Opinião > Privatização 2.0 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Laerte Lima

    A atuação do Estado é essencial em suas atividades principais: saúde, educação básica, segurança e regulação. As atividades comerciais são desenvolvidas com maior competência e eficiência pelo setor privado, recolhendo impostos para o setor público. Quanto maior a atuação do poder estatal na economia, menos produtividade, menor eficiência, maiores preços, mais chances de corrupção. Toda vez que privatizamos empresas públicas, foi melhor para a população.

    Responda
    1. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

      Essa sua tese não encontra sustentação diante dos fatos e da dura realidade a que fomos submetidos com a entrega do patrimônio pertencente ao povo brasileiro. Não me diga que está satisfeito com os preços das tarifas de energia (bandeira vermelha), telefonia, pedágios, passagens aéreas (bagagens), combustíveis (entregaram o Pré-Sal) Etc. Estranho, empresários só demonstram interesses por aquilo que o povo construiu com sacrifício e é altamente lucrativo.

  2. Danilo José Martins

    muito lamentavel saber que o jornal apoia estas perdas do patrimonio brasileiro,realmente muito lamentavel.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    A esquerda que sempre defendeu o estatismo, ironicamente foi o causador da privatização de parcelas da Petrobras ao levar a companhia à falência. Além das falcatruas e dos escândalos, contribuiu também para a derrocada da empresa a dispersão de esforços fora da competência e do core business da empresa que é a exploração de petróleo. Uma vez que se livre de atividades como transporte e distribuição a empresa poderá se dedicar com mais foco e eficiência à sua principal atividade.

    Responda
  4. Hercilio Silva

    O jornal podia tentar citar em que lugar do mundo existe competição no setor de petróleo. Digo tentar porque não vai achar isso no setor mais oligopolizado do planeta, ainda não a guerra para controlar o petróleo, aqui só precisou de uns patos para tomar o controle. E qual o risco de bancos e financeiras controlar a produção, gente de fora do setor? No setor ferroviário isso ocorreu, e o grande "ganho" foi a extinção do transporte de passageiros por trem.

    Responda
    1. José Cardoso

      O setor do petróleo inclui o extraído do xisto. Assim como o setor siderúrgico, que há algumas décadas se baseava apenas no minério de ferro, hoje inclui grandes usinas que produzem aço apenas a partir da sucata.

    2. Hercilio Silva

      Ao dar exemplo de competição, um comentário confirma. A competição vem de outras fontes e não do setor de petróleo .

    3. José Cardoso

      Petróleo, apesar de sua aura, é uma mercadoria como as outras. Se não fosse por exemplo as modificações de tecnologia que permitiram a extração em larga escala a partir do xisto nos EUA e Canadá principalmente, o seu preço estaria bem mais alto. Portanto concorrência e oferta e procura estão presentes.

  5. Herculano JR 70

    E preciso exclarecer q privatização tem sido passar monopolio publico pra controle privado sob regulamentação estatal: rodovias, eletricidade, telefonia, etc. O q se faz com Br, parece , é mais que isso: e venda da empresa. Alias, a primeira lei a ser promulgada seria: o estado ñ pode ter nenhum monopolio. Atingiria os de portos e aeroportos, correios, refino, sanemento, coleta de li+xo, transporte de passageiros e muitos outros. E nenhuma empresa ou autarquia.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.