Educação > Governo corta repasse para educação básica e esvazia programas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexander Barbierato

    Cortar verbas para a educação básica afetando creches e com isto a população carente vai ser prejudicada ainda mais do que já esta atualmente? Não era o discurso do Jair que seria investido mais recursos para a educação básica? Realmente, o Brasil elegeu um obscuro marreco

    Responda
  2. PAULA MERIGO

    Os filhos do presidente eleito e dos ministros deveriam estudar em escolas públicas,como regra e exemplo de inclusão.

    Responda
  3. Alfredo Henrique Ferreira Bittencourt

    As "pessoas do bem" que votaram neste idiota mereciam ganhar uma mamadeira de p.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      E as pessoas-outros 40 milhões,os brancos e nulos-que não queriam a permanência do Império da corrupção e da mentira,a continuidade no poder de um partido que até hoje não se dignou a mudar de nome de PT para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras, você presta que homenagem?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  4. Antônio Carlos de Paula

    Desmonte total! País abismo abaixo.

    Responda
  5. André Rodrigues

    Elegeram o cara, aos gritos e sorrisos, inflamados e agressivos... agora, segurem a pemba.... aos gritos e sorrisos!

    Responda
  6. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    Valeu Tabata Amaral! Agora ninguém mais vai ter as oportunidades de se querer incentivar uma cientista e receber uma deputada entreguista.

    Responda
  7. Jarbas Vasconcelos

    "Em maio, o próprio Bolsonaro disse em entrevista que a etapa educacional seria privilegiada. “A gente não vai cortar recurso por cortar. A ideia é pegar e investir dinheiro na educação básica”, disse". Estelionato eleitoral?

    Responda
  8. RANULFO FELIX JUNIOR

    Me digam, que projeto de país é esse? Para quem e pelo que se está governando? E queriam que a Folha ficasse quieta e não divulgasse? Ela que é culpada?

    Responda
  9. Leticia Ferreira

    É irritante ver como algumas pessoas ainda tentam jogar com "ah mas o PT", "ah mas antes era pior", e outros sub-argumentos para defender o indefensável. Não tem o "ah mas" quando se verifica na prática que esse governo (se é que se pode chamar a isso que esta ai de governo) atua contra o povo. Até agora só vimos medidas que agravam a situação social do país e é disso que se está falando. Em declínio todos os índices que descrevem um país e isso não é ficção e sim a fria realidade

    Responda
  10. Miro Costa

    Foice só não diz uma coisinha que toda família responsável sabe: quando o dinheiro é curto, não pode gastar por conta dos estoques infinitos de vento e das folhas da floresta amazônica.

    Responda
    1. RANULFO FELIX JUNIOR

      Quanto foi o toma lá dá cá com o centrão essa semana? Novo jeito de fazer política?

  11. elias silva

    Estão contentes?

    Responda
    1. Miro Costa

      O problema é que o cara, diferentemente da Dilma, não manda colher dinheiro nas árvores. Muito mau.

  12. Eliane Morosini

    Tomara que todos os bozominions que votaram nesse tosco saibam disso (o que eu duvido, pq brasileiro é alienado). Eta paiseco que só afunda!

    Responda
  13. Aguinaldo Pedro

    Este desgoverno quer a população, a altura do intelecto dele próprio. Ou seja, zeeeeeroooo

    Responda
  14. Augusto João

    É isso aí bozonaros! Quem precisa de educação não é? É melhor colocar as crianças para trabalhar e dar armas para os adultos! Parabéns viu, ótimo voto!

    Responda
  15. Waldo Assahi

    por um lado o desgoverno acentua a precarização da educação de nossas crianças, enquanto por outro lado incentiva a exploração do trabalho infantil. Quem disse que bozo não tem um plano para o país?

    Responda
    1. GUSTAVO MARTINELI MASSOLA

      Considerando que o governo anterior foi destituído (Lula está preso, bbca, Dilma foi impichada e, se quiser acrescentar o Temer, ele também foi preso-solto) e que o atual teve seis meses para mostrar suas prioridades, fica evidente que não há mais qualquer desculpa para o Bozo: sua execução orçamentária mostra que ele quer mais é que pobre se exploda. Bem ao feitio de seu padrinho, Maluf. Brasil: o último que sair, apague a luz

    2. Nelson Vidal Gomes

      E qual era o projeto dos que lhe antecederam?Um país sem reforma agrária,sem justiça tributária,o FGTS com rendimento pífio,a restrição do direito ao Seguro Desemprego,sem justiça tributária,o pobre subsidiando o rico com a hiper-tributaçåo sobre o consumo em benefício do capital e da renda,sem saneamento para os pobres aos quais foi dada comida para se obter votos e não onde fazer cocô,repleto de corrupção e epidemias letais.O da mentira e do efeito manada dos que lhe seguem cegamente.Deus!

  16. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Brasil mostra sua cara. Não me convidaram pra essa festa pobre. Que os homens armaram pra me convencer. A pagar sem ver toda essa droga. Que já vem malhada antes de eu nascer. Cazuza.

    Responda
  17. Evelin Maria de Paula

    Educação, meio ambiente, funai, previdência, mais médico e até o programa nacional de Aids.. Em andamento a PEC do trabalho, q suspende direitos trabalhistas toda vez q desemprego bater 5 milhões... Não é possível que nada atinge os 33% da população brasileira que ainda o apoia..

    Responda
    1. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Por mais erros e corrupção que tenha ocorrido nas administrações do PT, nada se compara à política antissocial deste governo. O pior é que algumas medidas, principalmente as relacionadas ao meio ambiente, trarão danos irreversíveis. Caminhamos a ter um presidente comparado ao que foi Idi Amim Dada no século passado.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Bolsonaro não venceu a eleição,foi o PT que perdeu,com cerca de 100 milhões de votos que o rejeitaram,os em Bolsonaro somados aos brancos e nulos.Foi a mentira de um partido- que até hoje não se dignou a mudar de nome de PT para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras-que foi flagarosamente derrotada.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  18. Odete Borges

    Cadê os deputados e senadores para apresentarem uma PEC "obrigando" o MEC a adotar a Educação como política de Estado e não de governo.Nenhum governo poderia interferir nesta política a não ser que se comprove, empiricamente, que o modelo anterior precise de ajuste, sob pena de sofrer intervenção civil até que se adeque a realidade.Cadê os 308 votos a favor da educação?

    Responda
  19. Pietro Saldanha

    Pra quem não acreditava na concessão do ensino publico, tai o primeiro passo: desidratar, desdenhar e entregar para os lobos famintos... os PCN serão os dogmas militar religiosos... Avante robozinho verde e amarelo!

    Responda
  20. Pietro Saldanha

    Esses infiltrados no MEC visam tão somente gerarem o caos junto À população para se ter a impressão de de abandono. Após o retrocesso, aparecerá as soluções em forma de projetos milagrosos e bem controlados ao Bel prazer dos "crivos" (PCN-PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAL) militar×religioso. Evidentemente, com o "suporte financeiro" dos bancos. Assim será também na previdencia, saúde e segurança: cada um por si e bolzo pela família dele.

    Responda
  21. LUIS CARLOS DA SILVA

    Era uma vez um pais chamado Brasil.

    Responda
  22. Nelson Vidal Gomes

    A reportagem mereceria o conceito de excelente,se tivesse sido transparente o bastante,para explicar-nos se o governo atual faz esses cortes por maldade ou em decorrência da corrupção de governos anteriores.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Está claro que este governo prioriza perdoar dívidas de grandes empresas, latifundiários e bancos, não taxar grandes fortunas, não criar impostos sobre grandes heranças a ter gastos chamados sociais (saúde, educação, previdência social, habitação, saneamento). Não maldade, é princípio de governo. E culpar o PT sobre falhas nestas ações é tentar tapar os olhos para não enxergar que o atual governo não fará nada pelos pobres e irá beneficiar muito os 10% mais ricos.

    2. Paulo Braga

      Acorda robozinho verde e amarelo !

    3. Nelson Vidal Gomes

      Suposto,"suposto","suposto" malfeito de governos anteriores!!!Pronto!Este comentário é auto-explicativo do que queria saber.

    4. Marcelo Bondioli

      SE por maldade se define a ideologia por trás desse "governo", então sim, é pura maldade.

    5. JOSÃ OLIVEIRA

      Você sempre olhando pelo retrovisor, com intenções capciosas de encontrar algum suposto malfeito dos governos anteriores. Nesse caso porém, a resposta é muito simples: os cortes fazem parte do desmanche total da políticas públicas exitosas e, implementadas nos governos anteriores e, nesse caso específico, simplesmente, porque esse desgoverno só tem em mente um objetivo: fazer a privatização completa do Ensino Público, tão bem definido e insculpido na Constituição Federal.

    6. Rafael Mendes

      Pela mais pura maldade e ódios aos pobres! Pronto! Sua perguntinha retórica está devidamente respondida!

  23. Nelson Vidal Gomes

    A reportagem mereceria o conceito de excelente,se tivesse sido transparente o bastante,para explicar-nos se o governo atual faz esses cortes por maldade ou em decorrência da corrupção de governos anteriores.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Rafael Mendes

      Pela mais pura maldade e ódios aos pobres! Pronto! Sua perguntinha retórica está devidamente respondida!

  24. Nelson Vidal Gomes

    A reportagem mereceria o conceito de excelente,se tivesse sido transparente o bastante,para explicar-nos se o governo atual faz esses cortes por maldade ou em decorrência da corrupção de governos anteriores.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Rafael Mendes

      Pela mais pura maldade e ódios aos pobres! Pronto! Sua perguntinha retórica está devidamente respondida!

  25. ADRIANA QUEIROZ

    Mico!

    Responda
  26. noel neves

    As benesses dos gabinetes são mantidas, distribuem bilhões de reais para manter privilégios de poucos na previdência. E tira o "doce" das mãos das criancinhas. Há! faça me o favor! Este governo precisa de uma "Lava a Jato Cerebral!".

    Responda
  27. Rogerio Barletta de Campos

    E ainda tem deputado que quer transferir mais dinheiro público para o famigerado fundo eleitoral. Esse país é realmente um país de desavergonhados ao limite. E os mais atingidos por essa injustiça social são aqueles que votam nesses caras. O político que quiser se candidatar que se vire pra arrumar dinheiro pra campanha, e se for de maneira duvidosa, que vá pra cadeia! Que Deus nos acuda!

    Responda
  28. Hildebrando Teixeira

    Na cabeça de um esquerdista quanto mais se gasta melhor, por que será? Nem desconfio... Certamente eficácia é uma palavra inexistente em seus vocabulários. Considerando a péssima qualidade de nossas escolas talvez fizesse sentido reduzir a carga horária mas se exigindo qualidade, certamente teríamos menos an.alfa-bet.os funcionais.

    Responda
    1. Jorge Silva de Souza

      Então, pela sua lógica, deve-se cortar investimentos do ensino básico, ensino integral e de pesquisas em universidades para que a qualidade seja de excelência. Em algum lugar além de sua mente isso deve fazer sentido.

    2. Gabriela Cristina

      Como que o ensino sobrevive sem verba? Reduzir carga horária. E criança pobre vai ficar onde? Na rua. Cada ideia. Jesus...

    3. Joaquim Salomão

      Eficácia? Só uma mente muito perturbada para defender a precarização da educação pública. Ou um robô.

  29. Samuel Correa Duarte

    É intencional. Faz parte do projeto de desmonte da educação para atender o obscuratismo pentecostal por um lado e os interesses financeiros dos empresários da educação. Os ricos irão pagar suas escolas particulares ou até contratar professores para homeschooling. Escolas confessionais também devem ganhar espaço financiadas por dízimos e isenção de impostos, para dar conta do proselitismo. Os pobres nesse caso são apenas um detalhe. Vão vender balinhas no sinal. Voto tem consequências..

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      E a corrupção acerca da qual muitos dos "indignados" de agora silenciaram,não tem efeito sobre a educação dos pobres?Ou de outra forma, a corrupção não foi intencional,ou ainda foi por uma causa justa,a de atender aos banqueiros com os maiores juros reais do mundo e as empreiteiras com seus negócios superfaturados no Brasil e no exterior,enquanto aqui o trabalhador via o seu FGTS minguar com rendimentos pífios, o direito ao seguro desemprego restringido e o pobre sem ter onde fazer cocô.Deus!

  30. Jô Maria Souza

    Seis meses parados programas como o Mais Alfabetização e Escola Conectada entre outros. O ano letivo ainda não comecou para o MEC. As escolas enfrentando dificuldades e o pessoal "técnico" publicando horóscopo na sua página. É desalentador.

    Responda
  31. Angelica Francesca Maris

    Está havendo um fenômeno estranho. Uma depressão causada pela sensação de impotência de ir contra o que está sendo forçado "goela abaixo". As pessoas estão tão, mas tão decepcionadas com o que está acontecendo que têm o desejo de fechar ouvidos e olhos para não ouvir ou ver mais nada, com o desejo que isso tudo passe logo e sobrevivam. Ou que ignorando os fatos eles deixem de existir. Só que não.

    Responda
  32. Austin Assis Andrade

    Alguém esperava algo diferente? Todos sabemos que atacar o sistema educacional é uma das primeiras medidas de todo governo com tendências ditatoriais.

    Responda
  33. Rodrigo Ribeiro

    O Bolsonaro não ia jogar pesado nisso daí?! Pelo amor de Deus, quem votou nesse cara, ainda acredita nele? Deixem essa paixão para os lulistas e abram os olhos. O Brasil será enterrado vivo.

    Responda
  34. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Uma tragédia este (des) governo! Crianças devem cortar cana, vender bala no sinal ...cortando verbas onde deveria aumentar! Não diria que é o fim pois com este desvairado tudo pode piorar!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      E o que recebemos dos governos anteriores? Eu lhe digo: um país sem reforma agrária, sem justiça tributária, o pobre subsidiano o rico, o trabalhador com restrição do seguro desemprego,o rendimento do FGTS pífio, saúde e educação públicas debilitadas(ver Pisa),com "escolas de lata", um Estado quebrado pelo furto,e um país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em ateus e agnósticos!

    2. Nelson Vidal Gomes

      E o que recebemos dos governos anteriores? Eu lhe digo: um país sem reforma agrária, sem justiça tributária, o pobre subsidiano o rico, o trabalhador com restrição do seguro desemprego,o rendimento do FGTS pífio, saúde e educação públicas debilitadas(ver Pisa),com "escolas de lata", um Estado quebrado pelo furto,e um país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em ateus e agnósticos!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.