Ciência > Marcelo Gleiser explora as incertezas da ciência em novo livro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Talvez o Universo já estivesse aqui bem antes. Talvez sejamos só um desvio replicativo, sem nenhum propósito maior. Talvez a nossa narrativa cientÃfica seja apenas para mitigar nossa eterna solidão de crise existencial. Talvez a Ciência não possa mesmo explicar tudo, mas é o método que mais nos aproxima de alguma realidade, de compreensão de certos fenômenos. Talvez entre Ciência e Religião a coisa vá além do Ãmpeto. Talvez ele acredite em Deus, mas não pode comprovar sua existência. Talvez...
Nishida : "falta de religiosidade na ciencia" A religiosidade se baseia em axiomas - verdades nao demons traveis e aceitas sem contestaçao Ja a ciencia parte de postulados , fenomenos repetidos em mesmas condiçoes e com mesmos resultados Mas ao contrario das religioes se a experimentaçao cientifica revela novos resultados os postulados sao revistos imediatamente
Sim, e daÃ, o que acontece depois?
O conhecimento cientÃfico não é imutável na medida em que sofrem desafios constantes por trás de uma pesquisa e desenvolvimento de novas descoberta associadas a evolução tecnológica. Novas definições vão nascendo e sofrendo transformações conforme os mistérios vão se desvendando. Logicamente as incertezas cientÃficas são visões inacabadas, por falta de religiosidade na ciêntÃfica. É preciso ser fanatismo na lógica da ciência.
Adoro o Gleiser. Quero ler esse livro. Mas gostaria de destacar que é a opinião dele, assim como muitos outros cientistas de renome resistiram muito à teoria da relatividade, à s leis da termodinâmica, à origem das espécies, ao DNA e por aà vai. Essas tensões são muito comuns na história e duram até gerações, só o futuro dirá quem está "certo". Mas esse é o ponto, não se trata de estar certo ou errado, mas de mostrar como o conhecimento é construÃdo e pode surpreender.
Li o livro. Excelente! Sou super fã de seu trabalho já há muitos anos.
Muito bom ver nomes brasileiros participando da ciência mundial e sendo uma luz pra jovens cientistas!
Reinaldo Lopes, te parabenizo pela sua coluna e por essa mini resenha do livro Caldeirão Azul. Acho extremamente importante essa aproximação/espaço jornalÃstico dedicado ao meio cientÃfico, mas sabiamente com uma linguagem bem popular, provocando positivamente o nosso imaginário. Bom começar o dia dessa forma. Obrigado !
Cientista que se comporta como intelectual público, Paulo Coelho da ciência.
E eu imagino sua formação: CrÃtico Crônico.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Marcelo Gleiser explora as incertezas da ciência em novo livro Voltar
Comente este texto