Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose roberto alferes siqueira

    Não é bem assim, aumentou emprego , está surtindo efeito sua política , pobre do obama

    Responda
    1. Luiz Carlos Wilcke

      Não sei se foi a taxação do Tramp que aumentou o emprego. Não tem logica. Primeiro que aumentar o emprego com aumento de produção e não ter compradores acho que não vai longe. Segundo que se voce depende de insumos dos países taxado logo voce vai pagar mais caro pelo produto.

  2. neli faria

    E a boa economia dos EUA existe atualmente graças ao Obama.

    Responda
    1. Anderson Souza

      OBAMA.

    2. Anderson Souza

      Parece que isso não pode ser, por exemplo o milagre do xisto ... não combina com o Obina.

    3. neli faria

      O mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA em 243 anos de democracia.

  3. José Cardoso

    Só tenho minhas dúvidas de que as guerras comerciais não sejam populares. Afinal, porque um populista apelaria tanto para elas?

    Responda
  4. NACIB HETTI

    O Trump está perdendo, mas no fim do filme os Estados Unidas sempre ganham.

    Responda
  5. Anderson Souza

    O comentarista insiste em não classificar a China como ditadura sanguinária, com práticas ilegais de espionagem e, se antes era insignificante, agora precisa sem combatida. A questão não é apenas comércio.

    Responda
    1. Anderson Souza

      Estatizou ...

    2. Anderson Souza

      Se contar em sangue o Irã é mais sanguinolento , mas isso não importa, é uma posição tática entre Arábia e EUA, nem missionários mórmons os EUA manda, a Arábia até enfatizou o petróleo, são até socialistas. Contudo eu falava sobre a China...

    3. Luiz Candido Borges

      Oh, sim, claro! Os EUA travando sua nobre luta pela democracia e liberdade dos povos (é incrível que ainda há quem acredite...). Se é assim, próximo da lista é Arábia Saudita, não é mesmo? É mais ditadura sanguinária do que o Irã, por exemplo, só que folheada a ouro (negro), o que ilude os menos ilustrados.

  6. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Donald Trump sabe o que faz . Os EUA estão batendo recordes de crescimento. Donald Trump não ficou bilionário "perdendo" seja lá o que for. Engula.

    Responda
    1. Anderson Souza

      Há uma série na Nflix. Muito ótima sobre o Trump.

    2. Luiz Candido Borges

      O Trump não ficou bilionário, ele nasceu bilionário e passou a vida toda comprando e vendendo empresas, ora ganhando, ora perdendo, mas foi singularmente bem-sucedido em criar uma imagem de "self-made man", ao menos para os basbaques que se impressionam com luxo, riqueza e atitudes machistas.

    3. Rodrigo Costa

      É uma análise séria e técnica que explica os efeitos que tende a surgir como aumento do gasto médio dos Americanos. Faz uma análise que mostra que guerras comerciais normalmente surgem por ideológicas frágeis, comparando inclusive com as origens da Guerra do Iraque, e que sempre levam a perdas de ambos os lados. Não deixa de referenciar que a China perde sim na guerra mas que os EUA também perdem. Isso é uma análise sem achismos, mas com informações concretas. A história dirá daqui uns anos.

    4. Rodrigo Costa

      Lembro de comentários parecidos antes da Crise do Subprime de 2008. Todos diziam que era coisa de "comunista" ou de gente negativa. Mas a verdade é que nesse ano está previsto um déficit de US$1 trilhão de dólares. Esse crescimento é artificial e se olhar outras reportagens do Prêmio Nobel Paul Krugman verá que está mais ligada a juros baixos do que realmente as políticas do Executivo. Mas o preço alto sendo pago é esse déficit insustentável e que só tende a piorar em guerras comerciais.