Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marina Gutierrez

    Matera foi e ainda é uma das regiões mais pobres do sul da Italia, há pouco vi um filme sobre o livro do pintor italiano Carlo Levi " Cristo si è fermato a Eboli" que traduzindo seria mais ou menos " Nem Cristo foi além de Eboli" Mussolini enviava líderes de partidos, escritores, e dissidentes para um exílio politico nessa região desolada,negligenciada,com miséria e desespero humano que lembra muitas áreas do Brasil e bem apropriada para ligar ao "santo do pau oco"

    Responda
  2. Aline Pereira

    "Incapaz de se defender, delega ao público o veredicto crédulo e devoto sobre seu destino. Pede fé e em troca oferece o pau oco." Que perfeito.

    Responda
  3. George Marques

    "[Moro] Dá a entender que à Justiça cabe corresponder ao clamor das ruas e apelar para a opinião pública quando questionada." Na verdade, Moro já havia publicado artigo sobre a influência da opinião pública sobre a Justiça, a partir do caso da Operação "Mãos Limpas" na Itália. O colunista Elio Gaspari, também deste jornal, já havia chamado atenção para os textos. E o Bernardo Carvalho está na Itália, mas preferiu lembrar de Pasolini...

    Responda
  4. George Marques

    "Moro e Pasolini representam extremos opostos no vasto espectro do caráter humano." Hum, desconfio que o vasto espectro do caráter humano vai além do que o colunista concebe. Falta considerar várias falhas e virtudes de caráter antes de limitar o espectro a Moro e Pasolini.

    Responda
  5. George Marques

    "Li estarrecido, quando estava a caminho de Matera, na Itália, há duas semanas, o incrível tuíte de Sergio Moro". A indignação é salutar, mas eu desconfio da indignação seletiva. Não me lembro de o colunista ter ficado estarrecido com outras notícias, como as relativas ao petrolão e mensalão. Mas pode ser problema da minha memória.

    Responda
  6. eduardo beirith

    É característica dos que defendem a impunidade querer desqualificar a justiça. Um texto bem escrito, porém, construído sobre uma falácia, criada por um escritor que foi morto por tentar forçar um ato homo sexual sem consentimento. Querer dizer que Jesus Cristo seria insignificante, não fosse mais de 2000 anos de tradição cristã é o mesmo que dizer que Ghandi ficaria no anonimato se não houvesse o reconhecimento de sua grande contribuição para a libertação da Índia e um exemplo para a humanidade.

    Responda
  7. Julia Lopes

    Que texto formidável.

    Responda
  8. PAULO ROBERTO HASSE

    Texto pseudo-intelectual que não engana ninguém , desconectado com a fria realidade : o juiz Moro e equipe Lavajato enfrentaram e condenaram 150 corruptos com provas irrefutáveis,ninguém tinha feito isto neste país . Parte do dinheiro desviado foi recuperado e devolvido , não existe prova maior da corrupção realizada.Acostumados à impunidade e ainda defendidos por uma minoria iludida, os corruptos gastam seus últimos cartuchos contra aquele que acabou com a farra com nosso dinheiro

    Responda
  9. Danuzio Carneiro

    Bom. Belo. Vero Texto!!!!

    Responda
  10. Geraldo da Silva

    "Ninguém se associa ao horror impunemente". Caro Bernardo, nessa frase vc disse tudo e mais um pouco sobre o Morus.

    Responda
  11. Carlos Demcrata

    Nem milagre Beneditino ou Matheusino explica a barbárie e essa crença no russo de curitiba. Resta a hipocrisia do sistema farsajato, criado para matar e destruir: Reputações, empregos, riqueza e Soberania.

    Responda
  12. Mario Donizete Pelissaro

    Esse cara teria que estar preso. Comportamento ilicito, antietico q influenciou decisivamente no resultado das ultimas eleicoes

    Responda
  13. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Cara de pau !!!

    Responda
  14. Rogério de Mendonça Lima

    Gabahse, sutilmente, o escrevinhador, de sua hobnestidhade intelectual. A isso fazer, se contradiz. Narchiso sútil. Quanto à Mhoro, se errado foi, exigehse, do escrevinhador, que tenha artigos anteriores, com o mesmo conteúdo condhenatório, sobre as qhua drilhas políticas que ata caram o país nos últimos anos.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Só na sua cabecinha delirante é que se exige isso, visto que a coerência não é o forte de Moro ou qualquer outro. Assim, no Brás nos sobra observar que cometeu ou não crimes.

    2. Genevaldo De Oliveira Ferreira

      O Brasil é um cahstigo de Deus. O Brasil é o país que mais produz homens púbhlicos safahdos por metro quadrado no mundo. Muda Brasil de verdade: Lula, Moro, Dellagnol, Aécio, Temer, Quiroz, Renan... prhesos. Ê, ô, ô, vida de ghado Povo marcado, ê! Povo feliz! Ê, ô, ô, vida de ghado Povo marchado, ê! Povo feliz! Vocês que fazem parte dessa mhassa Que passa nos projetos do futuro É duhro tanto ter que cahminhar E dar muito mais do que rehceber... acohrda povo.

  15. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Cabeça oca, sem bom senso, criticando o Moro. Querendo que ele tenha um comportamento de "padre" para lidar com os ilícitos, garantindo a festa dos pedófilos. Ainda não nasceu brasileiro para poder criticar a coragem, a inteligência e a determinação do Moro. Estes tipos ainda não perceberam que toda vez que criticam uma pessoa do Bem ficam expostos como avestruzes. Demonstra a falta de caráter como a do deputado que o ofendeu.

    Responda
    1. Genevaldo De Oliveira Ferreira

      O Brasil é um cahstigo de Deus. O Brasil é o país que mais produz homens púbhlicos safahdos por metro quadrado no mundo. Muda Brasil de verdade: Lula, Moro, Dellagnol, Aécio, Temer, Quiroz, Renan... prhesos. Ê, ô, ô, vida de ghado Povo marcado, ê! Povo feliz! Ê, ô, ô, vida de ghado Povo marchado, ê! Povo feliz! Vocês que fazem parte dessa mhassa Que passa nos projetos do futuro É duhro tanto ter que cahminhar E dar muito mais do que rehceber... acohrda povo.

  16. Carlos Zambon

    Pior ainda tem incautos, e extremistas cegos traveztindo o fascismo de verde e amarelo e apoiando esta quebra do estado de direito!

    Responda
  17. Francisco Sobreira

    Pau oco? Positivamente, não é o adequado para o colunista.

    Responda
    1. Indaiá Freire da Silva

      O colunista se refere aos santos de pau oco que no Brasil império levavam ouro no seu interior, de um lugar a outro. Pareciam inteiros, mas eram ocos. Daí a expressão "santos de pau oco", a qual ele cita no seu artigo.

  18. antonio isaac

    uma comparação profunda da alma humana, embora poucos vão entender! parabéns!

    Responda
  19. EDSON ALVES

    Deve estar tomando um bom vinho italiano, aqui temos 15 milhões de desempregados e muitas pessoas do bem tentando sobreviver, obrigado por nada.

    Responda
    1. MARIA REGINA CALDEIRA PIMENTA

      Vero,Edson...esses intelectualóides gostam de vida boa...

    2. EDSON ALVES

      Caro Benjamin, não agredi ninguém, talvez para vc e os seus ter outra opinião seja um problema, mr. Ilustrada, talvez pudesse ler outras coisa tbém.

    3. benjamim picado

      o sujeito anda por um caderno chamado "ilustríssima" e não entende o porquê. e aí se confere a licença ou diplante de ler. depois dá nesse tipo de comentário aí. osso, viu?

  20. Wagner Santos

    nada foi investigado a contento, nenhuma perícia feita nos aparelhos e a certeza salomônica ( mais para salame, na verdade) de ataque criminoso. Delegado subordinado a Moro dizendo que " não é preciso periciar telefone". Quem acredita em Moro tem fé, só fé mesmo, porque juízo de decência não tem. Não tenho dúvidas de que Luiz Inácio deveria estar preso, da mesma maneira que não tenho dúvidas sobre a nulidade do primeiro processo. Erro de juiz que ignorou a lei, acaba com injustiça dupla...

    Responda
    1. benjamim picado

      e o pasolini?

  21. VALMONT ROSA SILVA SANTOS

    Excelente texto. Realmente, aterradora a imagem de Moro com o queixo erguido a la Mussolini, a murmurar palavras típicas de um lun.ático: "Eu vejo, eu escuto...". Parece um psic.opata ouvindo vozes. Pesaselo sem fim.

    Responda
  22. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Parabéns pelo excelente texto! Moro é isso e hoje se traduz no maior perigo à nossa democracia!

    Responda
  23. André Brandao

    Texto brilhante. Parabéns. Há anos estava claro q o judiciário operava por critérios e interesses políticos. Agora está provado... o pior é q nada acontece como decorrência da descoberta de tal barbárie. O Brasil é uma vergonha planetária.

    Responda
  24. Dirceu Barros

    O Lula tá preso. O Moro tá curtindo o seu merecido prestígio na Flórida...

    Responda
    1. Jorge Luís da Silva Mendes

      Esse Dirceu toma leitinho na mamadeira do Bozo. Por isso essa frase tão típica de robôs do Carluxo.

  25. roberto oliveira melo filho

    "Sobre a ambiguidade do autodenominado “homem de bem”, incapaz de reconhecer contradição em si mesmo..." Para este tipo, a verdade não importa. Tenho lembrado muito dos filmes de Pasolini e de sua posição de crítica profunda do humano em seus diferentes contextos históricos. Além disso, foi um dos melhores diretores italianos, ao denunciar as ideias, os procedimentos e a violência, representada e expressa pelo fascismo. Sabia bem do que estava analisando, do que estava por vir. Aqui estamos...

    Responda
  26. Juan Barbieri

    Excelente texto!

    Responda
    1. Dirceu Barros

      Tem gosto pra tudo. Veja as moscas!

  27. Lisiane Vieira Ortiz Martinez

    É a revelação do mau caratismo e da hipocrisia.

    Responda
  28. Carlos Nunhes

    Tomei coragem e vou assistir os filmes!

    Responda
  29. Luiz Carvalho

    O articulista ou comentarista escreve com tanta confiança como se fosse o dono da verdade e suas palavras sendo o retrato fiel da realidade. Poxa! Quanta certeza! Em qual bola de cristal ele leu isto tudo? Acho que somos inteligentes tambem!

    Responda
    1. Paulo Marcelino

      Você pode contribuir muito com este fórum, se apontassem,no texto, o que te incomoda.Desqualificar o conhecimento é uma arma poderosa da ignorância.

  30. Vicente Soares

    Excelente texto!! Parabéns! Moro além de contraditório é um embuste! É a hipocrisia humana em carne e osso, um morto-vivo que esperamos entrar para a história apenas como mais um golpista, mais um na triste história deste país.

    Responda
    1. MARIA REGINA CALDEIRA PIMENTA

      Quem não sabe rezar xinga a Deus!!!!

  31. Vicente Soares

    Excelente texto!! Parabéns! Moro além de contraditório é um embuste! É a hipocrisia humana em carne e osso, um morto-vivo que esperamos entrar para a história apenas como mais um golpista, mais um na triste história deste país.

    Responda
  32. Vicente Soares

    Excelente texto!! Parabéns! Moro além de contraditório é um embuste! É a hipocrisia humana em carne e osso, um morto-vivo que esperamos entrar para a história apenas como mais um golpista, mais um na triste história deste país.

    Responda
  33. arnaldo xavier

    Texto lúcido, A República de Cuririba sempre foi uma farsa. Numa Sociadade civilizada, todos estariam presos

    Responda
  34. MARCOS FERNANDO DAUNER

    A licença de cinco dias se explica ...

    Responda
  35. Gilmar pereira da silva

    Parabéns ao articulista pela erudição e simplicidade ao mesmo tempo. Essa opacidade em que uma parte da população está submetida é surpreendente. Precisamos vê até onde isso vai. Esse tom messiânico é típico de quem não tem como contraditar o que foi dito .

    Responda
  36. Elisabeth Beraldo Faria

    Infelizmente, os mais crentes ainda continuam cegos! O que importa para esses carregados de ódio é Lula preso e o extermínio do PT, não importa quais via sejam usadas. É muito triste o que fizeram do Brasil.

    Responda
  37. Valdeci Gomes

    Quem defende que Moro, não segue a lógica, está escancarado que Moro é suspeito pois infringiu o art. 254, IV do CPP, aconselhar umas das partes, e como dizer ao filho, por exemplo, que não se deve infringir a lei, por exemplo o art. 155 do CP, roubo. Muito bem se diz que Moro não infringiu então se o filho cometer crime de roubo não infringiu a lei também. Agora se você diz que Moro não fez nada demais em aconselhar uma das partes está dizendo pro seu filho que roubar não é nada demais.

    Responda
  38. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Questão de caráter. Perfeito o texto. Mau caráter.

    Responda
  39. Marcos A T Garcia

    Em Curitiba existem vários anúncios em apologia à Lava Jato: "eu confio", "eu acredito", etc. Povão já caiu na real que a Justiça foi sim parcial, teve alguma coisa fora da lei, algo suspeito. Tem suspeição no ar. Tem um cheiro de podre no ar. A verdade uma hora dá as caras, mais dia menos dia.

    Responda