Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos de Toledo Benassi

    Seu Hélio, tá dando um certo desânimo de vir cá debater. Os argumentos ortodoxos tão muito fraquinhos nem dá para esquentar direito os miolos. Mas é legal notar que a média (essa vac.a falaciosa) da vida está mesmo muito mais complexa. Na minha infância as contas eram telefone, água e luz, pagas através de uma única conta bancária. Hoje, isso virou três móveis voz e dados, internet fixa, energia e gás, contas de banco contas de investimento cartões de crédito programas de milhagem, de descontos.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Nem preciso prosseguir muito embora fosse fácil entupir este segundo comentário. Operacionalizar a vida de modo funcional é uma dezena de vezes mais complexo do que há 40 ou 50 anos. Não afirmo que a vida tenha ficado pior, mas certamente ficou bastante chata: é tanto tempo tirando espinha que pouco sobra para comer o peixe que, ademais, já tá frio, ressecado e sem gosto.

  2. Roberto Freire

    No mundo artístico, que sempre nos chama mais a atenção, a repetição de sobrenomes é impressionante. Principalmente no Brasil.

    Responda
  3. José Cardoso

    A melhoria das condições de vida é subestimada quando se olham dados de renda per capita num prazo longo. Um engenheiro em início de carreira hoje pode até ganhar menos que eu nos anos 80, após correção por índices de preço. Mas eu tinha uma tv tubo de 14" sem canais a cabo, um passat que esquentava fácil, e tinha que esperar alguns dias para verificar que minhas fotos ficaram fora de foco. O pessoal reclama de barriga cheia.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    10 mil anos de historia de sucesso civilizatorio é prova de futuro glorioso. Nao quer dizer q o caminho sera ameno. Lembrando Marx, qto mais eficiente a producao mais rapido as transformacoes sociais pra q a produvao se realize. E inexoravel. Regra geral: a producao empurra o poder de estado (politica e politicos) atrasam. Politicos (poder) sao os problemas ñ a solucao.

    Responda
  5. Paulo César de Oliveira

    A repetição de sobrenomes em carreiras de prestígio não é algo necessariamente ruim e nem sempre indica nepotismo ou injustiças.Filhos de pessoas muito inteligentes ou talentosas têm uma chance maior que a média de também serem inteligentes e/ou talentosas, principalmente se tanto o pai e pai mãe estiverem acima da média. Quatro filhos de Darwin tornaram-se cientistas de destaque pelos seu próprios méritos e o grande Francis Galton era seu primo.

    Responda
    1. FERNANDO SCAVONE

      Da mesma forma, lastimável é a prole da criatura insana que assola o país.

    2. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

      A repetição de nomes denota uma sociedade estratificada, em que a mobilidade social não é sequer aparente, e aponta para um sistema educacional disfuncional e desigual.

    3. Herculano JR 70

      Bem falado!