é a verdade.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Eles têm moral sim! O presidente não deveria ter poder para fazer o que faz - vc prefere sustentar as regalias de uma família miliciana apoiada pelos pastores fundamentalistas e obscurantistas que roubam e enganam fiéis ignorantes - do que apoiar a ciências!

  10. Rosemeire Campos

    Cortes na educação, nas ciências, descaso com a cultura, com o meio ambiente. E assim vamos, descendo ladeira abaixo.

    Responda
  11. Jose Roberto Bastos

    A Folha só está dando notícias que lhe interessa! Como dar espaço para estes pseudo ministros que nada fizeram e nunca reclamaram da falta de verbas que sempre houve, e em maior escala, nos governos em que estiveram. A Folha dá credibilidade a qualquer notícia que possa desestabilizar as mudanças que estao sendo tentadas para mudar a podridão que foi deixada pelos governos anteriores. Foi um bom jornal, hoje se mostra conivente com os que querem continuar usufruindo do dinheiro publico.

    Responda
    1. Rosemeire Campos

      Pseudoministros é o que mais vemos no desgoverno atual. Sendo que pelo menos dois são suspeitos de estarem envolvidos em falcatruas. Só os miniamarelinhos não percebem e seguem elogiando o imperador mitômano. E depois a culpa é da imprensa, que faz seu papel de noticiar os fatos. O Brasil fez a proeza de trazer da ficção para a realidade o mundo invertido. Oremos.

  12. Jorge Luís da Silva Mendes

    O que esperar de um debiloide que “vende” o uso de nióbio para fazer bijuterias ? Só mesmo seus seguidores mitológicos.

    Responda
  13. Maurício Serra

    Curioso alguns comentários que dizem que os governo anteriores "afundavam" a ciência brasileira ou que as universidades "despencavam" nos rankings. Onde vcs encontraram essas informações? Acho melhor gastar menos tempo com a Terra Plana e mais tempo pesquisando os dados científicos e rankings. A expansão das universidades - e produção científica - foi enorme depois que o FHC saiu. Agora sim é próvavel uma grande queda, muito maior do que no governo FHC.

    Responda
  14. José Vargas de Assis

    Importante, veremos daqui uns 4 anos no que vai dar esses tops em economia do Bolso. Os 06 meses não fornece nada positivo, a continuar assim teremos terra arrasada já que só falam mais não vemos nada de positivo. Desemprego na mesma. Taxa Selic não regula a economia porque os juros cobrados continuam exorbitantes, imposto de renda estaca zero e continuamos a trabalhar 05 meses para os impostos e teremos que pagar nossas contas com 08 meses de pagamento. Acorda Brasil.

    Responda
  15. Vicente Soares

    Quem, dos pesquisadores brasileiros, ainda não teve um projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq, mas com recursos bloqueados? Qual programa de pós-graduação no Brasil não teve bolsas de pesquisas suspensas? É um desastre o que estamos vendo nos ministérios da educação e da Ciência, tecnologia, inovações e comunicações. Ficarmos calados não ajuda, então parabéns aos ex-ministros pela coragem de enfrentarem o obscurantismo do governo atual!

    Responda
  16. PAULO ROBERTO HASSE

    Estes caras são patéticos , enquanto o país afundava nas suas gestões anteriores , eles não lançavam nenhum manifesto

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      A "ciência bombava" aqui no Brasil? Quando? Não me faça rir...

    2. Maurício Serra

      A ciência bombava. Não é o que estamos discutindo aqui?

  17. Samuel Gueiros Jr

    A foto mostra o alto comando da mediocridade, que levou o país a despencar em todos os rankings. Que moral tem essa galera pra fazer manifesto? Mercadante é aquele que queria comprar o silencio de Delcídio, e esteve envolvido em várias denuncias de delitos e de obstrução da lavajato. Roberto Amaral foi do PSB, é do Foro de São Paulo e saiu do partido atirando. Pansera é outro envolvido na lavajato e foi denunciado por Roberto Youssef. Estão mais fazer manifesto de defesa do que de acusação.

    Responda
  18. regina ulhoa cintra

    A Folha derrete-se de alegria com manchetes como essas

    Responda
  19. alexandre tarnopolsky

    Alguém pode me tirar uma dúvida. Esse pessoal lançou algum manifesto contra a roubalheira petista? Esquerda doente.

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      A lavagem cerebral incutida na seita esquerdista impede que eles aceitem certas verdades. E também acreditam em Santa Clauss e que a Terra é o centro do universo

  20. Alfredo Azevedo

    Com essa Troup no governo, temos um ambiente assemelhado àquele que permitiu a um ministro de Hitler, esta pérola: "Quando ouço a palavra cultura, da-me vontade de sacar o revólver". Ou não é mais ou menos isto que estamos a assistir??

    Responda
  21. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

    De fato, a política de destruição da Educação, do desenvolvimento Científico e Tecnológico do país (construído ao longo de décadas), e da política de Meio Ambiente, sem falar em outras, desenvolvidas pelo Gov. Bolsonaro e sua equipe de Ministros esquizofrênicos, que negam o saber e o conhecimento científico, é insana. Só não vê quem não tem olhos ou se faz de cego.

    Responda
  22. HEITOR DOMINGUES F JUNIOR

    Mercadante participa ?? Kkkkkkkkkkk

    Responda
  23. ERICA GONCALVES DE CASTRO

    Alguns deles são, sim, de extrema relevância científica, e não apenas no Brasil. Basta uma pesquisa rápida nos currículos pra ver que deixam complexado em exercício comendo poeira.

    Responda
  24. Lineu Saboia

    Obrigado pela explicação : a maioria deles vindos de governos do PT.

    Responda
  25. COLOMBO MELO

    Quantas celebridades! Vários Prêmios Nobel, expoentes da nossa ciência de primeiro Mundo nos governos petistas. Tantas mentes privilegiadas juntas, homens que tornaram nossa ciência tão importante e reconhecida em todo o planeta. Vínhamos tão bem. Por que mudar? O Brasil estava no caminho certo, e este governo vem mudar tudo. É insano.

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      Para conduzir uma política de desenvolvimento científico não é necessário ser cientista, nem pesquisador. Basta ser bom gestor. Quanto ao premio Nobel, de fato nenhum brasileiro ganhou. O Lula foi indicado graças ao seu magnífico desempenho na questão da diminuição pobreza. Mas quem vai ganhar o Nobel com certeza será o seu Mito Bolso - ou Bozo . Vai ganhar o Nobel de química pelo inacreditável feito de transformar um país uma mer (para o bom entendedor meia palavra basta, ou meia palavra bos)

    2. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

      De fato, a política de destruição da Educação, do desenvolvimento Científico e Tecnológico do país (construído ao longo de décadas), e da política de Meio Ambiente, sem falar em outras, desenvolvidas pelo Gov. Bolsonaro e sua equipe de Ministros esquizofrênicos, que negam o saber e o conhecimento científico, é insana. Só não vê quem não tem olhos ou se faz de cego.

    3. Thiago Pereira

      @Colombo: tirando o preconceito do seu comentário, o que sobra? Sugiro dar uma olhada no currículo Lattes do Sérgio Rezende. Quem sabe você perceba que insano é o seu comentário.

    4. Thiago Pereira

      @Colombo: tirando o preconceito do seu comentário, o que sobra? Sugiro dar uma olhada no currículo Lattes do Sérgio Resende. Quem sabe você perceba que insano é o seu comentário.

    5. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

      Sim, a política de destruição da Educação e do desenvolvimento e patrimônio Científico e Tecnológico do país (construídos ao longo de décadas) pelo Gov. Bolsonaro e sua equipe de Ministros esquizofrênicos, que negam o saber e o conhecimento acumulado pela Ciência, É INSANA. Só não vê quem não tem olhos ou se faz de cego.

    6. Marcelo Gonzaga

      Cientistas não querem ser celebridades e prêmios tem importância secundária. Temos sim excelentes cientistas, que sempre lutaram para fazer pesquisas de qualidade em condições precárias. No momento chegamos ao ponto em que nem isso é possível. Não há recursos para manter os alunos nos laboratórios, comprar reagentes, ir para o campo e, em breve, nem para luz e água. A situação sempre foi precária. Agora é insustentável.

    7. Marcelo Gonzaga

      Cientistas não querem ser celebridades e prêmios tem importância secundária. Temos sim excelentes cientistas, que sempre lutaram para fazer pesquisas de qualidade em condições precárias. No momento chegamos ao ponto em que nem isso é possível. Não há recursos para manter os alunos nos laboratórios, comprar reagentes, ir para o campo e, em breve, nem para luz e água. A situação sempre foi precária. Agora é insustentável.

    8. Henrique Cavalleiro

      Vcs da extrema direita só têm como argumento desqualificar todos os que criticam o descalabro que é o desgoverno bozo. E antes que me chame de petista: considero o PT culpado pela vitória dessa coisa paté.tica.

    9. Henrique Cavalleiro

      Vcs da extrema direita só têm como argumento desqualificar todos os que criticam o descalabro que é o desgoverno bozo. E antes que me chame de petista: considero o PT culpado pela vitória dessa coisa paté.tica.

  26. Severo Duarte

    De uma relevância científica que extrapola.....

    Responda
    1. Severo Duarte

      Tu tá me passando a idéia que governos anteriores ,pt por exemplo,foram exemplares na educação, aliás o Brasil regrediu e muito,cresceu muito na corrupção. Será que teremos um áudio ou uma sonora das gravações, até agora só letreiros....

    2. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

      Não Severo, não estou nervoso. Estou decepcionado com o desinformação que leva apoiadores de Bolsonaro a não reconhecer a importância da Ciência & Tecnologia e a Educação para o desenvolvimento do país. Decepcionado ao constatar que esta gente nega a ciência, o conhecimento, a história moderna, e até as razões que levaram ao desenvolvimento de países por eles admirados. Me pergunto se é só ignorância ou má fé mesmo.

    3. Severo Duarte

      Tá nervoso Márcio só porque não soltaram o guru,não disse nada demais só anotei a relevância....

    4. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

      Severo, você pede exemplo de relevância científica da ciência brasileira porque opinou sobre algo que não leu. Leia o manifesto dos ex-Ministros da Educação e você encontrará respostas. Quer mais? Pesquise quem e como se deu a descoberta do virus Chicungunha. Pesquise e descubra que o Brasil só é potencia na produção de grãos graças as pesquisas feitas no Brasil. E vamos às Tecnologias do Pré-sal (Petrobras), aviônica (Embraer)......estude e informe-se meu caro. Aqui não há espaço para fakenews

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.