Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adonay Evans

    Escritores ingleses adoram distopias. Anthony Burgess, autor de A Laranja Mecânica, no livro Sementes Malditas, de 1962 discute o ciclo alternado progressismo vs conservadorismo. Sístole vs Diástole da Sociedade, Santo Agostinho vs S Paulo. Pecado vs Virtude. Como esperança, o Parlamento Brasileiro, malgrado seus vícios, assume protagonismo há muito abandonado, na busca do equilíbrio dos extremos, na direção de um arco democrático.

    Responda
  2. Anderson Souza

    Autores comunistas para leitores .... Sempre e eterno "A História da Guerra do Peloponeso". O Terror causado pelo poder total, o objetivo único dos socialismos, a ditadura para transformar as sociedades.

    Responda
  3. Mário Bertini

    Quanto a concepção de ética do último parágrafo, recomendo a leitura do livro da Filósofa Margareth Urban Walker, Moral Understandings, para uma reconceitualização da ética como esse conjunto de movimentos.

    Responda
  4. luiz Filipe Ribeiro Coelho

    Texto sensacional ! Quantos dilemas e desafios ! E tudo se resume na velha frase do Millor, muito bem relembrada: A maior dificuldade do ser humano é escolher o lado pelo qual lutar. Feita a escolha, como se posicionar ética, moral e filosoficamente? Criticar a escolha é abandonar a escolha? A convivência entre escolha e crítica está quase impossível.

    Responda
  5. José Cardoso

    Acho que os EUA não são propriamente uma antítese da Europa. São o que poderia ser uma Europa governada por uma aliança dos povos germânicos, incluindo a Inglaterra, e onde os latinos tivessem um papel subordinado. Isso foi possível porque a polarização tradicional européia entre germânicos x latinos foi substiuída por brancos x não brancos. O termo "latino" nos EUA mescla essa cultura com as população nativas americanas, empurrando-a para o campo "não branco".

    Responda
  6. Juliana Lima Ferreira do Nascimento

    Bem disse Maquiavel a história é cíclica, devemos observar os erros do passado para não repeti-los no futuro.

    Responda