-
Antenor Silva Neto
Certos comentários aqui fazem vir saudades do DOI CODI
-
Marcelo Pimentel Jorge De souza
Entendo que o major foi vítima de guerrilheiros urbanos e isso é condenável sob qualquer ponto de vista. Entendo, por outro lado, que a "homenagem póstuma" é completamente inoportuna. Por que agora? É ato político da instituição, cuja responsabilidade em casos de tortura, desaparecimentos e assassinatos de adversários políticos foi tão bem apresentada pelo próprio autor, em seus 5 vol sobre a ditadura. É, antes de tudo, um ato de alinhamento de discurso com o atual presidente, q venera tortura.
-
ELISMAR MEIRA PEREIRA
Correção Sr. Elio ,pois.
-
ELISMAR MEIRA PEREIRA
Correção Sr. Élio. ,pois.
-
Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva
Achei o texto bem confuso. O major era alemão e lutou na 2a guerra mundial. O Dr. Gaspari não apresentou nenhuma prova de que o major lutou contra as forças de Hitler... portanto... não entendi a conclusão do jornalista de que o major não era nazista. O que é isso companheiro?
-
Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva
@ João Pinto: e a prova de que o major lutou contra sua vontade em favor dos exércitos de Hitler está onde mesmo? Interessante como tem gente que prefere levantar improváveis teorias conspiratórias ao invés de admitir o óbvio: quem lutou nos exércitos de Hitler era no mínimo, imoral o suficiente para se calar frente às barbáries do nazismo. Homenagear algo tão malcheiroso então... que escorregada do Dr. Helio.
-
joao pinto
O problema, Maria Aparecida, é que vc nada sabe sobre história! Nem todos os alistado à Wermacht, exército alemão, compartilhavam idéias nazistas. E não lutar significava penas bem graves. Aliás, nem aqueles que combateram Hitler eram democratas, como foi o caso da Russia comunista
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Você não interpretou corretamente o texto.
-
-
Marina Gutierrez
Alguma explicação porque o alemão e o boliviano ( que participou da execução do Che Guevara sem julgamento ) estavam fazendo nessa escola militar em 1968 quando a repressão contra cidadãos brasileiros estava no auge?
-
ELISMAR MEIRA PEREIRA
As afirmações do sr. Hélio realmente possui peso. Neste momento vivemos um chuva de revisionismo histórica. Afirma-se algo aqui. Afirma-se algo ali. Acredito que historiadores precisam ocupar as redes sociais e canais dos youtubers pois são profissionais que faltam nestes espaços.
-
alexandre almeida
Sei... fazia parte do exército nazista mas não era nazista... Talvez fosse judeu, ou mesmo um comunista, quiçá fosse negro. Tenha santa paciência.
-
alexandre almeida
Sei... fazia parte do exército nazista mas não era nazista... Talvez fosse judeu, ou mesmo um comunista, quiçá fosse negro. Tenha santa paciência.
-
Joao Pinheiro
Desculpe, mas suas afirmações não servem para justificar qualquer homenagem,nome de sala ou de rua, se assim o quiserem. Cadê a homenagem ao embaixador americano feito refém pela luta armada da Dilma, então? Desculpe, mas não conseguiu me convencer.
-
Alexandre Schwarz
Alemão que foge pra Argentina logo após o fim da guerra? Nivel altíssimo de probabilidade de ter sido nazista. Realmente, não se tem provas, mas não dá pra fazer um whitewash automático assim.
-
Renato Lima
Quem combateu nas fileiras nazistas era o que? Tivemos um papa nazista e esse Sr. tb o era. Todo Alemão que apoiou ou ajudou Hitler era nazista... não dá possível passar pano nisso...
-
JAQUES BRAND
Aber das ist viel zu viel, Renatinhas!
-
-
Gildasio Fernandes Dantas
Não há provas que ele fosse nazista, entretanto não há provas que ele não fosse nazista. Sendo a maioria da população alemã daquela época era nazista incluido muitos da igreja.
-
Regina Mello
Mas daí merecer homenagem do exército é exagero né?
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
Caro Fabio Barcellos . Ouvi falar que Lutero, Goethe , Beethoven, Max Weber e Mihael Schumacher eram nazistas . Um eleitor do bolsomito me garantiu isto !
-
Carlos R N
Eram companheiros de dilma?
-
CLOVIS RAMALHO MACIEL
Ratzinger corajosamente renunciou ao trono de Pedro ao ver a podridão dos cardeais,interessados em conchavos e dinheiro. Vide Giorgio Agamben, "A banalidade do mal". Ratzinger viu a Ecclesia Fusca habitando o Vaticano...
-
fabio lauff barcellos
Pois o ex papa parece que morreu também. A igreja católica o enterrou vivo, incrível o isolamento dele. Se vestiu aquela farda com a suástica boa coisa não planejavam e executavam. Só isso basta para mim.
-
Rodolfo Salvador
Gaspari, enquanto um historiador reconheço o valor dos seus estudos sobre o período militar (ditadura), sei que o senhor reconhece o valor da metodologia histórica para a verificação de uma informação, logo a mera dedução de que o militar em questão não era nazista exposta no texto (mesmo tendo servido e lutado)não é suficiente. Acredito que o conceito de "banalidade do mal" e o debate sobre a real participação do povo alemão (civil e militar) no nazismo são pertinentes nessa questão.
-
Fabiano A
Aleluia! Até que enfim apareceu um leitor que, pelo menos a partir de seu comentário, parece ser uma pessoa sensata e que pensa com um mínimo de seriedade e honestidade. Na maioria dos comentários (em sua quase totalidade), leio somente reações raivosas de leitores cegados por essa mesma raiva e cegos diante da mediocridade política à esquerda e à direita instalada no Brasil.
-
Fabiano A
Aleluia! Até que enfim apareceu um leitor que, pelo menos a partir de seu comentário, parece ser uma pessoa sensata e que pensa com um mínimo de seriedade e honestidade. Na maioria dos comentários (em sua quase totalidade), leio somente reações raivosas de leitores cegados por essa mesma raiva e cegos diante da mediocridade política à esquerda e à direita instalada no Brasil.
-
-
Vinicius De Lima Dantas
E o fundamento para dizer que não era nazista é... a convicção.
-
Eduardo de Moura Parin
O revisionismo é de uma desonestidade absurda. Tempos absurdos!
-
Luiz Alberto Brettas
Lamentável raciocínio... Agora, por ter sido morto por engano (que se junto aos milhares de mortos brasileiros, particularmente, nas periferias das grandes cidades), merece ser homenageado... Valha-me, Deus...!
-
Orlando Augusto Pinto
Se não era nazista, eles vão retirar a homenagem.
-
David Emanuel de Souza Coelho
Lutou pelo exército nazista, tinha familiares na SS, fugiu para não ser julgado em crimes de guerra e veio ao Brasil ensinar tortura aos milicos, mas não era nazista, imagine só. Terrorista era quem lutava contra o terror do estado. Vergonha do Gaspari de muitos chapéus.
-
Said Ahmed
Nem todo soldado alemão era nazista e nem todo nazista era soldado alemão. É uma diferenciação que merece destaque. Assim como nem todos os militares brasileiros eram a favor da ditadura, e nem todos que eram a favor da ditadura eram militares. Dos países do cone sul, apenas no Brasil a questão foi mal resolvida. Isto porque a lei da anistía foi uma iniciativa dos militares. Foi uma chantagem (um "cala boca") contra a futura democracia que nasceria em 1985, com problemas de autismo.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Exatamente.
-
-
Igor Paiva
Uma vez nazista, sempre nazista. Um regime declaradamente condescendente com o autoritarismo, assassinatos extrajudiciais e a tortura deve ser veementemente rechaçado em todas as suas manifestações contra a humanidade.
-
Vinicius Camargo Chiquito
Muito esclarecedor Elio.. Mas é bem capaz da homenagem ser desfeita já que ele não era Nazista... Hahahah
-
neli faria
Obrigada por esclarecer. Nada como ter um grande analista histórico na Folha. Parabéns e obrigada.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.