UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ayer Campos

    O general Heleno é a epítome do 'falso brilhante" :se acha um grande herói, só porque chefiou missão de paz num país desgraçado de rebeldes famintos e desdentados. A cara do bolsonarismo...

    Responda
  2. Marcelo Lopes

    Bela homenagem ao nosso querido Paulo Henrique Amorim... saudades...

    Responda
  3. José M Leal

    Agora temos o Data Janio. Jânio diz que a postura confiavel das Forças Armadas constatada pelo Datafolha é enganosa. É o proprio comentarista da Folha a desqualificar o Instituto, declarando o óbvio. A Família Frias tem que colocar Jânio sob custódia. O ódio ao Governo e a idade avançada estão perturbando o jornalista.

    Responda
    1. José M Leal

      Santana, não há como argumentar em poucas linhas contra um colunista raivoso, ideológico e panfletário, comprometido aprioristicamente em fazer política partidária contra o Governo, a soldo dos seus patrões. Este não merece argumentos, mas sim a ironia e o achincalhe. E a sua máxima, Santana, "ofendendo, você se ofende", mal mastigada e atirada sobre mim, se aplica a você, que me rotulou de "estúpido". Até os muares no pasto entenderiam assim.

    2. Luiz Paulo Santana

      Você não é nada leal, José. Você terá a idade dele em breve, e não poderá ser julgado incapaz de pensar. Respeite a opinião do colunista, discorde, mas argumente. Não seja estúpido. Dialogue com quem valoriza o diálogo, o debate, a convicção. Ofendendo, você se ofende.

  4. Elizabete Oliveira

    Os militares não têm projeto de nação. Nasceram para obedecer e não para governar. Essa é a razão pelo qual entraram na canoa furada do Bolsonaro, que não tem projeto nenhum de nação e muito menos de governo. O povo logo irá associar a loucura do Bolsonaro aos militares. É o Estado - nação que perde com isso.

    Responda
  5. Jane Medeiros

    Um retorno lamentável dos militares ao poder. Primeiro pela via que os trouxe de volta, vinculada a eleição de um perturbado e perturbador Presidente. Como toparam isto, já traduz o espírito de aventura e a disposição de que isto se desse de qualquer jeito. Dar voz à Heleno é um desserviço a imagem dos militares, Heleno cuja única preocupação é bajular ou justificar as besteiras ditas por Bolsonaro.

    Responda
  6. Said Ahmed

    Óbvio que não devemos generalizar: existem bons militares nas armadas. Mas o todo é péssimo. Gente como Bolsonaro e Paulo Chagas pertencem ao grupo dos reacionários extremistas como Sílvio Frota. A lei da anistia foi um veneno de efeito prolongado. A democracia da nova república nasceu aleijada e autista. Se fosse para cessar os males que os militares fizeram ao país, não deveriam ter anistiado ditadores, assassinos e torturadores. E nova república deveria ter se livrado do entulho autoritário.

    Responda
    1. Said Ahmed

      O crescimento do crime e da violência minam a democracia e também a economia. Desestimula a criação de negócios onde a segurança pública é falha. Cria um custo adicional por conta de roubo de cargas, internações e tratamentos decorrentes da violência. Há também o entulho no art. 142 da CF onde a garantia dos poderes constitucionais confunde-se com tutela militar. Enfim, nossa democracia nasceu doente e frágil, envenenada pela ditadura. Salva-la cabe aos civis.

    2. Said Ahmed

      O aparato policial deixado pela ditadura e mantido pela nova república tornou-se incapaz de combater o crime, e com isso facilitou o surgimento de inúmeras facções cri.minosas. Esquadrões da mor.te e milícias são facções cri.minosas, assim como PCC/CV. A vista grossa para a atuação dos E.M. e milícias foi um erro capital, ao acreditar que estas facções fariam diferença a favor do combate ao crime. Os E.M. acabaram se fundindo às milícias, e essas diversificaram a atuação cri.minosa. (Continua)

    3. Said Ahmed

      Mantidas as polícias da forma que eram na ditadura sabotou-se o estado de direito logo no início, mantendo vícios (tortura, extorsão, corrupção) que ao longo das décadas comprometeram gravemente a eficácia das polícias no combate ao crime. Para piorar as coisas, o atual presidente quer incentivar os vícios com sua proposta que alarga o excludente de ilicitude. O correto seria o fim deste modelo ineficiente, pondo no lugar das polícias Civil e Militar uma polícia única estadual. (Continua).

    4. Said Ahmed

      Outro entulho autoritário deixado para trás foram as polícias Civil e Militar. A classe militar é guiada pela hierarquia e disciplina, e isto não deve ser confundido com autoritarismo e abuso. Pelo contrário, estes traços nocivos minam a hierarquia e disciplina com o passar do tempo, comprometendo a função militar. Ambas as polícias entraram na nova república contaminadas pelo autoritarismo e abuso, e foram mantidas, para o fracasso da democracia. (Continua).

    5. Said Ahmed

      O entulho autoritário manteve a ditadura viva na memória dos reacionários. Quantas ruas, avenidas e escolas levam o nome de gente ligada à ditadura? Estão em todas as partes. Foi uma maneira que os militares golpistas mantiveram a chama do autoritarismo viva, além de evitar o devido acerto de contas com a verdadeira justiça. (Continua)...

  7. Said Ahmed

    É o mercado que quis que o menos esperto e mais manipulável ganhasse o Planalto. Tendo um presidente fantoche tudo seria maravilhoso para os planos do mercado. Percebendo a vitória do fantoche, os militares oportunistas aderiram ao governo pelo interesse escuso de defender e manter seus privilégios. Conseguiram.

    Responda
  8. Sandra Losa

    Não há um consenso dentro da Forças Armadas sobre o papel dela no governo Bolsonaro, mas com certeza há o consenso de se queimarem.

    Responda
  9. Lisiane Vieira Ortiz Martinez

    Eu não tinha visto militares serem tão desmoralizados publicamente como agora. Perderam o rumo que os distinguia por escolha própria.

    Responda
  10. Marcos A T Garcia

    Achar que militar é melhor que civil é o mesmo que achar que um crente é melhor que um católico. Pura ilusão. Este povo gosta de se auto-sabotar, de se enganar. Não entendeu como funciona a democracia. Aliás, parece que os 30 anos de Nova República (1988 -2018) não ensinou nada. Povo conservador, elegeu famílias inteiras na política: depois vem criticar o nepotismo. Falta a este povo se enxergar no espelho. Brasil tem sido construído em mentirar e o povo teve papel fundamental. É isto aí mesmo.

    Responda
  11. Wilmar Brito

    Queda da Manzorracracia de 14 anos ! """Tentam""" de tudo para destruir atual presidente.br ! *Ó Pitisolzada ! Kak vi pailudirma171vait ? Rrarachó?

    Responda
  12. André Brandao

    Ótima análise, como sempre. Parabéns.

    Responda
  13. Joaquim Salomão

    Esses oportunistas com patente que vêm lambendo o Bolsonaro não representam, de fato, as Forças Armadas. Esses pilantrinhas reacionários de farda só servem de escudo para um governante fascista. Lamentável. Isso é papel de militar somente em ditaduras, como a Venezuela e Coreia do Norte.

    Responda
  14. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Tudo que o colunista quer é desestabilizar o Governo do Presidente Bolsonaro. A esquerda plantando mais uma futrica para ver se implode a direita.Tática da vergonha.

    Responda
    1. José Reis

      Desestabiliza “o governo” do “presidente” Bolsonaro? Que governo?? Que presidente?? Cadeirinha de bebê, tomada de três pinos, cedula de papel, hambúrgueres.... e você ainda tem coragem de chamar esse I m c o m p e t e n t e de Presidente?? Ah! o PT, o PT, o PT.... bando de burros e cegos.

  15. RICARDO JOSE PICCOLO

    Não vejo porque ter inúmeros quartéis espalhados pelo país. Muitos países que são mais desenvolvidos e ricos não tem forças armadas.

    Responda
  16. Vladimir Micheletti

    Desejavam, a qqer custo, lavar a própria alma. Na ansiedade e conspurcados pela ESG contribuíram com o gol.pe e pegaram carona com o bozó para se depararem com o inesperado (por eles): o poço da ignorância sem vergonha de ser infeliz perante a rejeição alheia. Meo deos! Até quando isso? Precisamos dar um basta.

    Responda
  17. Carlos R N

    Se 'quem "confia um expouco" não confia' é, metodologicamente desnecessária a opção intermediária, pois são sempre agregadas pelos analistas e colunistas da Folha, insisto, que sempre agregam o regular, um pouco e etc... ao negativo, pergunto: porquê as pesquisa do DataFolha não colocam como opção ao entrevistado apenas, Sim, Não, Não Sabem, nas questões propostas em pesquisas? Hoje é a segunda vez que vejo isto ocorrer!

    Responda
    1. Carlos R N

      Se já sabem, previamente, onde colocar os quesitos intermediários e porque não são aceitas posições intermediárias. Eu por exemplo não confio plenamente em nada!

  18. Angelo Batista Goulart

    Uma tragédia , o envolvimento de militares do exercito Brasileiro com o governo , é muito negativo . ele o capitão presidente servil e obediente a estratégia dos EUA , torna-se em um presidente fantoche e o Brasil em uma republiqueta do Caribe !Honra e dignidade e exemplo é o General Alberto Santos cruz não cedeu , não agachou ! enquanto infelizmente o General Augusto Heleno Pereira é o porta voz do Governo !

    Responda
  19. Jesse G

    O que seria das "nossas" (deles) forças armadas não fosse o anacrônico serviço militar obrigatório? A maior parte de nosso contingente militar é temporário e composto por "paisanos" amadores, oriundos das classes menos favorecidas.

    Responda