Hélio Schwartsman > Pé de pato, mangalô 3 vezes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Caro colunista, não entendi a frase "Pior, ao menos até a gestão Temer, havia um forte movimento de incorporação ao SUS de todas as espécies de terapias alternativas, incluindo, além da homeopatia, reiki, crenoterapia, reflexoterapia", pois se mesmo que ainda não para todas, há evidências cientÃficas de eficácia e segurança para estas práticas, muitas delas milenares, mesmo do ponto de vista limtiado, cartesiano e reducionista da ciência ocidental contemporânea... informe-se um pouco mais!
Aponte as evidências de "eficácia e segurança" que você alega. Além de incorrer em falácias do apelo à antiguidade e ad hominem. Vocês crentes não suportam ter suas crendices questionadas. Dissonância cognitiva. E ainda manda os outros se informarem.
Homeopatia é pseudo-ciência. Os poucos trabalhos cientÃficos positivos sobre o assunto são antigos, com erros de método como a não consideração do efeito placebo. O mesmo ocorre com a acupuntura. Os estudos mais recentes desbancam claramente esses tratamentos "alternativos", tão placebos quanto aromaterapia, dieta detox e tantas outras bobagens.
Eu acredito piamente na homeopatia. Várias pessoas do meu ciclo de amizades conheceram a cura por meio dessa ciência milenar. O Saci Pererê está aqui do meu lado dizendo que também acredita que a homeopatia vai fazer sua outra perna crescer novamente.
A homeopatia não é milenar! f\oi criada por um medico chamado Samuel Haneman, que perdeu a famÃlia numa epidemia de Cólera. Não tem 200 anos, embora não tenha evoluÃdo em 100 anos!
Infelizmente, como muito bem apontado pelo jornalista, a já comprovada pseudociência continua sendo financiada com dinheiro público. Caso a pessoa decida tratar doenças graves com luzes, aromas ou pêndulos, isso é uma decisão dela, mas não com o dinheiro público!
Infelizmente os conselhos de medicina bancam essa premissa, enquanto boicotam canabidiol e uso terapêutico da canais ( ainda em estudo)... Vai entender!?
A suposta cura por extrato de plantas e flores não é homeopatia e sim fitoterapia. Ademais, a homeopatia não é milenar: foi criada no final do século XVIII pelo médico alemão Samuel Hahnemann. É baseada na máxima: Similar cura similar. As proporções do princÃpio ativo são extremamente pequenas. O que gerou a expressão: em doses homeopáticas.
O comentarista nos faz perguntar onde teria passado suas férias, que voltou tão azedo. Heliocêntrico. De um tapa só quer derrubar evidências milenares. Quem sabe o o cotó e manco presidente lhe ajude
Homeopatia funciona. E muito. Quem não acredita, é simples: não use. Continue se intoxicando com os produtos da milionária indústria farmacêutica, que, inclusive, deve estar por trás de toda essa campanha difamatória. Os povos antigos usam faz séculos extratos de plantas e flores para curar um sem número de doenças. Um pouco mais de estudo faria bem ao jornalista.
Acreditar ou não em determinado tratamento ou pseudociência é escolha pessoal, e que cada um arque com suas crendices e pague do seu bolso seus "tratamentos". Só não é possÃvel e justo que se financie com dinheiro público tratamentos que já foram comprovados cientificamente não funcionar, serem equivalentes a placebo. O jornalista apresentou os trabalhos cientÃficos apresentados por grupos sérios comprovando que a homeopatia não funciona. Mais estudo a você.
Por muio tempo, a homeopatia, apesar de não existirem evidência de que funcione, obteve a leniência de governos para com a prática. Aqui no Brasil a tendência ao misticismo e soluções mágicas levou ao contrário do resto do mundo: cresceu. Se querem usar que usem e paguem, mas a prática é ineficaz em humanos e não tem evidências de funcionamento em animais ( ainda não há dados para determinar a ineficácia por si) Experiência pessoal não é ciência
Acredito em fatos e dados, se não tem comprovação cientÃfica, não quero pagar, chega de conversa mole. Entendo que o Hélio errou na solicitação, a pessoa é a menos indicada para se posicionar sobre qualquer tema sério.
Como leitora assÃdua da Folha fiquei surpresa com esse comentário tão preconceituoso sobre a Homeopatia. De qualquer modo, me acalma saber que todo preconceito é passÃvel de mudança depois do esclarecimento.
Não é preconceito.Se eu pegar um medicamento alopático e dar o mesmo tratamento cientÃfico que o homeopático, pessoas serão fortemente prejudicadas.Samuel Haneman e seus principios esotéricos não funcionam ( a época dos enemas e purgantes até que eram menos lesivos)
Que preconceito? Isso é Ciência. Homeopatia é placebo.
Misturando alhos com bugalhos... O autor da matéria cita diversos métodos alternativos como ineficazes. Parece mais propaganda explicita dos laboratórios, multibilionários!
Cita porque todos são... ineficazes. Citarei um dos poucos que funcionam, como a fitoterapia quando feita apropiadamente.
A homeopatia é o remédio para a hipocondria. Acho que a sua pretensa eficácia está exatamente em não fazer nada e deixar o corpo reagir. É um pouco como as religiões monoteÃstas mais tradicionais: se o indivÃduo é supersticioso, melhor diluir essa superstição num Deus bem abstrato e em rituais moderados.
Não é o que minha mãe relata. Quando da ocorrência da gripe espanhola em São Paulo em 1918. Ela via, algumas vezes, aterrorizada caminhões carregados de cadáveres passando algumas vezes em frente de casa. Enquanto minha avó tratava preventivamente a famÃlia e empregados com homeopatia Murtinho Nobre. Ninguém adoeceu.
A homeopatia era mais eficaz que a medicina da época do suador, do enema e da sangria, porque eram prátias danosas. Na verdade, meu avô ficava alcoolizado para carregar corpos contaminados e não adoeceu!! Meus avós já falecidos me contaram sobre a epidemia.
Ninguém adoeceu em diversas famÃlias. A gripe espanhola não foi a Peste Negra.
Está aà uma questão que precisa ser bem investigada e publicada: a suposta eficácia da homeopatia em animais. Há relatos de que esta eficácia é superior à de tratamentos em humanos.
Relato de alguns casos ou de alguns veterinários não é ciência. Para se testar um medicamento novo se fazem testes em milhares de pessoas ( ou animais), em vários centros no mundo.. Isso nunca foi feito com a homeopatia em humanos e menos ainda em animais. Mas em humanos já se determinou que pessoas tratadas com homeopatia tem evolução similar a do placebo, especialmente se for dado com grande frequência.
Eu sou um defensor dos tratamentos homeopáticos porque já fiz e obtive ótimos resultados. Se for apenas placebo, alguém pode me informar porque o tratamento funciona também em animais, há várias pesquisas que comprovam isso. Para mim é a indústria alopata tentando desqualificar a homeopatia.
No mundo a medicina é regulamentada. O lobby corporativo atraves dela nega medicina o q impede a realização d mercado. Sub produtos são medicina d especialidades e ñ generalista q atenderia 80%- medicina basica- o cancer Sus, e os mal ditos convenios. Nenhum outro profissional de saude pode tocar o monopolio medico: enfermeiras, farmaceuticos e ate veterinarios. Se proibe a auto medicação. So resta ao povo recorrer ao santos e as poções e o faz tanto q obriga o estado a se meter pra bancar.
Apelar a Bolsonaro para expurgar algo que é contestado pela ciência chega a ser hilário. O cara tem um astrólogo como mentor, uma ministra que denuncia lesbianismo num desenho animado, um ministro da educação que não vê utilidade na filosofia nem na sociologia, um chanceler que crê que a terra é plana. Sua ideia pode até surtir efeito contrário, não é não?
Sempre foi óbvio que homeopatia não funciona e não poderia nunca funcionar. Alguns preparados homeopáticos são tão diluÃdos que não contêm nenhuma molécula da substância original.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Pé de pato, mangalô 3 vezes Voltar
Comente este texto