-
Alessandro Santos
O teor das mensagens apenas corrobora o que já se sabia pela postura do juiz, pelo teor de suas decisões, até por seu perfil midiático-vaidoso. Juízes são figuras discretas, justamente para não pôr em dúvida sua imparcialidade. Ademais, o teor dessas dessas conversas não é do tipo que se esquece se as teve ou não. Se fossem falsas, o juiz e os procuradores já o teria afirmado e exigido a prova técnica. O cinismo do Moro em suas manifestações justifica a desnecessidade de prova técnica.
-
Alessandro Santos
... salários baixos, privilégios mesquinhos, tudo isso justifica conviver com miséria, violência, discriminação, hipocrisia, consumo de sub-cultura, imprensa comprada, em suma, mediocridade.
-
Alessandro Santos
... quem sabe com esse maluco no poder, tornando o país terra arrasada em todos os termos, economia, educação, meio ambiente, lacidade, costumes no século XXI, capitalismo selvagem, direitos sociais, quando tudo isso estiver sob cinzas e a classe média puder experimentar o que é ser lascado no Brasil, talvez compreender que o nosso principal problema tem raiz no egoísmo estúpido que serve de argumento pra sacralizar a pobreza como valor a ser mantido, nossas empregadas, porteiros, salários baix
-
Alessandro Santos
... em outra atrocidade, que vai arrasar a economia e empobrecer ainda mais as pessoas, que é essa tal reforma da previdência, encomendada por bancos e uma patifaria empresarial, sob a batuta de outro doido saído das sombras, que é o especulador Paulo Guedes. O fundo do poço na vida das pessoas tem ação depuradora e transformadora. É a única coisa que parece ser positivo nesse dramalhão. Se a classe média desse país nunca sofreu NADA com todos os desmandos políticos que historicamente acontecera
-
Alessandro Santos
... arruinou instituições e agora está arruinando o próprio estado de direito, no lombo de um juiz maluco, cujo viés político lhe arvorou o direito de perseguir um partido e de proteger outros. De interferir em eleições, interferir na economia, destruir empresas, empregos, ajudar a colocar um doido com sua família no poder e ainda querer posar de baluarte da moralidade. Enquanto isso, e a loucura não pode parar, os jornais que agoram imolam esse juizito, também ajudam a colocar fumaça em outra a
-
Alessandro Santos
Ora cínico, ora ingênuo , ora mau caráter. É como vejo os comentaristas desse jornal que pegam a bandeira antipetista como sinônimo de bom mocismo político. Nunca houve isso no Brasil. O PT vem sendo desconstruído desde que conseguiu ser eleito para o Planalto. A incompetência do PSDB de ganhar eleições foi o mote pra elite sudestina partir pro tudo ou nada. Arruinou o empresariado, arruinou ganhos sociais históricos, arruinou a já ruim estrutura política, arruinou as instituições está...
-
Alessandro Santos
Ora cínico, ora ingênuo , ora mau caráter. É como vejo os comentaristas desse jornal que pegam a bandeira antipetista como sinônimo de bom mocismo político. Nunca houve isso no Brasil. O PT vem sendo desconstruído desde que conseguiu ser eleito para o Planalto. A incompetência do PSDB de ganhar eleições foi o mote pra elite sudestina partir pro tudo ou nada. Arruinou o empresariado, arruinou ganhos sociais históricos, arruinou a já ruim estrutura política, arruinou as instituições está...
-
Jean Genet
Prezado Arnaldo. Se concordarmos que, para combater um "mal maior", pode-se rasgar as leis, não há possibilidade de existência do Estado Democrático de Direito. Estaremos em um Estado Autoritário! Além disso, ainda nessa perspectiva de combater um "mal maior", os corruptos poderiam justificar que roubaram para combater a miséria (causa tão nobre como combater a corrupção). O que está em jogo não é o combate à corrupção e a punição de corruptos. O que está em jogo é a própria DEMOCRACIA!
-
Arnaldo Vianna de Azevedo Marques
Folha exerce eficaz jornalismo útil. E a bandidagem política, bem como aqueles que perderam boquinhas e querem voltar ao pudê, se utilizam disso espertamente em suas guerrilhas eletrônicas. As armas agora são a alta tecnologia da informação. O STF deve estar atento para não cair numa armadilha que pretende agredir as instituições. E o cidadão que não seja ingênuo. É sabido desde a IIa. Grande Guerra que a informação também é arma.
-
-
neli faria
As cincas foram: do MP ter denunciado e do então Juiz Federal ter condenado os crim inosos vis, abjetos denominados corr uptos. Sr.sociólogo saia às ruas e veja o que as rapinagens dos Piratas fizeram contra o Brasil. Saia às ruas e veja o que os piratas do erário, desprezando princípios constitucionais, praticaram contra o Brasil. Gerações de brasileiros na eterna ign orân cia!Estádios de futebol invés de saneamento básico. Falta de transportes ferroviários! Sem saúde, sem segurança pública.
-
neli faria
Luiz para mim sim: em 1964 iria fazer 11 anos, e depois tinha 51 anos.Tudo de ruim que ocorre no Brasil também é culpa da Ditadura Militar. Em 1973 para beneficiar Um baixou a lei 5941 e ali o cri me começou a compensar.E a Constituição de 88 e constitucionalizou o aforismo.A lei 5692/71 acabou com a educação. E os oportunistas (sem exceção) perceberam que povo educado não votaria para eles, deram um "nem te ligo" para educação. Por isso hoje têm fanáticos pelo lula e bolsonaro.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
E, que grande diferença faz serem 40 ou 55 anos?
-
Cristina Dias
Obviamente, me referi ao fim da Ditadura, e não ao seu começo.
-
neli faria
Iara 1964 até 2019 são 55 anos e não 40.Em 64 tinha apenas 11 anos e me lembro do dia 1º de abril ao ouvir no rádio a queda de Jango e perguntar ara minha defunta mãe, então viva, com apenas 44 anos se era primeiro de abril a queda do João Goulart.E ela - "eis(eles) não brinca com essas coisas"!O que disse, e repiso-me, que o subdesenvolvimento pode-se ver hoje, saindo às ruas. E a igno rância se nota hoje pelo fanatismo por:bolsonaro e lula.Os Juízes que admirei, já morreram um deles:Teori!
-
Cristina Dias
Neli, como algo com menos de 40 anos de idade pode ser chamado de passado remoto? Um País que não estuda sua História está fadado a cometer eternamente os mesmos erros. Não é sem motivos que o ex-Juiz super-herói alega ridiculamente não se lembrar de nada que fez e ainda assim seus fãs não verem nada de errado nisso.
-
Cristina Dias
Neli, para ser perseguido por um juiz parcial e metido a justiceiro, não é necessário ter cometido qualquer crime, basta que ele tenha convicção de que você tenha cometido. É a perversão do Processo Penal: primeiro acha-se o culpado, depois define-se o crime, e só então buscam-se os indícios. É o inverso do que deveria ser.
-
neli faria
Nestor: não miro o passado remoto, mas o agora.A ditadura passou e infelizmente teve a anistia que apagou os crimes da oposição e da situação.Os problemas do Brasil são os atuais:saia às ruas e veja a realidade.E lugar de Piratas que rapinaram o erário é na cadeia.Todos eles, sem nenhuma exceção.Inadmissível esses péssimos brasileiros colocarem interesses pessoais acima do Bem Comum.Até agora:nada há nada nos Diálogos a macular os processos penais. Chega de Piratas que fazem butim no erário.
-
neli faria
Wilson: jamais cometerei esse tipo de crime(co rrup ção!) Crime abjeto, vil, asqueroso!O cor rup to é o pior criminoso!Muito pior do que qualquer desrespeitador de todos os Tipos do Código Penal. O homicida e ou o latrocida tira uma vida: já o co rr upto tira, por ano, milhares de vidas .Não é vingança, sra Fátima! O Brasil é esse eterno subdesenvolvimento graças a essa gente,abjeta que pensa em si e não no Interesse Público.Não miro um condenado, mas, todos,inclusive os não julgados ainda.
-
WILSON PIZATO
E se ocorrer de um juiz qualquer agir desta forma em um processo contra você? Continuará pensando igual? Raciocine.
-
Fatima Marinho
Desculpe Neli, não deu para entender seus argumentos. Vc acha que vingança é o mesmo que justiça? Vc é contra o devido processo legal e respeito as regras? Porque é isso que está em discussão. Se não existe respeito as regras, vamos passar a justificar a milícia, assassinatos e o vale tudo desde que alguém que considero culpado seja perseguido. Pergunto, se fosse alguém da sua família perseguido injustamente por um promotor ou juiz? A atitude do Moro e sua equipe de procuradores causa medo.
-
Nestor Bercovich
típica argumentação para justificar qualquer ilicitude. Em nome da luta contra "o mal" (incluindo aí todos os problemas que o Brasil acumula desde sua origem): golpe militar, tor/tura, esquadrões da mor/te e por aí vai...
-
-
antonio lopes
Não vai demorar muito aparecer trocas de mensagens desse grupo planejando a queda do Avião que matou o ministro do STF Teori Zavascki, ai o Moro vai falar que não tem nada de mais.
-
JOEL DOMINGOS DA SILVA
Perdão: do nobre sociólogo.
-
JOEL DOMINGOS DA SILVA
O colunista pergunta: há algum vestígio que indique a adulteração dos diálogos? Ora, raciocínio infantil do nobre geógrafo. Informações obtidas por meio ilícito não gozam de presunção de veracidade. Pelo contrário, milita contra elas a presunção de falsidade. Quem publica tais diálogos é que deve provar que são autênticos. Como diz o rebatido chavão: simples assim.
-
Francisco Nascimento
Todos os diálogos publicados até aqui nada comprovam em desabono do ministro. São papos triviais jurídico, com fraca substância para ensejar processos investigativos. O puro revanchismo é o principal ingrediente de parlamentares, empresarios e militantes que temem ou já foram atingidos pela lava jato. De resto se vê imprensa brigando por furos, é o seu papel.
-
Fatima Marinho
Pergunto se vc gostaria de ser julgado dessa forma. Supondo que vc foi envolvido em um processo Kafkiano, vc gostaria que o juiz e os promotores do seu caso trabalhassem com tabelinha para te empurrar para a prisão ou humilhação? Acredito que todos são inocentes até provado o contrário . Nesse caso foi feito um conluio para prender pessoa sem o devido processo legal. Isso não é justiça, ou vamos passar a justificar a milícia e assassinatos, porque, enfim, estão eliminando bandidos.
-
-
Cleber Silva Santos
A questão é que pra que Lula ou outro réu da lava jato, seja condenado tem que se respeitar o devido processo legal. E fica cada vez mais evidente, não se seguiu o que determina a lei. Se o judiciário não cumpre a lei, no seu exercício, quando vc cair nas mãos do judiciário, seja em qual for a situação - inocente ou culpado - vai apenas da arbitrariedade do magistrado.
-
Luis manuel Pereira
Senhores juízes, procuradores etc..... Tenham a humildade e a nobreza de reconhecer que " Os fins não podem e não devem justificar os meios". Não percam a oportunidade de manter um pouco do reconhecimento pelos acertos e tenham a dignidade de aceitar que erraram, simples assim....
-
JOSE ADRIANO COSTA
Parabéns pela análise, texto muito bom e que traz os argumentos elementares que inexistem nas falas do "Batman Moro" e de seus vários garotos prodígios.
-
Cristina Dias
Está mais para Ratman.
-
-
JOS DE SOUSA SANTOS
Tenho lido sobre o rigor da lei a que estão sujeitos o então juiz Moro e procuradores. A grande maioria da mídia condena as autoridades em começo de conversa, e nenhuma linha em desfavor da enorme qua/drilha que quase aniquilou (e continua funcionando) o Brasil. A malemolência da população me impressiona. Como se não entendesse a gravidade da situação, quando, a olhos vistos, tenta-se destruir a Lava Jato.
-
CLAUDIA ROVERI
Porque não se pode destruir as instituições e passar por cima da lei por nenhum pretexto. É a coisa se torna ainda mais seria porque quem desobedece a lei foi quem primeiro tinha o dever de cumpri -la.
-
CLAUDIA ROVERI
Porque não se pode destruir as instituições e passar por cima da lei por nenhum pretexto. É a coisa se torna ainda mais seria porque quem desobedece a lei foi quem primeiro tinha o dever de cumpri -la.
-
-
Jose Roberto X de Oliveira
Uma ressalva. O texto não creio ter sido esta a intenção, leva a crer que o autoritarismo é apenas para regimes de esquerda(comunista). Lembremos: o Nazismo, a Ditadura brasileira, o Chile, Erdogan e outros foram ou são (Erdogan)de direita. Autoritarismo não é necessariamente de esquerda ou de direita.
-
ALMIR MESSIAS PINA
Perfeita a análise. Sob condições normais de temperatura e pressão (CNTP) todos concordamos que no Estado de Direito e no modelo de processo penal que adotamos Juiz e Promotor não atuam de forma coordenada. O restou é enganação para tolos.
-
Joaquim Branco
Parabéns pelo texto. Agente da lei vir defender o arrepio da lei, mesmo achando o motivo justo, não condiz com o estado democrático de direito. Lembrando que esse tipo de pensamento já matou muita gente na inquisição e em regimes totalitários. Ontem fiquei envergonhado ao ouvir dois comentaristas da rádio com 3 letras enganando os ouvintes com esses argumentos fajutos.
-
Erica Luciana de Souza Silva
Mais uma raça des-graçada q apareceu para assaltar o país: juiz político. Aqui no Rio tem outro.
-
Daniel Alves
Infelizmente, todos esses vazamentos mostram que o MP continua sendo efeiciente somente na defesa de seus interesses corporativos... de resto, os procuradores não conseguem tomar conta nem de seus próprios celulares... lamentável que uma instituição tão cara como é o MP seja tão incompetente.
-
jose carlos toledo junior
Pelo seu raciocínio o MP pode violar o estado de direito a torto e direito usando o celular desde que que persiga seus desafetos e saibam cuidar do sigilo dos celulares.
-
-
PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS
Demétrio tem razão: a) não se pode cometer o crime, seja ele de corrupção ou não, cometendo crime; b) o juiz, advogado, procurador que desrespeita nossa constituição está contra a própria justiça que deferia defender; d) só líderes e regimes autoritários, sejam eles da direita ou da dita esquerda agem assim; e) não existe autoritarismo do bem, nem ditador do bem...
-
Wilson Souza
Arnaldo Feitoza, quem deveria explicar algo que não existe é quem o imagina. Aguardo sua explicação para "juiz instrutor de força tarefa". Taokey?
-
Cristina Dias
Pois é, bolsominions são especialistas em criar fatos e conceitos que não existem e comportar-se como eles de fato existissem.
-
-
Wilson Souza
Doutor Demétrio, mandou bem!
-
arnaldo feitoza
O colunista poderia explicar o papel de um juiz instrutor de uma força tarefa? Ou que tipo de jornalismo não checa fontes, veracidade e ouve a outra parte antes de publicar?
-
Adonay Evans
Se me permitir, Arnaldo, posso tentar responder por ele. Sob o título - Instituição Ultrapassada, O juiz de instrução é ineficaz e pouco democrático - Hervé Lehman, advogado em Paris e ex-juiz de instrução, em artigo no Le Monde, traduzido pelo Conjur, explica que é essa uma prática medieval, extinta pelas nações civilizadas. Procure no Google. Leva à destruição do caráter e da reputação de inocentes, e os mantém por meses e anos presos sem culpa formada. Mas jamais é o mesmo que julga.
-
Adonay Evans
Apenas para complementar, Arnaldo, o ex-juiz Gherardo Colombo, integrante da Operação Mãos Limpas na Itália, diz que toda a comunicação entre juiz e MP deve ocorrer por petição. Que desvios de conduta levaram juízes e procuradores à prisão, com nulidade do processo. A figura do juiz de instrução, caso de Giovanni Falcone, foi abolida. Também abolida na França e na Alemanha.
-
ANA LUIZA GOULART PERES
Não existe juiz instrutor no direito brasileiro. Força tarefa é do Ministério Público, logo , juiz não deveria fazer parte dela. O erro do Moro foi exatamente esse: portar-se como um juiz de instrução e como membro da força tarefa.
-
ANA LUIZA GOULART PERES
Não existe juiz instrutor no direito brasileiro. Força tarefa é do Ministério Público, logo , juiz não deveria fazer parte dela. O erro do Moro foi exatamente esse: portar-se como um juiz de instrução e como membro da força tarefa.
-
-
Adonay Evans
Há um horror ainda maior que um juiz parcial. É um juiz parcial apoiado por seus pares, como se viu e vê. Ao banalizarem a exclusão de ilicitude, a quem cabe julgar ilicitude, reproduzem Coração nas Trevas de Conrad, onde a Civilização não passa de um verniz de camada fina e frágil. A Banalização do Mal segundo Hanah Arendt que permeou o Estado Nazista está presente na visão do procurador Edmilson Bonfim. As leis, ora as leis.
-
Fatima Marinho
Noronha, a justiça é um mito. Irado para manter a sociedade coesa. Se não acreditamos. Esse mito da justiça será um salve-se quem puder. Por que eu devo seguir a lei se juízes e procuradores não o fazem? Vc repete o mesmo argumento de todo ditador, se não estás comigo estás contra mim. Eu acredito em outro tipo de sociedade e no mito da justiça, até agora. Seu argumento é o da vingança.
-
Adonay Evans
Verdade Noronha. Riu. Riu e babou.
-
Carlos R N
Vc está defendendo os anos dourados de cor rup ção do PT como estado democrático? Vc acredita em imprensa isenta? "O vento que venta aqui É o mesmo que venta lá E volta pro Mandingueiro a mandinga de quem mandigar Quaquaraquaquá, quem riu, Quaquaraquaquá, fui eu"
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.