João Pereira Coutinho > O trem da história Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando se diz que os és.quer-do-patas acham que devem imitar "a dicotomia do populismo de direita, o tal "nós" contra "eles", aà se tem certeza que o articulista se refere a uma esquerda para nós alienÃgena. Certamente ele nunca ouvir falar do petismo, kirchenrismo, peronismo, chavismo, etc, ou finge não ter ouvido...
Análise desvinculada da realidade. "Não é dessa vez que o populismo de direita tem um rival a altura" enquanto, na verdade, só agora, pela primeira vez em décadas, temos uma reação populista de direita capaz de derrubar a hegemonia do populismo de esquerda, que vinha este, absoluto, ditando as verdades e as regras. Estamos apenas no começo e o caminho será ainda muito longo, espero.
Maduro é um populista de esquerda. Precisa dizer algo mais?
O comunismo já virou múmia e a democracia social já está em tremenda derrocada na Europa e USA. Pode sobreviver em paÃses pequenos do norte europeu com pequena população altamente educada. O socialismo das minorias é somente uma piada da esquerda caviar. Aqui no Brasil e vizinhos já vimos que o populismo de esquerda foi um desastre econômico, uma forma de assaltar o Estado e altamente conservador defendendo o imobilismo dos servidores públicos e sindicatos sabujos.
HercÃlio infelizmente o regime vitorioso será como o da China Comunista. Os socialistas oba-oba vão dizer ganhamos, mas o comunismo da China é uma ditadura de direita dirigida por uma Elite altamente competente, forças armadas que mantém a ordem, sem liberdade polÃtica e capitalismo selvagem. Os precursores desse regime foram: Alemanha Nazista e Pinochet no Chile. Compete com o liberalismo e Estado MÃnimo, mas parece que vencerá.
Derrocada social democrata? Acabem com o estado de bem estar social e a Europa vai se afundar em guerras como era antes da mesma. Social democracia nos EUA? Melhor se informar.
Experiências de socialismo real nunca deram certo. O autor nem parece notar que o muro de Berlim caiu há quase 30 anos por ineficiência, não viu que Cuba é indigente, não consegue alimentar a sua população. E a Venezuela do socialismo do século XXI? Ninguém repara que isto não funciona? A China só saiu da fome e miséria quando adotou a econoia de mercado, e só por isto. Falar em esquerda em 2019 dá um sono!
Pelo jeito você não leu nem os dois primeiros parágrafos.
Avaliamos o tecido social, muitas vezes, só pelo retrovisor da história. Podemos estar entrando em uma era, onde pela população excessiva, tecnologia com acesso do conhecimento, não do equipamento, prá poucos, consumo, principalmente de água, um mundo onde teorias e ideologias conhecidas, de nada valerão. O bicho é muito maior que pensadores do passado, pensaram. Teoria ainda não paga imposto.
Na nave, com mais de sete bilhões de viajantes, focando a atual realidade, o mundo tá fora de padrão, de QQ teoria polÃtica pura, modelos completamente atÃpico a tudo conhecido. O exemplo, é a China, com seu capitalismo de estado. É o capitalismo mais "selvhagem" já conhecido. Onde surgiram, e continuam a surgir, os últimos bilionários, com a "livre iniciativa de estado"? Assim temos "ditaduras", na Rússia nos EUA, uma Europa tentando juntar os cacos do que restou do iluminismo. (Continua)
O abandono do "proletariado" pela esquerda fica claro no Brasil pelo lado que ela escolheu na reforma da Previdência: a dos funcionários públicos. Entrevista de hoje de Fabio Giambiagi e a pesquisa Data Folha da mudança na percepção sobre a reforma mostram que a esquerda perdeu o rumo.
Tanto na Europa como nos EUA, temas que são favoritos da esquerda, como imigração, estão sendo usados contra eles por gente como o Donald Trump e seu nacionalismo doentio. Trump acusa os Democratas de exigir para os imigrantes direitos e apoio que às vezes são negados aos próprios Americanos. É lógico que é um argumento falso, mas para o eleitor comum isso causa uma profunda revolta um sentimento de que estão sendo abandonados pelo Estado. Por isso os Democratas estão encurralados.
No caso do Brasil, a corrupção sem limites praticada pelo arremedo de esquerda no poder pavimentou o alegre caminho da direita rumo ao poder.
Talvez na Europa atual seja interessante o termo "populismo de esquerda", aqui não, vide Getúlio e Peron, mesmo Lula e Kirschner.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > O trem da história Voltar
Comente este texto