Ilustrada > Esquerda acha que é dona da verdade e que deve nos calar, diz filósofo conservador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Senhor conservador, como você explica esses governos que contradizem tudo o que o você defende? Ah, não assisti, não sou capaz de opinar!
Não pode ser verdade. O maior filósofo contemporâneo do conservadorismo têm um pensamento tosco como esse? E tb participa do mimimi contra a esquerda? Não posso acreditar. A matéria deve pegar um recorte que não reflete o pensamento da figura. Não pode ser...
Claro que por traz de muitos defensores de ideologia politica sempre existira aqueles que na verdade defende seus interesses, e tão logo chegam ao governo se tornam predadores do herario publico. Cabe informar que excessões a parte dos exploradores de toda ordem, quem defende ideologia esquerda não naturaliza a miseria, a morte seletiva em hospitais o analfabetismo inclusive o funcional e o aphartide social.. não levar o egoismo ao extremo. Ser esquerda é ser humanista numa expressão natural.
Irrelevante. A transformação da normalidade em verdade. Como a ideia que ele tem de beleza. A ideia de que a maioria pensa da mesma maneira e que esta é a verdade vem sendo mostrada como engodo desde Platão. Ordem nele é aquilo que positivistas, tomados como esteios de agremiações conservadoras às quais ele deve pertencer, definiram uma vez e que se referia a manter o estado de coisas. É o medo que o britânico tem de que africanos refugiados atravessem o canal que dá origem a essas besteiras.
A esquerda caricata é tão autoritária quanto a direita caricata. Como operam por simplismos, infelizmente formam maiorias dentro de cada vertente. E essas maiorias execram quem não é "suficientemente radical". Quanto a Scruton e seu papel de Pôncio Pilatos ao lavar as mãos sobre tantos seres absurdos e obtusos como Bolsonaro e Duterte, que bundice. Basta ler o mÃnimo de jornal para conseguir dar opinião sensata a respeito deles. O que teme? Desagradar discÃpulos? Vender menos livros?
Uma observação sobre o emprego dos conceitos: "ordem" e "conflito" não são termos antinômicos. Pensando em termos de um regime democrático poliárquico sempre vai haver conflito de interesses - embasados ou não por ideologias - dentro de uma moldura institucional. A "ordem" hoje no Brasil seria constituição que preserve esse espaço livre de interferência por soberano déspota. Que "ordem" então o autor defende? Ordem é um termo polissêmico e isso tudo isso aà em cima é sofistica...
.... como diria Nelson "só as neuróticas".
A) Não foi um comentário de esquerda; B) Todo bom filosofo sabe que um intelectual pensa por meio de conceitos a realidade circundante (sic o artigo mais acima); C) Senso comum não usa os conceitos de maneira reflexiva já que um saber que "todos possuem", ou seja, entramos no campo da obviedade; D) O filosofo cria um discurso por meio de conceitos que buscam um reflexibilidade que vai além desse mesmo senso comum; E) Ao fazer isso ele busca o conhecimento e não mera opinião vulgar.
Concordo com ele: suas opiniões são irrelevantes.
Roger Scruton, como seu pupilo Olavo de Carvalho, não são 'filósofos' no sentido etimológico da palavra. Para ser filósofo é preciso criar um sistema filosófico, o que não é o caso de nenhum dos dois 'intelectuais do sadio senso comum'. A 'anormalidade' das pessoas se encontra em doenças pré-existentes ou motivada pelo abuso de álcool e drogas. Pense nisso Mr. Roger e procure ajuda se necessário.
Se o pensador em questão conhecesse a direita que venceu as nossas eleições (se estiver sendo honesto) diria sobre ela o mesmo quanto aos exageros e caricaturas. A frase que abre a matéria é totalmente discutÃvel. Que esquerda é essa? Os conservadores no Brasil "conservam" o quê? Mesmo discordando desejaria muito que nossos conservadores fossem como Scruton.
Olha as fotos do sujeito! É ele o normal? rs
Lamentável a afirmação, tÃpica da intolerância. Para o filósofo, só é normal quem concorda com ele. Pessoas normais tendem ao individualismo ou ao coletivismo, a tendência varia de pessoa para pessoa de acordo com as experiências pessoais.
É um momento de epifania quando um intelectual do calibre de Roger Scruton desvela a verdadeira natureza da esquerda. Live long to Mr. Scruton!!!
André: Todo o esquerdista é igual? Os direitistas não são iguais. Existem os da extrema direita e os da centro-direita... Mesmo assim, nem todos os centro-direitistas são iguais, não é mesmo? No vÃdeo que vi, Scruton critica os totalitarismos, de esquerda e de direita. Ou para você os nazistas são de esquerda (assim como os fascistas italianos, os falangistas espanhóis ou os salazaristas portugueses)?
Inclusive, caro Garcia, Scruton é citado na minha tese de doutorado. O filósofo inglês tem razão - a esquerda sempre acha que pode dizer aos outros o que fazer, aonde ir, o que sentir, o que pensar. Você acaba de confirmar isto, militante.
Inclusive, caro Garcia, Scruton é citado na minha tese de doutorado. O filósofo inglês tem razão - a esquerda sempre acha que pode dizer aos outros o que fazer, aonde ir, o que sentir, o que pensar. Você acaba de confirmar isto, militante. E isto, convenhamos, é tipico de pessoas anormais (Thanks, Scruton!).
Pedro Garcia, eu tenho doutorado em Ciência PolÃtica - e tu, militante, que formação ou credencial acadêmica possui?
Engraçado que é a primeira vez que vc ouviu falar desse sujeito! Ah bolsominion!
Um peixão ensaboado o filósofo.
Sim, pessoas "normais" não são realmente de esquerda. Sabe por quê? Porque exige um certo nÃvel de reflexibilidade crÃtica que o vulgo encharcado na "doxa" não o tem. O que vale é o argumento mais rasteiro, onde aqui em terras tropicais, a "banalidade do mal" foi institucionalizada de vez. Vc não sabe Scruton, não tem ideia, hoje aqui no concreto, é normatização inquisitorial do comportamento alheio a nova onda do futuro. É com esse maoismo as avessas que vc anda flertando de maneira disfarçada.
Olha aÃ, o exemplo acabado do 'monopólio da verdade'. O nÃvel de reflexibilidade crÃtica que de concreto só reflete a propria vaidade, já que o 'vulgo' carece de horizontes intelectuais mais vastos que só a reflexão (um dom da esquerda) traz. Meudeus daime paciência. .../Claudia Ferolla.
Scruton tem razão, a esquerda se acha dona da verdade, mas isto é totalmente falso, pois a verdade é Scruton.
Concordo com o filósofo nisso: As pessoas normais não são de esquerda no Ocidente. A maioria que votou na esquerda achou que suas vidas iriam melhorar. E de fato, para uma minoria melhorou uma micharia. O restante, foi ludibriado mas continuou votando porque acreditaram que iria melhorar. Depois abriram os olhos e a esquerda, era mesmo sinistra, no pior sentido da coisa. E aÃ, deu no que deu!
E pessoas anormais são de direita.
Eis um direitista que se acha dono da verdade!
Fale a verdade: já o leu?
Pessoas normais não são de esquerda e nem de direita. O fanatismo, leva o PaÃs para a Ditadura. Seja ela de esquerda(castro, Stálin, Maduro), seja ela de Direita( Hitler, Pinochet, Stroessner, Salazar, Mussolini). A melhor alternativa é não ser fanático por nenhuma corrente. Tanto a Esquerda, quanto a Direita tem seu lado positivo. E o Fanatismo encobre o lado negativo que tem. Pessoas Normais não são fanática, exceto por futebol e mesmo assim apenas para o Santos.
Tão óbvio. Com essa visão obtusa e generalizante ele apenas evidencia o próprio fanatismo. Ou seja, um "anormal" de direita, que não enxerga o próprio rabo, se acha o dono da verdade, e acusa os outros do que ele mesmo é.
Gosto do Scruton quando ele fala de arte, mas um sujeito que se recusa a reprovar até o Sr. Rodrigo Duterte pode falar o que contra quem quer que seja?
Concordo com você. Quando aborda questões estéticas, ele é primoroso. Mas sua timidez e evasão para se posicionar contrário aos horrores de governos é muito ruim, talvez até um pouco irresponsável, devido sua relevante voz no campo conservador e mais à direita.
Com a palavra dois últimos bastiões da normalidade. Adolf Hitler e Mussolini. E seus direitistas apoiadores, IBM, VW, entre outros.
Com a palavra dois últimos bastiões da normalidade. Adolf Hitler e Mussolini.
"A esquerda se acha dona da verdade', veja : "Empresa privada, capital e lucro são responsáveis pelo sofrimento da humanidade". "O estado é a mola propulsora do desenvolvimento", "Empresas estatais devem ser o modelo para a salvação do paÃs" "Cuba é um modelo de democracia", " Cuba e Fidel são respectivamente o paraÃso na terra e o seu arquiteto", " Em Cuba impera a justiça social e a liberdade" , "O lulopetismo salvou os pobres no Brasil", " Lula é inocente " , e por aà vai.
Essas generalizações estão fora de contexto, precisamos compreender a fundo as ideias do filósofo. Em outra entrevista ele diz: “Se você se esquece das instituições ou tenta reduzir a importância delas, há o risco de cair no extremismo. Isso vale para governos de direita e de esquerda”, afirmou. “A polÃtica se faz no debate entre as pessoas.”Ressalta tb a relevância “da compaixão dos outros por nós, assim como a aceitação”. No Brasil temos algo diferente: uma extrema direita miliciana!
Logo no inÃcio do artigo se contrapõe o conceito de conservador e liberal. Eu acho que essa associação da esquerda à palavra liberal, vigente nos EUA, é mais natural que o uso que fazemos dela por aqui, como alguém que defende o livre-mercado em oposição a uma esquerda supostamente estatizante. O que vimos recentemente no Brasil, Venezuela e Argentina não foi uma tentativa de socializar os meios de produção, e sim governos gastando com muita "liberalidade" os recursos públicos.
Olavo de Carvalho, claro, um sujeito normal.
A esquerda fica chocada com tudo que vai contra seu cérebro amestrado. Liberdade, para a esquerda, é ser fiel ao regime: Castro, Lenin, Maduro, Evo, Foro de São Paulo etc.
Normal são os reacionários da direita manicomial. Vejam os belos exemplos: Bozo, Chanceler Araujo, Damares, Olavo de Carvalho e Abrahan W. Ministro da educacao. Então ta bom.
O nome dele é muito sugestivo: escrutão.
Insulto destrambelhado pleno de ignorância e desinformação. Logo, Olavo de Carvalho, outro "filósofo" fanático direitista, que não apenas faz isso, mas orienta seus pupilos ressentidos a agirem desta forma, ė um esquerdista.
E Heloisa, conhece uma lÃngua, além da novilÃngua da esquerda?
Acabou de dar razão ao filósofo: o argumento da esquerda é apenas um insulto destrambelhado, pleno de ignorância e desinformação.
O nome significa, no idioma pátrio dele, 'escrutÃnio'. O seu comentário não é um argumento, mas uma tentativa de ofensa.
Com um nome desses, não podia ser boa coisa. Sem chance.
A própria fala dele enseja um ar de verdade absoluta!! O cara se diz "filósofo", e não sabe conviver com a ideia contrária a dele. Me parece que ele é o anormal!
p/MP Ele não "se diz" "filósofo"... Ele É filósofo. E de onde saiu a conclusão de que o filósofo Roger não sabe "conviver com a ideia contrária a dele" ?
Ele vai ter que processar muito para entender a polÃtica daqui... Mas intuo dizer que na régua do pensamento conservador, "o que tem pra medir?"
uma pessoa que baseia toda a sua filosofia no conceito mais frágil tecnicamente que existe, o de indivÃduo como algo essencial, não merece respeito intelectual. Ah, e o maior intelectual vivo, Noam Chomsky, é de esquerda.
O cara diz isso e se diz filósofo?
Esse é uma versão gringa do Olavo de Carvalho. Filósofo de verdade enfrenta o contraditório no debate e na argumentação e não estigmatizando o adversário.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio, porque este não existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte. Depois morreremos de medo e sobre nossos túmulo nascerão flores amarelas e medrosas. Carlos Drummond de Andrade
Filosofia de Chicó: "não sei, só sei que foi assim".
"eu sou um intelectual" kkkkkk... Minha nossa! Um intelectual que se diz intelectual e ainda por cima generaliza! Pessoas normais não são de esquerda? E de onde vc tirou isso? Quem estabeleceu o "normal" meu caro? Se não pensa igual a vc não é normal? E a esquerda não respeita? Putz! Que nó cego!
Autoritarismo é o que melhor define o pensamento de esquerda. Intolerância, vitimismo, inveja gananciosa e muita, muita corrupção complementam o perfil.
Deveriam os esquerdistas adotar em suas vidas privadas e no modelo que produção aquilo que defendem ideologicamente. Tudo o que dizem defender não passa de uma forma inviezada de processos mentais que os afastam da possibilidade do entendimento lúcido, em uma cognição superior. A meu ver o esquerdismo deveria ser classificado pelo CID.
""As pessoas normais não são de esquerda no Ocidente. São contra perseguições. É aà que entra a figura de um Donald Trump. Ele fala que é contra isso, aà as pessoas votam nele." Sobre o mérito desses governos, o laconismo de Scruton é notório. Questionado se as ações de Trump, Bolsonaro, do húngaro Viktor Orbán e do filipino Rodrigo Duterte (...) não se chocam com reais valores conservadores, ele corta: "Não sou a favor de ninguém"". Eis um cá.na.lha!
Com certeza é uma opinião irrelevante.
Clodovil ressuscitou ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Esquerda acha que é dona da verdade e que deve nos calar, diz filósofo conservador Voltar
Comente este texto