Opinião > Fazendo a América menor Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Pedro

    A decadência dos Republicanos é preocupante, nenhuma manifestação contrária aos posicionamentos antitéticos à história do partido feitos por Trump. Ronald Reagan sintetizou a importância dos imigrantes em seu último discurso, imagino o que pensaria dessa fala...

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    A ideia de que foram os imigrantes que fizeram os EUA grande é equivocada e simplória para dizer o mínimo, pois foram vários os fatores que contribuiram. O primeiro e mais importante foi a Constituição e a liberdade que ela protege, somado a um governo representativo e o senso de respeito, generosidade para o povo e o respeito pela verdade no governo. Para um mundo acostumado a governos despóticos, essa foi sem dúvida uma grande inovação. Ajudou também a existência de riquezas naturais.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Cloves, você viu o filme "Gangues de New York"? Neste, os "nativistas" lutavam contra os "estrangeiros", no caso, irlandeses, muitos dos quais desembarcavam e iam direto para a Guerra Civil (1863). Quem eram os "nativistas"? Os descendentes dos imigrantes de mil oitocentos e pouco. Em resumo, os EUA são formados 100% de migrantes ao longo de poucos séculos. Achar que um punhado de "nativos" que fizeram a Constituição no final do século XVIII são os responsáveis por tudo é um disparate!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.