Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Henrique Augusto de Carvalho

    Basicamente é a epigenética!

    Responda
  2. Herculano JR 70

    Ah, Dr Varella, ñ da pra esquecer a absurda reforma previdenciaria. Sem renda ñ se vive : vegeta. Esse dado q vc apresenta precisa ser mostrado aos srs congressistas q querem aumentar a idade de aposentadoria pra 65 anos: a prevalência de enfermidades crônico-degenerativas aumenta com a idade. Entre nós, o custo é mais alto, porque envelhecemos mal —cerca de 90% dos brasileiros chegam aos 60 anos com pelo menos uma doença crônica.

    Responda
  3. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Muito bom, como sempre. Só uma pergunta: o que significam 28g de álcool traduzidos em cerveja?

    Responda
    1. Gabriel Grici Cascaldi

      Para vc poder comparar, uma lata de cerveja tem de 10 a 12 gramas de álcool puro

    2. Wagner Zeferino Gomes

      As cervejas apresentam, em média, teor alcoólico de 5% em volume. Desta forma, uma lata de cerveja de 350 mL apresenta um volume de 17,5 mL de álcool. Como a densidade do álcool etílico é 0,789g/mL, temos 13,8 g de álcool. Então, 28 g representa a ingestão do conteúdo de duas latas de cerveja.

    3. MARCIA Carvalho

      Tbem tive esta dúvida Alexandre. Fui olhar a garrafa de cerveja e estava lá a porcentagem de álcool contido nela. Foi só fazer a conta.

    4. Barbara Maidel

      Equivale a mais ou menos duas latas ou duas long necks com teor alcoólico de 5%, bem como a 200ml de vinho com teor alcoólico de 14%.

  4. ANGELA BUENO

    Dr. Dráuzio, e o senhor acreditaria se eu te contasse que um perito médico conversa 15 minutos com um senhor de 90 anos, que faz tudo por si mesmo: caminha horas todo dia, não depende de ninguém para cuidar dele, tem problema de surdez e dicção mas apenas toma 5 mg de anlodipino por dia e mais nenhum outro remédio, e o dito perito o " etiqueta" como portador de Alzheimer, e o considera incapaz de conduzir sua vida civil?? - pois é fato!

    Responda
    1. MARCIA Carvalho

      Cara Angela, as relações carnais de certos médicos com a indústria farmacêutica estão literalmente “criando” doentes em todo canto. Fiquemos atentos.

  5. marcio mira

    Parei de fumar há tres anos. Faço natação, musculação e futebol, leio tres livros por mes e tenho uma dieta balanceada, além de beber pouco. Talvez morra de outra forma, mas vou dar trabalho.

    Responda
    1. ANGELA BUENO

      Prezado Marcio, parabéns pelo teu estilo de vida atual! Morrer todos vamos, o importante é se preparar para isto também, pois é um fato inevitável. Poucos, ao longo da vida, podem ter o mesmo estilo de vida a que te dedicas, mesmo desejando, esta é a verdade...basta olhar, nas cidades, as filas de transporte público pelas madrugadas e nos fins de dia, além do trânsito todos os dias nas horas de pico, formadas pela população ativa, no trabalho e no estudo...