Opinião > O parto de uma calúnia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Lujs Paulino

    Por quê essa banalização do mal? Errado é errado, trapaça é trapaça e nisso não há meias verdades.

    Responda
  2. JOSÃ CARNEIRO BASÃ LIO SOBRINHO

    O nobre articulista não indicou em qual pagina do seu livro está escrito que o Juiz natural deve orientar o MPF e requer apresentação de prova esquecida, a seu pedido aos Procuradores.

    Responda
  3. john de sá

    Quanta sordidez....

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Nas alturas do campeonato comprado, ainda tem cartola querendo dizer que o juiz e o VAR foram imparciais... Os cartolas que me desculpem pela analogia, pois os jogos de futebol, mesmo com toda a "marmelada escancarada", são muito menos cruéis com seus adversários. Simplesmente vergonhoso o artigo. Dá vergonha de ser brasileiro vendo um procurador público escrevendo essas sandices. Vergonha nacional.

    Responda
  5. enio galan deo

    “Sem provas PF encerra inquérito que levou Reitor Cancellier ao suicídio”. Esse caso não vai para a conta dos desejados suicídios, tão desejados pelo por você. Aqui podemos considerar que vocês o assassinaram mesmo !

    Responda
  6. Cristina Dias

    Incontáveis patas de mil centopeias? Não só perderam a mínima noção de ética profissional, como também a noção do ridículo!

    Responda
  7. Danilo José Martins

    preconceituoso, arrogante, indecoroso, clubista, partidarista, texto ruim e tendencioso demais para defesa da sua categoria. esse pessoal do interior!

    Responda
    1. Danilo José Martins

      Fui eu que escrevi o texto? Estou falando sobre o texto. Se eu tivesse falando sobre meu texto poderia ser uma autocrítica sim. Procurador agora tem advogado de comentários? Com este sobrenome, o senhor subscreveria este texto, né?

    2. Danilo José Martins

      Fui eu que escrevi o texto? Estou falando sobre o texto. Se eu tivesse falando sobre meu texto poderia ser uma autocrítica sim. Procurador agora tem advogado de comentários? Com este sobrenome, o senhor subscreveria este texto, né?

    3. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

      Olha quem fala... Danilo, isso é uma autocrítica?

  8. Danilo José Martins

    preconceituoso, arrogante, indecoroso, clubista, partidarista, texto ruim e tendencioso demais para defesa da sua categoria. esse pessoal do interior!

    Responda
  9. Vinícius Novais

    Realmente não era de se esperar postura diversa desse senhor: ele ministra cursos exclusivamente a juízes e promotores. Sim: não é aberto a acadêmicos do Direito, a Advogados ou Defensores Públicos, tão somente a magistrados e membros do MP. Como haveria de reconhecer o "pecado" se ele próprio o fomenta? O patrimonialismo está aí para quem quiser ver, como sempre esteve. O "hacker" (risos) apenas apontou e disse: "o rei está nu!".

    Responda
    1. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

      Quando o crime vira virtude... nos olhos interessados

  10. Vinícius Novais

    O "argumento hacker" é mesmo reconfortante! Como pode subestimar a gravidade das relações promiscuas dos aristocratas do Judiciário que, ignorando as funções dos órgãos que compõem, unem-se por um projeto de classe: serem reconhecidos como heróis, o que tem o condão de entorpecer a sociedade para a real imoralidade que são seus subsídios e demais penduricalhos pagos com os recursos de gente que ganha 40 vezes menos e, muitas vezes, é presa por roubar galinhas.

    Responda
  11. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Meu Deus! Mais um candidato a Freisler.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Meu Deus, já chegamos ao argumento final: o Nazismo! A falta de senso de limite não tem... limites.

  12. SERGIO FERNANDO MOREL ALMEIDA

    O nobre Procurador mostra o correto caminho ao dizer "passar na sala do procurador para despachar com o juiz". Bem diferente de trocar mensagens onde só um lado tem acesso ao juiz.

    Responda
  13. Eduardo Soares

    O espírito de corpo, o cinismo e a hipocrisia juntos e misturados parem não uma calúnia, mas um panfleto que apenas pretende sustentar o pilar do lavajatismo jacobino, de que os fins justificam os meios, assim como de que a soma de dois erros dá um acerto! O letrado e catedrático escriba põe a sua pena a serviço do discurso oficial sem sequer cogitar, ainda que para argumentar, que algum Procurador ilibado tenha vazado o material para o TIB. É evidente que convém comprar a versão do hacker!

    Responda
  14. Wilson de Oliveira

    É um fato incontestável que políticos e empresários amigos do rei se aliaram para saquear o país. Infelizmente há uma minoria que questiona essa atuação conjunta e necessária de servidores federais do MPF, da PF, da PGR e da Receita para defender o erário, os contribuintes e os cidadãos menos favorecidos da corrupção. Todos sabemos que só depois de muitos fracassos, cansados de enxugar gelo e vendo sempre a impunidade prevalecer, esses servidores conseguiram iniciar um processo de depuração.

    Responda
  15. Alexandre Matone

    Poucas coisas são mais patéticas do que assistir a um jornalista militante batendo um longo papo consigo mesmo...

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Oi Alexandre! Viu que eu não sou tão mau assim? Estamos do mesmo lado! Bem, não exatamente... Você é um dos bolsonaristas por interesses específicos, como a mudança da embaixada para Jerusalém, por exemplo, pois é inteligente demais para ser um bolsom*ínion ou olavista. Meu caso é diferente, eu considero os Bolsonaros (impossível separá-lo da prole) um ultraje, um acinte. Mas nem por isso caio no corinho do Lula Livre. Band*ido é band*ido, à direita ou à esquerda.

  16. ISAIAS DA SILVA

    Sr. Edilson Borges, se me permite um conselho, continue procurador. Sua prosa é rasa, suas figuras de linguagem são enfadonhas. Nem sei se sua argumentação faz sentido. Não consegui chegar ao meio do texto. Mais um conselho: contrate um ghost writer. Infelizmente, ao contrário deste conselho, não é gratuito.

    Responda
  17. Luiz Candido Borges

    Aproveito o comentário da Mery Aidar Bassi para observar quanto ao raciocínio bem razoável que parece tê-la orientado: se a equipe da Lava a Jato tivesse trabalhado no estrito rigor das normas jurídicas vigentes, não teríamos a atual suspeição. Bem, há muito me parece evidente que o tal rigor normativo foi criado exatamente para impossibilitar a punição dos poderosos. Tudo em nome da democracia e direitos do cidadão, naturalmente... É (também) por isso que não somos um país do primeiro mundo.

    Responda
  18. Mara C F Silva

    Ele deve ser mais um procurador que adota métodos espúrios, daí a defesa de seus parças.

    Responda
  19. José Cardoso

    Falou tudo. É isso mesmo.

    Responda
  20. Luiz Candido Borges

    Em todo esse imbróglio, a minha única preocupação sempre foi a perspectiva de invalidação dos processos de gente como o Eduardo Cunha, Sérgio Cabral e outros do mesmo nível de periculosidade. Leio o comentário "...MP de SP eles devem ficar no grupo conversando como inocentar PSDB e a Dersa". Pois é, cadê as conversas tratando de outros criminosos além do Lula? Eu tenho a impressão de que o Greenwald & Cia. temem a mesma coisa e se limitaram à santa causa da libertação do Lula.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Em tempo: é impressionante como a man*ada de "juristas" ou "constitucionalistas" que brotou da terra para defender o "rigor da lei, custe o que custar" não se toca que uma prova obtida por meios ilíc*itos não serve de nada em juízo. Conversas de WhatsApp hak*eadas vão para o l*ixo em qualquer tribunal decente. Mas o ídolo desta gente, o Gilmar Mendes, já declarou que "provas ilí*citas eventualmente podem ser apreciadas" e como isto pode beneficiar o Dom Sebastião Lula, então está tudo bem!

    2. Luiz Candido Borges

      Se é isso que eles pensam, estão muitíssimo enganados! Todas as equipes de advogados dos super-criminosos colhidos pela Lava a Jato já têm suas petições, recursos etc. prontos e o dedo na tecla "Print". Uma vez as equipes da L.J. declaradas suspeitas nos casos em que o Lula é réu, todos entrarão com seus pedidos na Justiça e o Gilmar Mendes terá o máximo prazer em acolher todos. Todos livres, leves, soltos e exigindo indenizações. A liberdade do Lula nos custará a última esperança de justiça!

  21. JORGE FILGUEIRAS

    É o mesmo que pedir a uma raposa para opinar sobre a proteção das galinhas. O caso concreto é de um juiz que atuou em união de esforços com a acusação, mediante conselhos, acertos e encaminhamentos combinados em rede social fechada. Como fica o princípio da publicidade do processo judicial? O processo judicial deve ser público e não conduzido em rede fechada pelo juiz e apenas uma das partes.

    Responda
  22. Danilo Dos Santos Teixeira

    Ai vemos o nível MP de SP eles devem ficar no grupo conversando como inocentar PSDB e a Dersa.

    Responda
    1. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

      Fico imaginando o seu.

  23. Danilo Dos Santos Teixeira

    Ai vemos o nível MP de SP eles devem ficar no grupo conversando como inocentar PSDB e a Dersa.

    Responda
  24. Severo Duarte

    A txurma da oposição não se mancou ainda que essas convocações de Moro a toda hora pra dar explicações, apenas estão dando um palanque político ao ministro... 2022 é logo ali...

    Responda
  25. Cláudio José Marabesi

    ..."despachar" ñ é, evidentemente, a mesma coisa q orientar... para se achar "chifre na cabeça de macaco".

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Você é mais um que trata fofocas como se fossem fatos consumados; e os fatos consumados provados em abundância estrelar nos autos do processo do macrocriminoso Jararaca como se fossem conversinha de vizinhas fofoqueiras. Típico de membros da Cosa Nostra!

  26. vinicius vasconcelos

    Bom, como membro do desavergonhado e partidário Ministério Público Paulista é totalmente coerente a sua posição

    Responda
  27. Said Ahmed

    "Fontes preservadas" e sigilo profissional são previstos em lei mas esta turma está se coçando para deturpar mais este dispositivo legal. Criaram um sistema inquisitorio de ocasião e conveniência. O que mais podemos esperar deles? Direita SP....

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Deturpar como exatamente? Dando-lhes consequência?

  28. Alexandre Matone

    Será que as bancas dos caríssimos advogados do "Cappo di Tutti Cappi" também têm braços que atuam nos fóruns de comentaristas dos jornais de grande tiragem?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      E porque deveria ser apenas o mito Bozo e sua prole que os tem?

  29. Sandro Carvalho

    É preciso um linguajar tão empolado como este do autor para tentar negar o inegável, ou seja, que Moro agiu desavergonhadamente de forma parcial e com inequívocas motivações políticas? A verdade é sempre simples, doutor; ela não depende, para se impor como verdade, de contorcionismos linguísticos ou verbais.

    Responda
  30. Ricardo Andrade

    Opinião na contramão da maioria dos jornais internacionais. Num país sério, só a suspeita de imparcialidade já é razão para investigação. A chamada Lava Jato se tornou uma posição política (tendenciosa à extrema-direita), esse procurador mostra-se partidário desta facção.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Verdade, mas toda a facção deve ter o direito de se expressar. Neste caso, o jus esperniandi contra a evidência, tem ainda a utilidade de nos permitir avaliar em que pé as coisas já se encontram.

  31. José Eduardo Campos

    Ótimo FSP apresentar opiniões divergentes de juristas sobre a lava-jato e, no caso, a favor da conduta do magistrado sobre imparcialidade, núcleo principal do texto. Talvez o autor devesse tratar, não do caráter geral da lava-jato, pois é uma estratégia mais pra tumultuar e confundir a população que a apóia, passando só de leve no tema mais latente, o principal condenado. Isto porque, como se tem noticiado, o STF não se manifestou sobre o mérito e quando se debruçar há de analisar ditas provas".

    Responda
    1. Marcelo Diniz

      Equívoco. STF não se manifesta sobre provas. As provas já foram analisadas pelas instâncias competentes. Aliás, eria a razão pela qual as penas estão sendo executadas.

  32. José Eduardo Campos

    Ótimo FSP apresentar opiniões divergentes de juristas sobre a lava-jato e, no caso, a favor da conduta do magistrado sobre imparcialidade, núcleo principal do texto. Talvez o autor devesse tratar, não do caráter geral da lava-jato, pois é uma estratégia mais pra tumultuar e confundir a população que a apóia, passando só de leve no tema mais latente, o principal condenado. Isto porque, como se tem noticiado, o STF não se manifestou sobre o mérito e quando se debruçar há de analisar ditas provas".

    Responda
  33. José Eduardo Campos

    Ótimo FSP apresentar opiniões divergentes de juristas sobre a lava-jato e, no caso, a favor da conduta do magistrado sobre imparcialidade, núcleo principal do texto. Talvez o autor devesse tratar, não do caráter geral da lava-jato, pois é uma estratégia mais pra tumultuar e confundir a população que a apóia, passando só de leve no tema mais latente, o principal condenado. Isto porque, como se tem noticiado, o STF não se manifestou sobre o mérito e quando se debruçar há de analisar ditas provas".

    Responda
  34. José Roberto Franco Reis

    Linguagem rococó, própria de operadores do direito arrogantes que se acham a última flor de laranjeira. Tudo normal, gordos salários, corporativismo deslavado e desqualificação baixa de um jornalista como se este não tivesse responsabilidades e, pasmem, um dia revelaria que estava se divertindo ou obedecendo a interesses politicos escusos. Assim são os procuradores, sacerdotes da lei mas ardorosos defensores da máxima nacional: aos amiguinhos tudo aos inimigos a dura e parcial lei!

    Responda
  35. Leila de oliveira

    Quanto cinismo!

    Responda
  36. SERGIO VICENTIN

    Um crime para encobrir outro. Cheira Shakespeare. Definitivamente membros do judiciário e do MP não são deuses; são professores de Deus.

    Responda
  37. AIMAR MATOS

    Excelente. Parabéns ao autor. Não podemos assistir passivos a essa campanha sórdida contra o Moro e a Laja-jato. O que vimos ontem na câmara foi um espetáculo grotesco proporcionado por criminosos que insultaram um ex-juiz que mandou para a cadeia os comparsas deles.

    Responda
  38. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Procurador, o senhor gostaria de ser julgado por Sérgio Moro?

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Respondendo à Maria Fernanda: Procurador, não é muito mais prazeroso levar uma vida honesta e ir ao cinema ou a um parque, do que ser julgado por nove juízes distintos, e a cada vez ter a pena aumentada? Qual o outro réu neste País em que "a lei é igual para todos" que na terceira instância pode ser julgado por uma maioria de juízes que ele mesmo escolheu e empossou, ou seus asseclas?

  39. jose carlos toledo junior

    Folha de SP, este artigo é implublicável.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      CQD

  40. Alexandre Matone

    Estou chocado e embasbacado, ao me deparar com a face resplandecente da Verdade na própria Folha; até então conhecida por mim como o grande braço midiático em defesa da Orcrim! Bravo, bravo e bravo! As palavras do autor brilham como a face reluzente de Moisés, após descer do Monte Sinai! O Brasil ainda tem esperança. O Bem está vencendo o Mal!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Já eu estou bastante calejado com a desfaçatez dos justiceiros de Banânia. E combina à perfeição com o discurso empolado e vazio desse procurador.

  41. Alberto Melis Bianconi

    Gratificante ver que o desespero tomar conta da casta que tem muito a perder se o seu modus operandi de donos direito se tornar transparente para o público.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Obrigado Sr. Alexandre por me dar um motivo para alterar meu comentário, que saiu mesmo com dois probleminhas de redação: "Gratificante ver que o desespero toma conta dessa casta, que tem muito a perder se o seu modus operandi, arrogando-se dona do direito, ficar claro para o público". Mas o seu é um novo e evidente exemplo do desespero de nossos justiceiros de araque. A propósito, é a primeira vez que vejo alguém ilustrar sua coluna com a própria foto. Um pândega.

    2. Alexandre Matone

      Vejam o pletórico número de "likes" deste post absolutamente ininteligível, disparados pelos entusiastas defensores da "cultura" e do "ensino" (do comunismo!)

    3. Alexandre Matone

      Onde vai que fica? Que esso que vai que faiz? Quantos anos você se chama? Qual a nome da seu edade? Não entendi nada!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.