João Pereira Coutinho > O Rei Leão é fascista? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Geraldo da Silva

    Todas as tais histórias infantis, ou "histórias para crianças" surgiram completamente diferentes de como são contadas hoje. Com o tempo elas foram se modificando ao saber de cada sociedade, cada tipo de poder dominante etc e tal. Isso é fato. Muitas dessas histórias foram criadas por adultos e destinadas a pessoas adultas. Por ex, os tais "contos de fadas", em sua maioria eram piadas picantes para o deleite de gente grande, amenizadas com o passar do tempo, e hoje viraram coisas infantil.

    Responda
  2. Nara de Carvalho Pavão

    Bem contra o mal porque você ou é zoroastrista ou é judaico-cristão! Rei Leão é a responsabilidade contra a ira, cada uma em seu pathos. Mufasa é Heitor, é Príamo e Skar, primeiro Agamenon, depois Odisseu, depois Aquiles. Simba é Alexandre no início, mas depois volta a ser responsável. E quando morrer, vai pro Hades, ou vira grama, como lhe ensinou o pai.

    Responda
  3. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    Coutinho, vc é ótimo pra comentar filmes da Disney! Tivesse feito isso antes, teria saído mais cedo do anonimato. Realmente, o grau de complexidade de forças e relações políticas do Rei Leão estão bem adequadas a sua capacidade intelectual. Continue assim. Cuidado apenas com seu filho e os amiguinhos, porque logo eles o deixam pra trás. ;)

    Responda
  4. Rotenio Castelo Chaves Filho

    Os comentários do João Pereira Coutinho são sempre pertinentes. A procura de chifres em cabeça de cavalo atingiu as histórias infantis à tempos. Uma idiotice, ou loucura como escreve JPC.

    Responda
  5. Rotenio Castelo Chaves Filho

    Os comentários do João Pereira Coutinho são sempre pertinentes. A procura de chifres em cabeça de cavalo atingiu as histórias infantis à tempos. Uma idiotice, ou loucura como escreve JPC.

    Responda
  6. CLAUDIA ROVERI

    Um dos melhores textos que ja li sobre o mimimi do politicamente correto. Parabéns!

    Responda
  7. Neber Fava

    Sempre achei que as hienas fossem um exército invasor, afinal elas moravam além do cemitério dos elefantes. Me fez pensar quando uma parte das elites se desentendem e pedem ajuda a tropas extrangeiras, como o Scar pede para as hienas.

    Responda
  8. NILSON CARLOS ROCHA

    Brilhante. Vale a pena ser assinante da folha.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Daqui a pouco, se não elogiar o bozo e seu desgoverno, você vai achar que ele é da turma do Reinaldo Azevedo e sair por aí xingando o jornal e o articulista que até ontem era ídolo de vocês.

  9. Jean Marcel Arakawa

    Caro João, essa excessiva ideologização não vem de hoje. Para mostrar que insanidades parecidas são cometidas desde a década de 70, sugiro a leitura de um livreto chamado Para Ler o Pato Donald, de Ariel Dorfman e Armand Mattelart.

    Responda
  10. NELSON PRADO ROCCHI

    Toda a natureza é hierárquica e nós somos simplesmente mais uma espécie animal e é impossível escapar da natureza. Antigamente a hierarquia era estabelecida pela violência bruta baseada na força física, esperteza e capacidade de liderança. Atualmente no capitalismo o dinheiro é o mediador da hierarquia. No socialismo e comunismo abolindo o dinheiro como mediador, novamente a hierarquia é estabelecida pela agressividade direta , liderança e mérito em exercer o poder.

    Responda
  11. Tiago Furtado

    "o meu rapaz perde algum interesse em “O Rei Leão” quando Simba abandona o seu exílio —período em que vive sem regras e sem preocupações— para vingar o pai e reclamar o trono." Olá João! Não pode deixar de vislumbrar o momento em que você passar a história de Tom Sawyer e Huckleberry Finn ao seu menino... Um abraço de um fiel leitor!

    Responda
  12. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Então Coutinho o fato é que "nada é o que parece". Ou você acredita?

    Responda
  13. RODRIGO CARNEIRO LEAO DE MOURA

    Cada coluna de João Pereira Coutinho vale um ano de assinatura da Folha de SP. Inteligência, serenidade, lucidez... qualidades cada vez mais raras. Até nesta Folha.

    Responda
  14. Rogério de Mendonça Lima

    Num é que o escrevinhador, continua imune às phragas ide ológicas, de todos os mathizes, tão em voga no momento. Uma brisa, de ar puro, no meio de tanta fedhentina e imbe cilidhade, à dirheita, à esquherda, de banda, de riba, de travessado, mais pru riba. O autor simplesmente procura ter uma visão da realidade, destacando valores humanos imutáveis, em QQ tempo.

    Responda
  15. José Geraldo

    Nessa linha de comparação não foi abordado o fracasso do reino, quando a suposta minoria (Scar e hienas) assumiram o poder. Scar manipulador de minorias em busca de poder. Hienas militantes preguiçosas esperando o líder dar-lhes o que comer sem que fosse preciso caçar (cenas do filme).

    Responda
  16. Valter Junior

    E conservador, é?

    Responda
  17. Fernando Machado

    Em que pese concordar com o articulista ser um tanto estapafúrdia a tese sobre o viés político-ideológico das histórias infantis, lembro que é inegável o rico conteúdo subjacente aos mitos, desde sempre cultivados pelos humanos, e que muito explicam sobre as culturas respectivas. E suspeito que o medo do articulista de que seu filho seja preguiçoso, na verdade possa ser o medo de uma fagulha anarquista, a lhe contestar a autoridade

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.