Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cláudio Moura

    É de uma imensa estupidez achar que a solução da imigração africana seria a abertura total das fronteiras da Europa que receberia dezenas de milhões de refugiados econômicos. Quem defende isso não tem a menor noção da realidade.

    Responda
    1. Cláudio Moura

      George Marques, de 40 em 40 chega-se a 40 mil. É uma falácia propagar que a Europa aceitando os milhões de imigrantes irá resolvem os problemas do mundo. Normalmente os imigrantes chegam com outras culturas e normalmente tem dificuldades com a nova, isso já ficou demonstrado inúmeras vezes.

    2. George Marques

      De fato, abrir as fronteiras é inviável e não seria solução. Mas deixar um grupo de 40 africanos à deriva no mar seria um crime. Até que se chegue a uma solução não se pode proibir resgates. Isso seria assassinato.

  2. Marcia Costa Guedes

    Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt e Modernidade e Holocausta de Zygmunt Bauman ajudam a perceber a gestação, hoje, do Ovo da Serpente [Igmar Bergman]. Aumentam assustadoramente os campos de concentração, de imigrantes e de refugiados. Esse apocalipse desliza no bojo da globalização de um mundo que se liquefaz, pavimentada pela corrosão do caráter, mas, agora, bem mais agravado pelo exaurimeto dos recursos naturais, com desertificação de extensas porções da Terra e dos Oceanos!

    Responda
  3. Antônio Carlos de Luca

    Solidariedade, amor ao próximo, deixar de lado o egoísmo, menos preconceito, parar com esse negócio de se tá bom pra mim o resto que se exploda, nossa sociedade está cada vez mais individualista, mais hipócrita. Italianos espalhados no mundo pode, receber refugiados é problema. Salve-se quem puder

    Responda
  4. Ricardo Ferreira

    É complicado, e acho que ninguém sabe exatamente como lidar com esta questão. É justo exigir que os europeus aceitem pessoas que eles não querem? É claro há uma questão humanitária aí, mas há tanta pobreza e desgraças no mundo, que não há caridade suficiente no mundo que seja capaz de resolver isso.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      É justo existir pessoas que que os europeus (ou qualquer outro) não querem? Pessoas que não querem pessoas?

    2. Daniel Liaz

      Já parou pra pensar que boa parte da pobreza na África (assim como no nosso e em outros continentes) tem como um dos grds responsáveis a própria Europa?

  5. Raquel Paiva Mendes

    Depois dos governos europeus "saquear" e explorar a África ao longo de séculos, deixando para seus povos só a miséria, este é o resultado! A matéria se resume na frase "quem salva vidas não pode ser considerado criminoso".

    Responda
  6. FLAVIO ZOLETTI

    Belo resumo paulo cesar oliveira, tudo explicado. Quanto a questão da africa, pode ficar tranquilo, pois os chineses já estão tomando conta disso .

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Resta apenas a pergunta óbvia que ninguém faz: Por que levar os resgatados para a Europa e não de volta para o norte da África? A capitã não quer apenas resgatar náufragos mas ajudar imigrantes ilegais a entrar na Europa. Outra pergunta óbvia que ninguém faz: Por que tantos naufrágios? Seriam de fato naufrágios ou os imigrantes ilegais apenas deixam voluntariamente as embarcações que os trouxeram e passam para barcos salva-vidas a fim de serem resgatados?

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Tem certos comentários que, de tão es.tu pi dos, deveriam ser ignorados. E isso vale para vários que o mini.on Paulo faz.

    2. Osame Kinouchi

      Uma boa ideia para a Italia seria incentivar o retorno dos imigrantes italianos e seus filhos para a Europa. Assim, teriam trabalhadores baratos que possuem já a cultura italiana. Tinha que haver um programa forte de incentivo, tipo o dos dekasseguis japoneses...

    3. Osame Kinouchi

      Paulo, é simples demografia, estatística e dinâmica de populações: se é verdade como você diz que os europeus tem taxa de fecundidade que não repõe sua população, então eles precisam de imigrantes para repor a mesma, ter mao de obra para servicos que europeu nao quer fazer, manter a razao entre trabalhadores e aposentados. Em todo caso, com fecundidade menor que 2,1 filhos por casal, os europeus estarao extintos em alguns seculos com ou sem africanos.

    4. Franco Oliveira

      Ora, se existe dúvida que ela seja usada em prol do mais fraco e do réu, ou você acha que alguém que saiu da África não tinha bons motivos para fazer isso? Você se lembra por qual motivo os italianos, alemães, japoneses e outros tantos povos vieram para o Brasil? Vai querer discutir legalidade quando se há fome, violência e falta absoluta de perspectiva? Não sei quem é você, mas me parece um pouquinho obtuso!

    5. Paulo César de Oliveira

      Eu não tenho dúvidas, Wilson. Foi apenas uma pergunta retórica.

    6. Wilson Souza

      Por que você não pega um barco e fica la no meio do oceano para tirar sua duvida?

    7. Paulo César de Oliveira

      Uma coisa é matematicamente certa: se a entrada de imigrantes ilegais não for contida, dentro de alguns séculos as populações nativas europeias serão substituídas por imigrantes, já que todos os países europeus têm taxa de fecundidade abaixo dos níveis de reposição e os imigrantes tem taxas de fecundidade muito mais altas. Como a África não cabe na Europa, a solução lógica é ajuda econômica para países africanos condicionada a políticas de controle de natalidade na África.