Opinião > Más intenções Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    É um verdadeiro escárnio essa proposta, principalmente com a "qualidade" dos nossos políticos. Esse dinheiro, com certeza, teria muitas outras destinações mais úteis.

    Responda
  2. Fábio Nascimento

    O Editorial começa bem e termina mal. É preciso aprimorar o financiamento público, é preciso baratear as eleições (voto distrital, por exemplo, poderia ajudar), mas jamais deveríamos retroceder ao financiamento por empresas. Isto inclusive contradiz a ideia de conter a influência do poder econômico nas eleições, que o Editorial diz defender. Se a "contenção" desse poder for muito complacente, os problemas gerados por ele retornam.

    Responda
  3. Pedro Cardoso da Costa

    Definitivamente é um escárnio gastar 3 bilhões de reais para irem para o bolso de oligarquias, com o disfarce de lideranças partidárias. A parte que é utilizada na sua "finalidade" é para ludibriar o eleitor, já propositalmente despreparado, com promessas de realizações que nunca serão cumpridas. E a imprensa grita muito só depois que essas aberrações são aprovadas. Quem sabe quanto vai desse dinheiro para publicidade na imprensa?

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Instituições importantes como o MIT, Harvard, Columbia e Yale têm dedicado um grande esforço na tentativa de provar cientificamente a relação entre financiamento empresarial e corrupção no sistema eleitoral Americano. Os resultados demostram claramente que as suposições eram claramente equivocadas. O financiamento privado não aumenta a corrupção, permite maior envolvimento nas campanhas e torna os pleitos mais atraentes. No Brasil o STF mudou o sistema baseado no achismo e no preconceito.

    Responda
    1. Fábio Nascimento

      O financiamento privado não necessariamente aumenta a corrupção, de fato, mas não é esse o ponto. A Lava Jato trouxe um modo como o poder econômico pode corromper o poder político; e há vários outros. Mas a questão central é a de pureza democrática. Se a influência do poder econômico for muito grande, isto tem o efeito de minar o poder político, porque este tende a identificar-se àquele. O poder, numa democracia, deve idealmente ser do povo, não do povo rico.

  5. Herculano JR 70

    As eleições tem q ser financiadas pelo estado, tanto a organização, feita pelo judiciário, nem sei pq, como a propaganda dos candidatos, montante é forma a discutir. Ja q e um evento do estado democrático. Porém partidos como representação são ilegítimos, e verbas pra mante-los aberrações.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.