Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Andréia Chaieb

    Tábata, essa retórica vazia de "amarras ideológicas" e de chamar de extrema esquerda o partido que te acolheu e que defende os trabalhadores é coisa de Bolsominion! Em respeito aos teus eleitores coloca aqui os teus argumentos favoráveis a essa reforma nefasta. Demonstra, através de pesquisas, onde o neoliberalismo deu certo. Onde não houve aumento da desigualdade social e destruição do meio ambiente? Detalha a tua defesa para nós!

    Responda
  2. MARCELLO CAMPOS

    O nome disso é lealdade - coisa q talvez, não se aprenda em Harvard. Essa moça foi colocada no PDT para diversificar o risco político de seus patrocinadores. Quem sabe não chegou a hora de ir pro PSDB, Novo, PPS ou similar? Ou criar um novo Novo com FHC, Luciano Huck e Marcos Lisboa e convenção partidária no Fasano? Surreal.

    Responda
  3. Emanuel Mello

    Tô contigo, princesa. Sua linda.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Apaixonou, Emanuel? Peça-a em casamento. É um partidão! Ganha uma baba como deputada, cheia de mordomias e terá aposentadoria integral em breve, ainda bem jovenzinha. Você vai se dar bem!

  4. MARCELLO CAMPOS

    O partido tinha fechado questão, ou seja, todos os deputados estavam comprometidos e obrigados a votar de acordo com a vontade da maioria do partido - não estou nem falando da decisão do STF q afirma q o mandato pertence ao estado partido. Ela estava ciente disso e mesmo assim, preferiu trair seus correligionários. Se gosta tanto da reforma tributária como seus patrocinadores (dos estudos e da campanha) endinheirados, deveria ter se desligado do PDT antes da votação. (Cont.)

    Responda
  5. Fábio Cesar Cristiano

    A reforma é uma bandeira do PDT, mas não nas costas dos mais pobres. O discurso deste governo era acabar com privilégios. Contudo, ficou evidenciado que no fim de tudo há dois mundos: um para os mortais do mundo real e outro para o setor público, uma casta social que detém privilégios. QUE BOM Tábata que sua máscara caiu definitivamente em seis meses. Assim, as ilusões são dissipadas e deixamos de criar expectativas com quem tem a mentalidade do Governo Bolsonaro.

    Responda
  6. CARLOS LOPES

    Extremista de esquerda, mofados, emboladose, ainda enxergam fascismo até embaixo da cama. Apóiam genocidios soviéticos e o terrorismo como luta. Aqui temos os velhos conhecidos, que até pouco tempo estavam no Poder. Ciro Gomes não tem nada de centro, é tão extremista quanto PT, PSOL e PCdoB

    Responda
    1. Luiz Goes

      O paetiso de esquerda mencionada permaneceu no poder por 16 anos. Nunca, mas nunca, foi tão doentemente ideolögico como o governo atual. Militares exerceram sua função normalmente. Não viramosnuma venezuela e os endinheirados lucraram tão ou mais que os seus antecessores, incluindo bancos. Minorias tinham voz. A chancelaria era respwitada. E não votavamos em conjunto a paises autoritários como Arabia Saudita em questões quanto ao direito das mulheres. Os filhos nynca foram indicados a cargos pub

    2. Claudio L Rocha

      Olha Carlos, verdade é que eu moro em um condominio de tres torres, em um bairro de seres humanos pobres e muito pobres que moram em casa de madeira. Sabe amigo falar em ismo disso e aquilo é facil, o que se precisa hj no Brasil, que é um dos paises mais desiguais do planeta, é humanidade e sensibilidade para com o proximo, aquele que é humano igual nos outros. É preciso lembrar na hora de almoçar que tem gente que não come, pque sequer o estado deu-lhe chance de estudar e agora trabalhar

  7. Fernando Barreto

    Tabata, votei em você. Defendi você duas vezes. Quando a acusaram de ser uma vendida à fundação Lemann e outra quando tirou a foto com o Doria. Mas dessa vez, desculpe, me sinto traído pelo seu voto favorável a esta reforma. Mais do que "renovar" a política, voce tem que honrar os votos daqueles que te colocaram aí. Se o seu eleitorado nao era favorável a esta reforma, votasse contra! Seu eleitorado vale mais que qualquer ideologia.

    Responda
  8. Sergio Dias

    O que estamos vendo é uma verdadeira extorsão. O Estado, dizem eles, não pode investir. Criaram a PEC de gastos, em cima disso e dizem que a economia só melhora se apoiarmos as tais reformas. Elas todas caminham para destruir o nosso já combalido Estado do Bem-estar, construído com o sangue, suor e lágrimas de gerações de trabalhadores. É o que resta do fundo público que querem se apoderar agora e depois sepultar o que ainda existe de direitos sociais.

    Responda
    1. MARIA DE LOURDES PEREIRA

      Estado de bem estar? Prá quem?Onde?

  9. maria lucia

    Mas que extrema esquerda, moça? Aqui temos no máximo uma esquerda meia boca

    Responda
    1. Luiz Goes

      Carlos Lopes. Por favor, me demonstre pq vc classifica como um partido de extrema esquerda o PT que ficou no poder 16 anos sem tomar nenhum bem de produção, sem taxar riquezase com bancos lucrando como nunca. Que visão mais distorcida e rasa vc tem da realidade. Quase um lunático.

    2. Andréia Chaieb

      Carlos, explique aqui pq esses partidos são extrema esquerda como vc diz.

    3. CARLOS LOPES

      PSOL, PCO, PCB, PSTU, PT, PCdoB são o quê??? Em qual país você vive ?

  10. maria lucia

    Mas que extrema esquerda, moça? Aqui temos no máximo uma esquerda meia boca

    Responda
  11. Hélio Lima

    A Deputada perdeu a oportunidade de explicar melhor o seu voto. De porque entende que seu partido está errado, e porque a reforma da qua ela foi favorável não aumentará a desigualdade social no Brasil, como defende alguns economistas que são usados como referências por seu partido. E se ele acha que foi eleita por mais de 200 mil eleitores para votar conforme sua consciência individual, como um cheque em branco, ou se ela realmente acha que seus eleitores concordam com seu voto.

    Responda
  12. antonio ramos

    Deputada use os seus 33.000,00 mensais pra ajudar os seus pais , ja que condenou milhares de motoristas e empregadas a viverem sem o mínimo !

    Responda
  13. Hélio Lima

    A Deputada perdeu a oportunidade de explicar melhor o seu voto. De porque entende que seu partido está errado, e porque a reforma da qua ela foi favorável não aumentará a desigualdade social no Brasil, como defende alguns economistas que são usados como referências por seu partido. E se ele acha que foi eleita por mais de 200 mil eleitores para votar conforme sua consciência individual, como um cheque em branco, ou se ela realmente acha que a maioria de seus eleitores concorda com seu voto.

    Responda
  14. Claudio L Rocha

    O problema dos politicos do nosso Pais é que se elegem pregando uma coisa, normalmente defendendo veemente a ideologia do partido no qual estão filiados, depois com o poder na maos, vendem seu voto a quem melhor lhes afiançar. Não falo que a a Tabata tenha feito isso, mas uma coisa eu sei, não foi para votar contra aposentados pobres, que o pessoal que vota no partido que ela se filiou votou nela.

    Responda
  15. Manoel Antonio Costa Filho

    Precisaríamos de ter um projeto para a previdência da esquerda para confrontarmos com o projeto que está no congresso. Ser contra simplesmente porque representa os trabalhadores é fácil; mas irresponsável e inconsequente, porque não mostra uma saída. Foram 18 anos no poder..

    Responda
    1. Rafael BO

      Há tais projetos, eles foram apresentados e debatidos na relatoria da reforma, mas sumariamente descartados. Restava apenas votar contra o texto principal e apresentar os destaques possíveis, para alguma mitigação dos danos. A posição do partido foi coerente, argumentada, e votada em convenção. Foram ideias e debates robustos que Tábata e outros traíram, foram eleitores politizados que foram traídos.

  16. Jaqueline Orda

    Ué, mas foi vc que não ouviu sua base. Ou acha que seus votos foram de quem é a favor da reforma? Nessa lógica, a traição foi sua.

    Responda
  17. fabio lauff barcellos

    Senhora deputada, qual partido democrático que não representa "seu nicho social?" . Em qualquer parte do mundo democrático não é diferente. Bela desculpa num discurso vazio. Partidos são pessoas unidas com o mesmo interesse público. Vossa Excelência sabia da posição do PDT em defesa dos direitos dos trabalhadores desde seu ingresso . Debater internamente sim, afrontar uma decisão majoritário contra a perda de direitos dos trabalhadores, é irresponsabilidade pura. Procure outro nicho.

    Responda
  18. MARCELLO CAMPOS

    É cara de pau q fala? Se a deputada realmente pensa assim - cada vez mais difícil saber qdo ela fala a verdade - ela deveria pedir imediatamente o seu desligamento do PDT. Mas, a verdade é q o apego ao cargo é muito maior q o discurso da ética q ela gosta de fazer e alardear q tem. Uma vergonha.

    Responda
  19. AUDICÃ A RODRIGUES DE SOUZA

    Pensar o Brasil seria votar contra essa reforma da Previdência, minha cara. Sem contar que seu partido fechou questão nesse caso. Votar contra. Não desqualifique a esquerda para justificar sua indisciplina. Sinceramente, penso que vc, com sua formação acadêmica direcionada para a direita do espectro político, está na legenda errada, cuja tradição é a defesa dos trabalhadores. Apesar de seus títulos acadêmicos vc precisa aprender muita coisa. Boa sorte

    Responda
  20. Cristina Dias

    A questão é muito simples. Se a grande maioria dos que votaram nela não apóia seu voto na Reforma da Previdência, o assunto mais importante do ano, quiçá do mandato, então ela traiu seus eleitores. Não há absolutamente nada de moderno nisso.

    Responda
  21. AUDICÃ A RODRIGUES DE SOUZA

    Pensar o Brasil seria votar contra essa reforma da Previdência, minha cara. Sem contar que seu partido fechou questão nesse caso. Votar contra. Não desqualifique a esquerda para justificar sua indisciplina. Sinceramente, penso que vc, com sua formação acadêmica direcionada para a direita do espectro político, está na legenda errada, cuja tradição é a defesa dos trabalhadores. Apesar de seus títulos acadêmicos vc precisa aprender muita coisa. Boa sorte

    Responda
  22. Gil Filho

    A tabata tem todo direito votar conforme sua consciencia, mas ela esta em um partido e nos partidos deve-se obedecer sua orientaçoes, caso ela tenha divergencias que procure outro partido ou entao nos leva pensar que ela esta sim sendo espiã de outros partidos, que sutentaram sua eleição ... Tabata deveria ter honradez e pedir para sair...e que procure partido mais adequado suas ideias

    Responda
  23. Simone Rodrigues

    Votar pela destruição da seguridade social e da previdência pública agora é chamado de " a ousadia de ir além das amarras ideológicas"?! Isso e brincar com a inteligência das pessoas. Votar contra essa reforma nefasta não seria apenas questão de seguir uma ideologia partidária, algo que faz todo o sentido para quem se filia a partido, mas, também, de atender aos apelos da sociedade, aos anseios de quem vive do trabalho no Brasil. Por isso, sua atitude não foi corajosa, mas ca lhor da mesmo!

    Responda
  24. luzan ferrer

    O próprio candidato a presidente pelo PDT,em 2018, Ciro Gomes,mudou várias vezes de partido durante sua vida.Não se sabe,até hoje, se ele é de esquerda,centro ou direita.O que sabemos é que, se chegar lá,após quatro tentativas ,irá esculhambar o povo brasileiro,porque já deu provas disso.Espero que o partido escolha outro candidato!

    Responda
  25. Maria Valeska Rocha da Silva

    A democracia permite que os senhores que votaram pela aprovação de medidas cruéis contra os mais pobres se alojem em alguns dos muitos partidos cujos programas lhes dão respaldo. Caso a ideia não lhes apeteça, a democracia permite também que os senhores se reúnam e formem um novo partido. Por que desejam impor suas presenças aos partidos de esquerda e centro esquerda? Qual é o propósito disso?

    Responda
  26. Cristina Dias

    Tabata é do Lemann Team. Que chique!

    Responda
  27. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    Será que a deputada Tábata Amaral, uma integrante do PDT, sabe a diferença de votar a favor dos trabalhadores brasileiros que são quem a elegeu e votar a favor do setor financeiro, que pratica uma chantagem contra o Brasil?

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Marcos, os desempregados que a reforma do Temer prometeu extinguir em 6 milhões? Continuam desempregados! A situação piorou e com o aprofundamento de tais políticas neoliberais será pior!

    2. Luiz Goes

      Marcos, esta mentira foi contada para o imorachment da Dilma, para a aprovação do teto dos gastos, para a autorização da terceirização. No entanto, como sempre, aprnas beneficiou os endinheirados e donos do capital. A mentira é contada novamente agora. Acredita quem é ingênuo ou tem interesses em f u . .e r o povo trabalhador

    3. marcos teixeira de souza

      Talvez ela tenha compreendido que é melhor votar a favor dos desempregados. Sem reforma não há investimento.

  28. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    Será que a deputada Tábata Amaral, uma integrante do PDT, sabe a diferença de votar a favor dos trabalhadores brasileiros que são quem a elegeu e votar a favor do setor financeiro, que pratica uma chantagem contra o Brasil?

    Responda
  29. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    Será que a deputada Tábata Amaral, uma integrante do PDT, sabe a diferença de votar a favor dos trabalhadores brasileiros que são quem a elegeu e votar a favor do setor financeiro, que pratica uma chantagem contra o Brasil?

    Responda
  30. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    Será que a deputada Tábata Amaral, uma integrante do PDT, sabe a diferença de votar a favor dos trabalhadores brasileiros que são quem a elegeu e votar a favor do setor financeiro, que pratica uma chantagem contra o Brasil?

    Responda
  31. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    Será que a deputada Tábata Amaral, uma integrante do PDT, sabe a diferença de votar a favor dos trabalhadores brasileiros que são quem a elegeu e votar a favor do setor financeiro, que pratica uma chantagem contra o Brasil?

    Responda
  32. BERNARDO CRUZ SANTOS

    Tábata, não desanime! O preconceito contra pobres que ascenderam socialmente é gigantesco, na mesma medida por pobres e por ricos. Os pobres, porque vc fez o que muitos deles não conseguiram; os ricos, porque o protagonismo tem de ser de um rico de origem; ah, ainda têm muitos intelectuais, que não toleram a elite de Harvard, por se sentirem inferiores. Certamente vc será odiada pela hipócrita e oportunista esquerda brasileira, de Lula Livre e Ciro Gomes. Resista, haverá espaço!

    Responda
  33. celso bittencourt

    A Ousadia de Ir além das Amarras Ideológicas ***Os Caudilhos Macunaímas não Admitem que estão Fossilizados! Rararaaaaaáááá!

    Responda
  34. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    Será que a deputada Tábata Amaral, uma integrante do PDT, sabe a diferença de votar.

    Responda
  35. Arthur Gabriel Batista de Brito

    O problema de você ter escolhido ser a favor dessa reforma não vem de nenhuma forma de ter um olhar mais atualizado, ou de ser uma "renovação política", e isso por algum motivo de livraria das amarras políticas que você está inserida. A questão aqui é que esta reforma, do jeito que foi construída, não compreende os mais necessitados, os que mais terão que trabalhar, o pobre. Ser a favor de uma reforma da previdência é essencial, já que a mesma tem graves deficiências, porém não essa.

    Responda
  36. JACKSON VITORIANO DE ULHOA

    Será que a deputada Tábata Amaral, uma integrante do PDT, sabe a diferença de votar.

    Responda
  37. Jéssica Silva

    Há lógica e operacionalidade nos partidos políticos, Tábata, e você sabe disso. Ir contra essa lógica filiando-se a um partido do qual você discorda na raiz, na suposta intenção de reformá-lo por dentro, dá azo ao enfraquecimento e esvaziamento ideológico dos partidos, o que, em última instância, tem nos levado a um cruel e excessivo multipartidarismo. Para a saúde de nossa democracia, tente encontrar um partido cuja agenda e ideologia melhor lhe representem.

    Responda
  38. Antonio Moraes

    O que vc tem de idade, eu tenho o dobro em estudos e acompanhamento de politica, economi, historia, literatura, etc. Quando vc postou os primeiros comentarios no facebook e em seu canal, eu desconfiava que vc estava, disfarçadmente, alinhada à direita. Depois de saber que vc é bancada pelo Paulo Lehman. Esse papo de ir alem das amarras ideologicas e votar a favor do desmonte da previdencia e dos direitos trabalhistas é traição total a qq ideario humanista. Vc vendeu a alma ao diabo.

    Responda
  39. Antonio Moraes

    O que vc tem de idade, eu tenho o dobro em estudos e acompanhamento de politica, economi, historia, literatura, etc. Quando vc postou os primeiros comentarios no facebook e em seu canal, eu desconfiava que vc estava, disfarçadmente, alinhada à direita. Depois de saber que vc é bancada pelo Paulo Lehman. Esse papo de ir alem das amarras ideologicas e votar a favor do desmonte da previdencia e dos direitos trabalhistas é traição total a qq ideario humanista. Vc vendeu a alma ao diabo.

    Responda
  40. Severino Toscano do Rego Melo

    O que havia de pior na proposta do governo era o fim do regime de previdência solidária, que seria substituído pela capitalização. O Congresso barrou isso, mas essa era a proposta de Ciro Gomes durante a campanha eleitoral. Agora Ciro aderiu ao "não-não-não", ao contrário de Tábata que participou do debate e das articulações no Congresso que modificaram a proposta de Guedes. Não é nada claro se a prometida reforma de Ciro seria melhor ou pior do que essa aprovada pelo Congresso.

    Responda
    1. Airton Sérgio de Assis

      Capitalização como previdência complementar. Essa é a tese defendida pelo partido.

    2. Airton Sérgio de Assis

      Capitalização como previdência complementar. Essa é a tese defendida pelo partido.

  41. Ana Paula GP Mituite

    Pois bem Tábata. Acho que o choque que provocou não foi pela discidencia ou rebeldia à orientação partidária. Este menor e mais insignificante ponto. Aproveite o seu espaço neste veículo pare explicar o que nela fez você crer ser esta Reforma necessária, já em si questionável pela falta de auditoria da divida, se é justa, por ela afrontar e aprofundar a desigualdade social que você diz ser o mote de seu voto. Apresente estas evidencias, e os contra pontos, que é melhor esta Reforma que outra.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Bem colocado Ana Paula. É muita retórica vazia da Tábata. Parece uma Bolsominion qdo fala em amarras ideológicas..Tábata, queremos que vc defenda a atual reforma com argumentos, estudos e dados. Prove aqui no seu próximo artigo pq a desigualdade vai reduzir como vc falou! Vc deve isso aos seus eleitores!

  42. Ana Paula GP Mituite

    Pois bem Tábata. Acho que o choque que provocou não foi pela discidencia ou rebeldia à orientação partidária. Este menor e mais insignificante ponto. Aproveite o seu espaço neste veículo pare explicar o que nela fez você crer ser esta Reforma necessária, já em si questionável pela falta de auditoria da divida, se é justa, por ela afrontar e aprofundar a desigualdade social que você diz ser o mote de seu voto. Apresente estas evidencias, e os contra pontos, que é melhor esta Reforma que outra.

    Responda
  43. Severino Toscano do Rego Melo

    O que havia de pior, na minha opinião, na proposta do governo era o fim do regime de previdência solidária, que seria substituído pela capitalização. O Congresso barrou isso, mas essa era a proposta de Ciro Gomes durante a campanha eleitoral. Agora Ciro Gomes aderiu ao "não-não-não" (ao contrário de Tábata que participou do debate e das articulações no Congresso). Não é nada claro se a prometida reforma de Ciro seria melhor ou pior do que essa aprovada pelo Congresso.

    Responda
  44. Rodolfo Maia

    Tb acho importante esse debate. Só q acho que faltou tratar um tema muito relevante desse assunto: onde se dá o balanceamento entre a orientação partidária e a independência dos seus representantes? Um partido tenta representar um conjunto da população e de visão de mundo. É um modelo que não é perfeito nessa representação. Mas ao mesmo tempo é preciso ter essa "cara", senão perde a referência, vira só um partido de aluguel. Quais são as condições de contorno? (continua...)

    Responda
    1. Rodolfo Maia

      (continuação) Por exemplo, pena capital. Se alguém for a favor e o partido contra, essa diferença não deveria contar do ponto de vista de visão do partido? A reforma da previdência, guardada a devida proporção, entra nesse rol. O que se fez foi jogar crianças de hoje no meio de uma avenida q se sabe movimentada esperando ainda uma solução para tira-las de lá. Isso não se faz. Tem caminhos mais responsáveis q ñ seja atirar no meio da floresta aos leões pra só depois construir um time de resgate.

    2. João Silva

      Bem colocado.

  45. Gustavo Carvalho

    Fez um discurso das próprias razões mas não enfrentou o principal: ela formalmente está vinculado ao PDT, que fechou questão contra a reforma. Mas na prática segue orientações de um movimento que supostamente paira acima dos partidos. Mas por que, então, não transforma o tal movimento em partido? O que ela quer é desgastar os partidos ainda mais? Acha que essa democracia caótica aguenta até quando?

    Responda
  46. marcos teixeira de souza

    Corretíssima. Coronel Ciro Gomes é passado. Toda eleição presidencial é aquele percentual de votos. Brasil precisa de renovação, aliás, por que o PDT é contra a reforma? Na próxima eleição se candidate a senadora, será eleita.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Além disso, temos problemas fiscais agudizados pelo crescimento pífio dos últimos anos, que provocou uma caída da arrecadação. A forma sensacionalista da LJ contribuiu muito tb p quebrar empresas e aumentar o desemprego...Pena que políticas expansivas e crescimento do mercado interno, são conceitos desconhecidos para os neoliberais. Temer não conseguiu, com Guedes-Bozo só vai piorar.

    2. Andréia Chaieb

      Recuperar a economia não é sinônimo de beneficiar a população como um todo. Precisamos de um governo que olhe para as pessoas e não apenas para o mercado. Se pauperiza a população, retirando direitos e garantias, transfere renda para setores que preferirão o investimento seguro do rentismo, descapitaliza o Estado e depois não sabe por que a economia não cresce. Isso não funcionou em lugar algum do mundo e não funcionará aqui.

    3. marcos teixeira de souza

      O que é um país sem Capital, Andreia? É uma Cuba. Na constituição consta um caminhão de direitos, na vida real falta esparadrapo nos hospitais. Não terá dinheiro para pagar aposentados sem reforma. O Capital não fica em um país sem equilíbrio fiscal.

    4. Andréia Chaieb

      Esse papo de renovação, de jogar no lixo a experiência e coerência de um político sério como o Ciro, é pura manipulação daqueles que enaltecem o Capital acima de tudo. Previdência da Tábata: os ricos acima de tudo e os banqueiros e militares acima de todos!

    5. João Silva

      Para quem não sabe o que é o PDT, sugiro a leitura do seu estatuto, o partido foi fundado pelo Brizola e seu trabalhismo. A pergunta central aqui é: não é que o PDT é contra a reforma é o movimento Agora/RenovaBR que são a favor da reforma, ela presta conta pelo segundo pois a financiou, o partido é apenas uma formalidade, simples assim.

  47. luzan ferrer

    Tabata,parabéns!Você votou a favor do nosso Brasil.Conte conosco!

    Responda
    1. João Silva

      Também acho importante a reforma da previdência, mais o debate aqui é sobre partidos, movimentos e democracia partidária.

  48. luzan ferrer

    Tabata,parabéns!Você votou a favor do nosso Brasil.Conte conosco!

    Responda
  49. Maria Wetzel

    Falta de caráter agora se chama ousadia é?

    Responda
  50. Sergio Dias

    Não basta nascer em comunidade é necessário ter compromisso com os seus. Ouviste o canto da sereia e se aliaste ao ideário neoliberal. O massacre dos trabalhadores só tem sentido para quem absorve tais ideias. Os self-made-man tem muito que aprender. Sem políticas públicas não seriam nada!

    Responda