Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Junte-se aos seus, Deputada, depois que foi eleita não precisa mais ficar carregando aquela bandeira, defendida e ostentado no período eleitoral. Nada como um dia atrás do outro.

    Responda
  2. Sergio Dias

    A esquerda sempre se equivocando. Há muito a direita vem formando jovens pobres para que sejam seus representantes dentro dos extratos mais pobres. São vários os projetos juntos a escolas públicas que recrutam os alunos mais capazes ainda no fundamental, com este objetivo. Muitos destes se deixam levar pelo canto da sereia e se aliam ao ideário neoliberal. São fanfarrões e desconhecem as políticas públicas que os ajudaram a chegar onde estão.

    Responda
    1. MARIA DE LOURDES PEREIRA

      Interessante como há aqui um desprezo pela história bem sucedida da Deputada! E parece só haver vida, inteligência e pauta popular do lado esquerdo! Não lhe ocorre que para pensar o bem estar podemos apenas pensar, sem lados? Que coisa chata e monótona virou o diálogo nesse país!

  3. ADEMIR FERNANDES DE CASTRO

    Deputada suas colocações em nada fortalecem nosso processo democrático já tão frágil e ainda tem força suficiente para nos colocar diante da seguinte questão: uma parlamentar eleita pelo voto direto se diz (suas palavras atestam isto) desacreditada no processo político partidário, É isto que a senhora nos está passando. Sua linha divergente tem que ser debatida dentro da esfera partidária e o processo democrático exige respeitar e seguir o que decidiu, internamente, a maioria dos seus membros!

    Responda
  4. Vera Moreira Figueira

    Caio Milani, vai ler um pouco de Thomas Pikety, particularmente o livro "O Capital no Século XXI" para não dizer bobagens.

    Responda
    1. Caio Milani

      Somos dois então Vera !

    2. Vera Moreira Figueira

      Caio Milani, titulo por título, também sou e fiz mestrado em Ciência Política. Isso não quer dizer nada. Vou parar por aqui. Não tenho saco de discutir com quem não tem argumentos.

    3. Caio Milani

      Não preciso cara Vera , sou cientista político e aqui entre nós você é a leiga .

  5. Marcio Figueiredo

    Só uma pergunta aqui. Se o PDT tivesse fechado questão para votar Sim para a reforma, e a Tabata tivesse votado Não, vocês estariam chamando ela de traidora? Citem que lei que a obriga a votar conforme o partido manda. Se faz parte do estatuto do partido, que a expulsem junto com os outros dissidentes, mas quem sairá perdendo mais é o próprio PDT. Parabéns Tabata, admiro a sua busca pelo fim da polarização. Mas nessa luta você vai ser muito atacada pelos extremistas dos 2 lados.

    Responda
    1. ana maria fontana bernardi

      Caso o PDT tivesse fechado questão a favor da reforma estaríamos chamando o PDT de traidor e não a Tábata.

  6. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Prezada deputada Tábata, tenho seguido sua história e lido suas opiniões, com as quais concordo e, também sou a favor da reforma e acho que a extrema esquerda está sem rumo. Mas infelizmente, da maneira que a reforma ficou, com enormes prejuízos aos mais pobres da iniciativa privada, a srta, que alega trabalhar pela redução das desigualdades, não poderia de maneira alguma votar favoravelmente ao texto. Sinto muito, mas é minha opinião.

    Responda
    1. Wilson Soares Junior

      Você é o exemplo perfeito das amarras nas quais à esquerda está presa e não se oxigena, se mantendo presa aos eternos mantras. Não há milagres, caia na realidade, o Brasil quebrou!

  7. Airton Sérgio de Assis

    A culpa é de Ciro. Não deveria ter patrocinado a entrada de um estranho no ninho. Como a própria deputada diz há inflexibilidade nos extremos, no caso do PDT, a defesa dos trabalhadores. Melhor agora, seria que Lemann criasse seu proprio partido para que seus deputados defendam os interesses do grupo a qual pertence. Empresários, alguns, bilionários.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Marcos, não seja ingênuo. Ao aliviarem para os ricos (como se não bastasse as isenções fiscais, sonegação, etc.) não serão gerados novos empregos. O lucro maior vai para especulação no Mercado Financeiro, simples assim!

    2. Sergio Dias

      O que estamos vendo é uma verdadeira extorsão. O Estado, dizem eles, não pode investir. Criaram a PEC de gastos, em cima disso e dizem que a economia só melhora se apoiarmos as tais reformas. Elas todas caminham para destruir o nosso já combalido Estado do Bem-estar, construído com o sangue, suor e lágrimas de gerações de trabalhadores. É o que resta do fundo público que querem se apoderar agora e depois sepultar o que ainda existe de direitos sociais.

    3. marcos teixeira de souza

      Sem a reforma em breve não haverá trabalhadores para o PDT defender. A reforma é justamente para destravar o país, e criar empregos para esses 40 milhões que , ou estão desempregados ou estão na informalidade.

  8. gabriela loureiro de bonis simoes

    Demorei pra perceber o q parte da esquerda já dizia em relação a tabata. Fiquei feliz de ver uma jovem tão inteligente "brigar" por temas tão sensíveis à sociedade. Hj, a meu ver, tabata disse a q veio. Seu mandato pode acabar hj pq ele só servia pra dar apoio a essa reforma desonesta da previdência. Ainda bem que com a formação q tem pode trabalhar em qq lugar, como ela mesma disse, pq esse voto foi um tiro no pé. Ou quem sabe um bilhete de ida definitiva pro PSDB do Doria. Vai tabata!

    Responda
    1. marcos teixeira de souza

      Pelo jeito vc defende manter 13 milhões de desempregados e outros 30 milhões na informalidade.

  9. FERNANDO AUGUSTO MEDEIROS SILVA

    Continuando, A deputada sabe muito bem que deveria ter lutado para que o partido liberasse a bancada e, em caso de derrota, admitir que não co seguiu mas que continuaria sua luta. Embora convictoa e, em minha opinião, sensata sua posição, não foi correto seu voto. Pior ainda, começo a ver na tentativa de justificá-lo um posicionamento eleitoral pensando em como sua imagem ficará diante da sua atitude.

    Responda
    1. Rafael BO

      Expulsão seria prêmio. Manter no partido, esvaziada, em fritura prolongada. Vale o mesmo para os outros 10.

    2. Caio Milani

      Ok entendi, a expulsem então . Será muito melhor para ela .

  10. Joao Hene Silveira Fahed

    Com todo respeito, a Sra. deveria ter sido candidata por um partido não de rsquerda então . Teria sido mais autêntica com seus eleitores.

    Responda
    1. Joao Hene Silveira Fahed

      O significado figurado de "obtuso " é falta de inteligência, bronco, rude, estúpido. Isto me lembra alguém...

    2. ana maria fontana bernardi

      Caio Milani, você está dizendo impropriedades uma atrás da outra. O PDT nunca foi e nunca será um partido de extrema esquerda. Talvez, possa se dizer que faz parte do campo de esquerda, mas acho mais apropriado classificá-lo de centro esquerda. Você se diz cientista politico ? Acho melhor rever seus conceitos, então.

    3. João Silva

      Para quem não sabe o que é o PDT, sugiro a leitura do seu estatuto.

    4. Caio Milani

      É que ela pensou que o PDT não fosse de extrema-esquerda ; o que na realidade se demonstra ser. Melhor mesmo para ela ir para um partido de centro esquerda não radical e obtuso .

  11. João Silva

    Penso que a questão é, independente desta votação pois teremos outras, o seu alinhamento Tabata esta com o Grupo RenovaBR/Agora que te financiou para estar aonde esta ou com o PDT, o Partido Democrático Trabalhista, fundado por Brizola com o seu 'trabalhismo'? Sugiro a leitura do estatuto do partido, uma solução seria o Agora/RenovaBR se tornar um partido político ou buscar um partido 'flexível' como a Rede, mais honesto seria.

    Responda
    1. marcos teixeira de souza

      Amigo, grande parte da esquerda, e até centro esquerda era financiada por empreiteiras, frigoríficos, bancos... Todos financiadores tem interesses. Não entendo sua colocação.

  12. FERNANDO AUGUSTO MEDEIROS SILVA

    Deputada Tabata, Entendo seu posicionamento, suas bandeiras mas não concordo com esse artigo. Me deixa perplexo também que você cientista política afirme o que disse aqui. Em uma democracia partidária, onde o voto é proporcional, se um partido fecha questão não há espaço para voto divergente, é permitido que a Deputada manifeste sua discordância do partido em plenário, mas o voto que te elegeu é um voto que em última instância é na legenda. Não existe independencia no nosso ordenamento.

    Responda
  13. Margarida Souza

    Não a achei corajosa, e sim uma traidora, partido tem ideologia precisa ser seguida ou cai fora, sou de esquerda votei em Ciro, no primeiro turno, graças! não confiei em você para o meu voto. E os que votei ainda estão me representando muito bem. Você não pensa em futuro nenhum do nosso país muito menos do povo trabalhador , você está pensando em poder, a sua vida está feita não é? Batata traidora.

    Responda
  14. Margarida Souza

    Não a achei corajosa, e sim uma traidora, partido tem ideologia precisa ser seguida ou cai fora, sou de esquerda votei em Ciro, no primeiro turno, graças! não confiei em você para o meu voto. E os que votei ainda estão me representando muito bem. Você não pensa em futuro nenhum do nosso país muito menos do povo trabalhador , você está pensando em poder, a sua vida está feita não é? Batata traidora.

    Responda
  15. vicente oliveira

    Pior que a picaretagem dessa deputada é a tentativa de justificar a picaretagem

    Responda
  16. PAULO ROBERTO HASSE

    Correta a atitude da deputada , pensar primeiro no país é a maior prioridade dos congressistas , acima dos interesses dos partidos . Os eleitores tem que ficar atentos e continuar substituindo os retrógrados , para finalmente haver renovação construtiva neste país .

    Responda
  17. PAULO ROBERTO HASSE

    Correta a atitude da deputada , pensar primeiro no país é a maior prioridade dos congressistas , acima dos interesses dos partidos . Os eleitores tem que ficar atentos e continuar substituindo os retrógrados , para finalmente haver renovação construtiva neste país .

    Responda
  18. PAULO ROBERTO HASSE

    Correta a atitude da deputada , pensar primeiro no país é a maior prioridade dos congressistas , acima dos interesses dos partidos . Os eleitores tem que ficar atentos e continuar substituindo os retrógrados , para finalmente haver renovação construtiva neste país .

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Roberto, vc leu a reforma? Em que aspectos beneficia o país?

  19. Caio Milani

    Tábata , ignore os comentários desses extremistas de esquerda que nada sabem da realidade do Brasil e camuflam a ignorância deles atrás de movimentos monolíticos que acham que dinheiro cai do céu. Bem fez você de agir com consciência exemplar , você representa a esquerda iluminada . Deixe esses mastodontes ignorantes extremistas para trás e dê graças a Deus se o PDT te expulsar . Partidos de centro-esquerda menos arcaicos te esperam de braços abertos .

    Responda
  20. Tito Lotufo

    Lamentável usar o espaço para se fazer de vítima, e defender algo que não é o cerne da questão (porque votou a favor). Poderia de fato ter usado o espaço para defender sua posição, apresentando os argumentos que a levaram a votar a favor desta PEC. A proposta traz sim avanços por um lado, muito tímidos, mas sacrifica gravemente o trabalhador mais humilde. Dizer que estudou e achou melhor, sem argumentos, é o fim da picada.

    Responda
    1. Rafael BO

      Caio canastrão demais...

    2. Caio Milani

      A PEC está disponível online ; vá lá lê-la e entenderá . Os argumentos estão todos lá e não cabem na reportagem .

  21. PAULO CESAR FABRICIO DE PROENÃ A

    Tabata é uma fraude

    Responda
    1. Joabe Souza

      Chamar o PDT de Ciro Gomes de extrema esquerda é até engraçado.

  22. Carlos R N

    Tábata será lembranda como exemplo de uma liderança jovem, que tem coragem de se posicionar com coerência contra posturas equivocadas e ar cai cas. E mostra que, se necessário, deve apoiar reformas estruturantes, independente de imposição partidária, que só é contra por ser oposição. Eu desconhecia Tábata como política, e creio que milhares de brasileiros passaram e passarão a prestar atenção nessa representante de um olhar contemporâneo sobre como fortalecer e apoiar boas iniciativas públicas.

    Responda
    1. Carlos R N

      Marlise e outros, não transformem partidos políticos em donos de verdades absolutas. São um amontoado de oportunistas. Eu voto nulo desde o mensalão do lula. Não acredito em políticos. E saiba q não sou cartesiano, como um ponto fixo em determinadas coordenadas. Eu gosto é de Mário de Andrade, seu Macunaíma, herói sem caráter é exemplar. Macunaíma não era mal caráter. Era sem cabresto, sem caráter imposto. Mutante em função das circunstâncias. Tb penso assim, não preciso de cabresto Viva Tábata

    2. vicente oliveira

      Tbabata será lembrada como a traira .

  23. wilson thomaz

    Essa reforma simplesmente não traz avanço algum, mantém muitos privilégios, mais uma vez, penalizando mais quem menos pode contribuir, além de trazer uma economia irrisória perante o orçamento anual. Gostaria de ver o Congresso discutindo ítens que de fato trouxessem impacto sobre o orçamento e viessem a melhorar, de verdade, as finanças públicas. Porque quando as pessoas cairem em si que isso não adiantou nada x nada, aí sim a coisa vai ficar ruim.

    Responda
  24. Roberto Percinoto

    Tabata, seu voto não pode ser confundido com rebeldia outra outra interpretação. A reforma de Previdência não é do Bolsonaro e nem do Rodrigo Maia. Trata-se de uma necessidade de adequação dos gastos do Estado com esse importante item, que envolve o interesse de milhões de brasileiros. Do jeito que está, o desastre seria a curto prazo com a impossibilidade de pagamentos das aposentadorias e pensões. No caso, o atingidos seriam os mais pobres que dependem exclusivamente dessa fonte de recursos.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Roberto, e pq essa adequação deve cair no lombo dos mais pobres? Num país altamente desigual como o nosso não podemos falar em meritocracia, pq as oportunidades são desiguais. Pq não taxar grandes fortunas (daqueles 2% que detém muito) enfrentar as isenções fiscais e sonegação??

  25. Marcelo Guimarães Freitas

    Prezada Deputada, antes de votar contra a indicação do Partido, vc votou contra seu passado. Esqueceu de onde veio. Esqueceu das dificuldades que a grande maioria das pessoas que vivem nas periferias passam. Quem depositou seu voto em vc está decepcionado e quem não votou está aqui lhe passando açúcar.

    Responda
  26. Keweiton Veloso

    Decepcionado com essa jovem....já está mostrando a que veio

    Responda
  27. Keweiton Veloso

    Decepcionado com essa jovem....já está mostrando a que veio

    Responda
  28. Beatriz R Alvares

    Completando, caso você migrar para algum partido de direita, como o PSDB, terá perdido toda a sua credibilidade. Você será engolfada por este partido e terá de seguir regras muito mais duras. Faça uma mea culpa, converse com os membros do seu partido e não saia, Tabata. Para o PDT a sua saída tambem não será boa. Fique. E tente reverter as pensões das viúvas e viúvos que foram diminuídas, por ocasião do segundo turno.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Quem manda no PSDB atualmente é o Doria. O partido se perdeu no. meio do caminho, após a sua fundação. Está longe de ser um partido de centro esquerda. Na última eleição ou apoiaram Bolsonaro ou se acovardaram e votaram branco ou nulo.

    2. Caio Milani

      O Doria talvez não mas o partido é ; sou filiado ao PSDB desde a sua criação e certamente o PSDB não é um partido de direita ou extrema direita tampouco . É um partido de centro - esquerda .

    3. Cristina Fátima de Moraes

      Ah tá o Dória é muito centro esquerda né!

    4. Caio Milani

      Ah sim , talvez para extremistas de esquerda o PSDB seja de direita , faz sentido .

    5. Caio Milani

      E desde quando o PSDB é de direita ! Acorda santa ignorância . O PSDB é partido de centro com inclinação inclusive mais à esquerda que a direita .

  29. Beatriz R Alvares

    Completando, caso você migrar para algum partido de direita, como o PSDB, terá perdido toda a sua credibilidade. Você será engolfada por este partido e terá de seguir regras muito mais duras. Faça uma mea culpa, converse com os membros do seu partido e não saia, Tabata. Para o PDT a sua saída tambem não será boa. Fique. E tente reverter as pensões das viúvas e viúvos que foram diminuídas, por ocasião do segundo turno.

    Responda
  30. Caio Milani

    Ótimo , se o PDT monolítico não quer se renovar a favor do Brasil então que a expulsem ; não faltará a ela partido para escolher . Tábata é raro exemplo da esquerda consciente ao contrário daqueles que pensam que o Brasil aguentaria sem a devida correção no sistema de previdência assim como fizeram “todos” os países civilizados do mundo inclusive aqueles de governo de centro - esquerda .

    Responda
  31. Vera Moreira Figueira

    Tábata, como estudante de Ciências Políticas, você está cansada de saber que medidas redistributivas tem caráter ideológico sim, principalmente aquelas que afetam a totalidade da população.

    Responda
    1. Caio Milani

      E o que você quer dizer com isso ? Que um sistema de previdência tem viés ideológico ? Ah tá ?! Entendi . E daí ? O sistema previdenciário brasileiro aguentaria até quando se não houvesse uma reforma já ? Acorda !

  32. Vera Moreira Figueira

    Tábata, como estudante de Ciências Políticas, você está cansada de saber que medidas redistributivas tem caráter ideológico sim, principalmente aquelas que afetam a totalidade da população.

    Responda
  33. Jean Marcel Arakawa

    Parabéns, deputada. Superar o sectarismo é necessário para que o Brasil ganhe maturidade política. Fique em seu partido e ajude a reformá-lo. Se não der, pelo menos fica o reconhecimento de que você quis lutar o bom combate. Não fui seu eleitor, mas respeito sua posição.

    Responda
  34. Ana Paula GP Mituite

    Pois bem Tábata. Acho que o choque que provocou não foi pela discidencia ou rebeldia à orientação partidária. Este menor e mais insignificante ponto. Aproveite o seu espaço neste veículo pare explicar o que nela fez você crer ser esta Reforma necessária, já em si questionável pela falta de auditoria da divida, se é justa, por ela afrontar e aprofundar a desigualdade social que você diz ser o mote de seu voto. Apresente estas evidencias, e os contra pontos, que é melhor esta Reforma que outra.

    Responda
  35. Caio Milani

    Ótimo , se o PDT monolítico não quer se renovar a favor do Brasil então que a expulsem ; não faltará a ela partido para escolher . Tábata é raro exemplo da esquerda consciente ao contrário daqueles que pensam que o Brasil aguentaria sem a devida correção no sistema de previdência assim como fizeram “todos” os países civilizados do mundo.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Caio, esse mantra criado na era Tatcher, do "não há alternativas" é um engodo. Pensa um pouco, pq não taxar grandes fortunas (daqueles 2% que detém muito) enfrentar as isenções fiscais e sonegação? E não venha com o papinho de meritocracia num país com oportunidades desiguais como o nosso!

    2. ana maria fontana bernardi

      Quer dizer que para ser esquerda consciente tem que votar a favor da direita e contra os interesses dos trabalhadores??? Quanta estupidez!!! Luta de classes nunca deixará de existir , e usar o criterio de modernidade para avaliação de partidos de esquerda é mais estupidez ainda. A esquerda moderninha deixa aprovar uma lei que ferra com os trabalhadores, em que 84% custo da reforma vai ficar no lombo dos que ganham entre 1000 e 2000 reais? Isso é ser moderno? kkkkkkkkk

    3. Roniere Pereira

      Nem eu e nem o PDT negam a necessidade de uma reforma da previdência. Mas a proposta liberal da escola de Chicago não é a única alternativa. Da forma que você fala, parece que só há um tipo de reforma. Ou seja, a reforma do Bozo é A reforma. Dito isto, rejeitar essa reforma não implica em negar mudanças na aposentadoria.

    4. Caio Milani

      * e a capacidade do Estado em suprir as exigências de manutenção do Estado de bem-estar .... a Previdência nada mais é que um capítulo desse enredo que há de equalizar-se senão morre e ninguém mais recebe nada .

    5. Caio Milani

      O Estado assistencialista , o Welfare State , État Providence , chame-o como quiser precisa de dinheiro para se sustentar . Quando os nobres economistas da extrema esquerda descobrirem isso a vida de todos melhorará . Caso não notaram o Brasil é país capitalista liberal ; não vivemos no socialismo de Estado e as atividades econômicas assim como na França , no Canadá , no Japão , nos Estados Unidos , no México , na Argentina e por aí vai têm que ser balanceadas através da riqueza produzida e

    6. Roniere Pereira

      "esquerda consciente" que adota a visão fiscalista da escola de Chicago? O problema do liberalismo é abstrair a sociedade, desconsiderar particularidades, tratar o povo como número. Esquerda consciente é a que sabe que a alta rotatividade de emprego e alta informalidade dificultam a comprovação do tempo de contribuição; que há lugares no país onde o trabalhador dificilmente alcança aos 65 anos etc.; não a que adota esse economicismo liberal.

  36. Ana Paula GP Mituite

    Pois bem Tábata. Acho que o choque que provocou não foi pela discidencia ou rebeldia à orientação partidária. Este menor e mais insignificante ponto. Aproveite o seu espaço neste veículo pare explicar o que nela fez você crer ser esta Reforma necessária, já em si questionável pela falta de auditoria da divida, se é justa, por ela afrontar e aprofundar a desigualdade social que você diz ser o mote de seu voto. Apresente estas duas evidencias, e os contra pontos, de é melhor esta Reforma que outra

    Responda
  37. LUCILENE PIZOQUERO

    Qual a novidade desses ditos jovens? No caso dela foi votar com o que há de pior na política. Trair decisão partidária tampouco é novidade. A Sra e antiga e deveria ir para o Novo. Essa conversa da pobre que estudou em Harvard tampouco é progressista. Muito pelo contrário. Lamentável.

    Responda
    1. Rafael BO

      Caio, o canastrão...

    2. Caio Milani

      Leio inveja nas entrelinhas de certos comentários ....

  38. Rafael Mendes

    Com esse artigo ela confirma que tem coerência e fidelidade partidária sim, mas não ao que ela foi eleita e sim ao seu movimento pirata infiltrado dentro dos partidos

    Responda
  39. LUCILENE PIZOQUERO

    Qual a novidade desses ditos jovens? No caso dela foi votar com o que há de pior na política. Trair decisão partidária tampouco é novidade. A Sra e antiga e deveria ir para o Novo. Essa conversa da pobre que estudou em Harvard tampouco é progressista. Muito pelo contrário. Lamentável.

    Responda
  40. VIRMONDE COLADEL FILHO

    Chegará o dia em que nós brasileiros daremos valor e elegeremos políticos que pensem realmente no bem do povo e do país, sem amarras ideológicas.

    Responda
  41. Jane Medeiros

    Quando li a trajetória de vida achei interessante. Quando entrou na política e ao dar inúmeras entrevistas sem nunca ter revelado quem a financiou ou apadrinhou achei muito estranho. Por que omitir isto? Achei desonesto. Medo de revelar o perfil de quem a patrocinou? Vejo que a razão do meu estranhamento só se confirmou. Pena!

    Responda
    1. MARIA DE LOURDES PEREIRA

      Todos querem ser ricos e bem sucedidos, mas o-d-e-iam é morem de inveja de quem o é. Difí-cil demais!!!

    2. Caio Milani

      Inveja e ignorância levam a comentários lamentáveis .

  42. VIRMONDE COLADEL FILHO

    Chegará o dia em que nós brasileiros daremos valor e elegeremos políticos que pensem realmente no bem do povo e do país, sem amarras ideológicas.

    Responda
  43. maria rodrigues da silva

    Tabata, perdoe o truísmo, mas um partido, como o próprio nome indica, representa uma parte. o que via de regra está assinalado no programa partidário. no caso do parlamentar, creio que importa saber se tal parte-partido o representa de modo que possa representá-lo no parlamento até mesmo com divergências, mas sem rupturas com as questões de princípios.

    Responda
  44. Beatriz R Alvares

    Tabata, entendo o seu sentimento, porém está reforma foi muito injusta com a população mais pobre. Como exemplo, viúvos e viúvas terão pensões abaixo do salário mínimo. Será que você acha isto bom? Quando os partidos da oposição ficaram contra esta reforma isto ocorreu por terem discordância com vários tópicos contidos nesta reforma . Ela prejudica os mais pobres. Os militares foram preservados. Acho que você teve uma boa intenção mas pecou por inexperiência e ingenuidade.

    Responda
  45. jalber camilo

    Tabata, figuras como Doria e Frota te elogiaram. Partidos como o PSL (q está acabando com o sistema de educação básica e superior) e o PSDB te elogiaram. Instituições representantes da linha dura da ultra-direita como o MBL te elogiaram... se votar com a "consciência" é votar contra as aspirações dos seus eleitores e a favor dessas instituições ideológicas de ultra-direita, de fato vc ñ tem espaço no PDT. A história desse partido ñ condiz com esse seu voto "consciente"!

    Responda
    1. jalber camilo

      "Renovar a favor do Brasil"? de que Brasil vc se refere? Renovar virou uma palavra bonitinha para camuflar a verdadeira intenção desse suposto movimento por "mudança", que nada mais é do que ACABAR COM A PREVIDÊNCIA, e dificultar ao máximo que os trabalhadores tenham o seu direito à aposentadoria. Ao entendermos o verdadeiro sentido dessa tal "renovação", chegaremos a ilustre conclusão de que essa sua renovação é verdadeiramente RETROCESSO.

    2. Caio Milani

      Ótimo , se o PDT monolítico não quer se renovar a favor do Brasil então que a expulsem ; não faltará a ela partido para escolher . Tábata é raro exemplo da esquerda consciente ao contrário daqueles que pensam que o Brasil aguentaria sem a devida correção no sistema de previdência assim como fizeram “todos” os países civilizados do mundo.

  46. Jorge Watanabe

    Tabata, a direita e a esquerda tem que se modernizar. Em geral jovens o fazem. Na política brasileira jovens tem menos a perder. Se você for expulsa do partido, pena, filie-se a outro. Se não for reeleita, paciência, vida que segue. Pense que aos hostis poderia haver uma eleição a cada 20 anos e ai ideologia partidária estaria garantida. Vamos retornar a 88 e tentar entender porque hoje o sistema é assim. Vamos nos olhar no espelho e tentar ver diferenças com a câmara! Será um belo exercício!

    Responda
  47. Paula Vig

    Renovação com Jorge Paulo Lehman, Luciano Hulk e cia não é renovação.

    Responda
  48. jose carlos toledo junior

    Vc ignora infantilmente que a previdência social ou seguridade social é um dos poucos instrumentos institucionais e eficazes de distribuição de renda e que essa reforma economiza concentrando renda. Sua posição não é de ceder para progredir. Suas posições são de direita. Tem um lugar para vc. Partido novo, onde vc pode brincar de justiça social enquanto vota ao contrário

    Responda
  49. Maria Ana Souza Silva

    Parabéns. As pessoas de futuro tem consciência e visão e votam, como você fez, pelo bem estar do nosso país. Surpresa agradá vel ter você na política, representando o futuro sadio desta nação.

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Retórica vazia, as pessoas do futuro não conseguiram se aposentar. Os ricos não se aposentam, pois não precisam. Tábata será mais uma rica. Também não precisará se aposentar. São estes que esta moça prendada pelo mercado representa. Ao povo, não!

  50. Jarbas Vasconcelos

    Tábata porque você não ouviu a Maria Lúcia Fatorelli ou o Eduardo Moreira? Tem tanta gente boa na esquerda com boas saídas para o pais, para além desta reforma que empobrece a sociedade e destrói a previdência dos trabalhadores. Ao invés disso, você preferiu escutar o Dória e sua turma não foi?! Arque às consequência. O povo lembrará de você e não será uma lembrança feliz.

    Responda
    1. Pedro Leon

      Que inveja em migo, vai levar 51 lá na Federal de Curitiba

    2. Pedro Leon

      Boas saídas, EUA, Canadá...kkk

    3. Carlos R N

      Ledo engano! Tábata será lembranda como exemplo de uma liderança jovem, que tem coragem de se posicionar com coerência contra posturas equivocadas. E mostra que, se necessário, deve apoiar reformas estruturantes, independente de imposição partidária, que só é contra por ser oposição. Eu desconhecia Tábata como política, e creio que milhares de brasileiros passaram e passarão a prestar atenção nessa representante de um olhar contemporâneo sobre como fortalecer e apoiar boas iniciativas públicas.