Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Joel, você foi extremamente lúcido ao separar a ideia da liberdade econômica e política. Exatamente o que está em curso. Grato!

    Responda
  2. vladimir Micheletti

    "Meo deos", e ele ainda se diz economista e mestrando em filosofia! Haja saco!

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Haja-o também pra tolerar gente tolamente grossa

  3. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    Cada vez mais fã!

    Responda
  4. Andréia Chaieb

    O que esperar de quem enaltece o indivíduo em detrimento do coletivo? E cá estamos, numa sociedade competitiva, egoísta, gananciosa e sem alternativas, como diria Tatcher. Parabéns pelo blá blá blá sem coerência Joel! Na próxima traga exemplos práticos de onde o neoliberalismo não aumentou a desigualdade social (e decorrente violência) e a destruição do meio ambiente!

    Responda
  5. Maria Susana Arrosa

    Não concordo com a opinião expressa na matéria de que o Presidente tem um projeto de poder. Até o momento ele somente tem-se dedicado a DESTRUIR tudo o que el considera benéfico demais para os que não pertencem a elite. Seria este seu PROJETO?

    Responda
  6. José Cardoso

    O pior é que a liderança do presidente é seguida pela maior parte do congresso. Depois que ele defendeu privilegiar os policiais (classe fundamental de qualquer projeto autoritário) quanto às regras de aposentadoria, sua ordem foi obedecida por todos os partidos no congresso, com exceção do partido Novo e alguns gatos pingados dissidentes.

    Responda
  7. Haroldo Silva

    Excelente análise. Parabéns.

    Responda
  8. Amarildo Caetano

    Liberalismo é a lei do mais forte,onde quem pode mais chora menos.Vide a quebra da bolsa de valores de New York em 1929.Se não fosse o estado intervir o csis seria pior.Roosevelt com o New deal recuperou a economia. O estado teve que intervir.Agora temos uma modalidade pior que é o neoliberalismo que só aumenta a desigualdade social no mundo.

    Responda
  9. Ricardo Knudsen

    Assumindo que da Fonseca acredite no q diz, deve explicar pq defende as idades mínimas no RGPS. Devido ao Fator Previdenciário, a ATC aos 55 anos custa menos ao INSS do q a aposentadoria aos 65. Como demonstrou L.E. Afonso*, as ATC não são atuarialmente justas para o aposentado. Se custam menos, o Estado deveria respeitar a liberdade individual, e deixar o cidadão se aposentar qdo quiser. Mas liberais hipócritas vão impor as idades de aposentadoria.* Economia Aplicada, v. 17, n. 4, 2013, p. 667

    Responda
    1. alex soida

      Na verdade, liberais mais ortodoxos (libertarios) defendem a extinção de sistemas previdenciários e recolhimentos compulsórios. Quanto mais mínimo o Estado, melhor. Neoliberais ou a direita mais comportada defendem um orto-estado, que atue forte na regulamentação, inclusive das finanças públicas.

  10. Paulo César de Oliveira

    "Tirania", Joel? Estamos vivendo um período de parlamentarismo branco, com destaque para o poder do Parlamento e do STF. Bolsonaro manda tão pouco que já está vendo a si mesmo como uma Rainha da Inglaterra(na verdade, do Reino Unido).

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Bolsonaro "manda pouco" porque ainda temos instituições - senão estaríamos como Hungria ou Turquia ou mesmo Venezuela - o bolsonarismo não é democrático nem respeita leis ou instituições (Eduardo Bolsonaro mesmo defendeu o fechamento do STF). Mas penso que não há cabimento em compará-lo com Elizabeth II, a rainha é muito mais educada do que nosso presidente!