Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    Como se pode compreender a ação de reunir capitais e recursos para produzir bens tanto no liberalismo como no conservadorismo?A característica do liberalismo é a primazia das decisões do indivíduo, e no conservadorismo? O que está prevalecendo hoje, o mercado como o agente indutor das decisões, ou o poder centralizado do Estado que vai dando diretrizes do que, onde, como e quando produzir bens para atender ao mercado global favorecendo preços competitivos?

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Um dos ajustes que o liberalismo precisa fazer é quanto a crença de que não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar. Na medida em que avançam nossos conhecimentos sobre a genética, fica cada vez mais patente que ela é imune às boas intenções e nobres princípios, mormente na educação. A ideia de que muitas pessoas não conseguem aprender por preguiça ou desinteresse, começa a ser substituída pela certeza de que a capacidade de aprendizagem está ditada inexoravelmente da pela genética.

    Responda
  3. José Cardoso

    Não conhecia esse outro significado da palavra inglesa "agency" que o Wolf usa algumas vezes aqui. Certamente não deve ser traduzida por agência como foi feito no artigo, pois as frases ficam sem sentido. O melhor seria ação ou atitude.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      José, concordo com você. O artigo foi mal traduzido em várias partes.