Opinião > Debata-se Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Excelente! É vergonhoso ver ricos usufruindo de um programa feito para aqueles que não poderiam arcar com seus estudos... Equilíbrio, equidade e bom senso já! A iniciativa de financiamento privado já é o inicio de um bom debate acerca desse gde problema... espero que não fique apenas no papel...

    Responda
  2. Hildebrando Teixeira

    Parabéns ao Ministro. As Universidades precisam voltar a servir a sociedade, a quem devem satisfação de cada centavo que gastam, ao invés de existirem por si mesmas como se fosse uma casta de indivíduos superiores ao demais. A tal independência acadêmica é conversa pra boi dormir

    Responda
  3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Mais um falso debate! As Universidades Federais contam com fundações que já fazem articulação com o seror privado, não existe impedimento para que parcerias sejam estabelecidas, o que existe é indisposição de empresários em botar dinheito em pesquisas, inclusive nas básicas, que só acontecem com verba pública. O governo quer é acabar com a gratuidade e desmontar o que temos de melhor na pesquisa do país!

    Responda
  4. Diego Pereira

    Debata-se, sim, mas com a comunidade acadêmica.

    Responda
  5. DANIEL PLECH

    Mais um sóbrio e coerente editorial da Folha. A Universidade tem que andar de mãos dadas com o mercado, mantendo a ciência de que ambos possuem alguns interesses distintos, porém perfeitamente conciliáveis.

    Responda
  6. José Roberto Stedile

    Lamentável ver a Folha defender cobrança nas universidades públicas.

    Responda
  7. Mário Luiz Casaverde Sampaio

    Não há novidade alguma em se estabelecer parceria entre Universidades/Faculdades com iniciativa privada para buscar recursos e financiar pesquisa. Hoje, se não me engano, a captação destes recursos ocorre por meio de Fundações que já existem faz muitos anos. Trocar por OS? Pra quê. Onde consigo a integra do "programa"?

    Responda
  8. Herculano JR 70

    A poucas pesquisas publicas em areas de jaboticabas bras. devem ser feitas em centro de pesquiza longe de univer/s. Sou contra empresas se aproveitarem de suas carissimas, ineficientes e pouco produtivas estruturas validando esse cancer. . Universidades publicas são centros de privilegios e carreirismo, fabricas d papeis na sua maioria inuteis. Ha competencias individuais, ñ perdemos pra ninguem no mundo, mas ñ alinhamento produtivo. A seleção é feita na entrada e ñ na saida.

    Responda
  9. Herculano JR 70

    Univer/s, aberrações criadas por papas na id. media p o 2 filho deserdado da nobreza. Centro de privilegios, eram intocaveis, e devaneio teologicos, d direito, ato do estado, e medicina, mais erudição inutil q ciencia. Hoje diplomas são reserva d mercado de profissão, as guildas, de ma fama, modernas. Alem disso infantilizam o jovens ate 25 anos. Todas as publicas tem q ser vendidas, mas os diplomas ñ mais reserva de mercado. Ninguem deve ser impedido d exercer qq profissão(CF 1824 Art179, P24)

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    Atrair o setor privado para as universidades é bonito no papel, mas complicado na prática. Primeiro porque será preciso mudanças de legislação. Segundo porque as empresas que possuem massa crítica para patrocinar grandes projetos estão anos luz à frente das universidades, principalmente no quesito tecnologia. E falo por experiência própria, pois ao tentar negociar um acordo sobre um projeto de embalagem com uma importante universidade descobri que seus equipamentos eram desatualizados.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.