Opinião > Espiral de infâmias Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antônio Carlos de Paula

    Horrível, desqualificado tudo o que não presta! Isso é Bolsonaro. País abismo abaixo.

    Responda
  2. José Manoel Martins

    O tal de Jair foi um mal militar, ; um parlamentar ruim, seu histórico de incapacidade mostra porque é um péssimo presidente.

    Responda
  3. ERATOSTENES ARAUJO

    Está se vencendo o prazo que me dei para pedir o reembolso de minha assinatura da Folha. A cada dia que se passa, solidifica-se cada vez mais a idéia de que comprei gato por lebre.

    Responda
  4. geraldo magela sobrinho

    Felizmente este grande jornal está revendo seus erros e revivendo os seus bons tempos em defesa da democracia.

    Responda
  5. Camila Falcão Almeida

    a Folha como toda grande imprensa é responsável por esse demen te estar na presidência. eu não quero impítima, quero a chapa caçada e eleições canceladas.

    Responda
  6. Danuzio Carneiro

    A imprensa PIG golpista é a mais direta responsável pela chegada deste maluco monstro ao poder.

    Responda
  7. Guilherme F

    Agora que passou a reforma, subitamente os rentistas ficaram indignados com a postura do chorume humano, como se fosse alguma novidade. Ele está dizendo barbaridades do mesmo nível de sempre, mas todo mundo achou tranquilo, desde que ele apoiasse o massacre de pobres.

    Responda
  8. EBANO MACHADO PIACENTINI

    Editorial corajoso, a altura dos acontecimentos. Mas não adianta só o Impeachment, banalizaria ainda mais a República. É preciso um movimento da sociedade, entidades democráticas e imprensa, por uma reforma política. O processo eleitoral deve ser protegido dos fanáticos religiosos e lobistas . Como está, o congresso, em sua maioria, é um espelho macabro de forças quase tão obscuras quanto o próprio Presidente Ditador. É preciso novas eleições, limpas, sem fale news e manipulação em massa.

    Responda
  9. Ulysses Daniel

    Acho impressionante a ausência de debates e de contraposições na maior parte dos meios de imprensa acerca deste governo. A Globo parece que transformou-se em porta-voz do mesmo, entrevistando ministros de Estado sem oferecer um ingrediente tão importante numa democracia que é o contraditório, a pluralidade de idéias. Exalto a Folha por dar espaço redatorial a tantos intelectuais de forma a ajudar nossa sociedade, que parece anestesiada, diante de tantos estapafúrdios...

    Responda
  10. Matheus Teodoro Silva Filho

    Os comentários indevidos do Sr. Presidente não são diferentes do tom da reforma da Previdência: imposta por um grupo de tiranos, a favor dos poderosos e sem se importar com o povo, que é demitido do trabalho aos 50 anos. Propagandas enganosas, deputados recebendo dinheiro para votar, travestido de emenda parlamentar. O povo tem que ver estas coisas e aprender a fazer suas escolhas na eleição. Senão, nunca sairemos das crises. Termina esta, vem logo outra.

    Responda
  11. benjamim picado

    saúdo o editorial, mas ainda cabe perguntar: só perceberam isso tudo agora? aonde se encontravam os editorialistas desta folha nos últimos 27 anos, quando o ocupante do maior posto da tribo dava essas mesmas declarações, numa folha corrida de suas "inclinações" (e haja eufemismo) de invivilidade? seria bom que o conselho editorial do jornal desse uma lida no texto do último domingo de um seus colunistas, antonio prata, pra saber de sua própria cota nessa tragédia.

    Responda
  12. Maria Bethania Malato

    Magnífico. Editorial à altura de um órgão de imprensa que respeita a inteligência e a sensibilidade de seus leitores.

    Responda
  13. Alexandre Miquelino Levanteze

    É isso aí, e a nós cabe a resistência aos desmandos deste déspota, 13/08/2019 é de novo o povo na rua para dizer não a este governo.

    Responda
  14. Beatriz R Alvares

    Vamos ver a reação da população nas manifestações do dia 13 de agosto. Espero que sejam muito expressivas.

    Responda
  15. Fábio Nascimento

    Um editorial histórico.

    Responda
  16. Gilberto Matheus Barros

    Parabéns pelo edital! A imprensa, tão vituperada nesses últimos dias, precisa se manter firme em face do retrocesso, do atraso e do autoritarismo populistas. As instituições, públicas ou privadas, estatais ou não estatais, devem ser resistência, não a pautas econômicas importantes do governo, mas a tudo quanto possa cercear a nossa liberdade.

    Responda
  17. Vera Maria da Costa Dias

    Folha, parabéns pelo editorial. Antes tarde do que nunca. A estas alturas, não interessa mais em quem se votou nas últimas eleições. Ou se apenas se optou pela omissão. Temos que buscar a união dos brasileiros contra essa desgraça pública que se abate sobre todos nós diariamente e ameaça fazer regredir violentamente o país. Também há que zelar por um processo de afastamento desse flagelo ambulante chamado Jair Bolsonaro dentro da democracia, antes que ela seja definitivamente aleijada.

    Responda
  18. Arnaldo Flores

    O Bolsonaro desde sempre demonstrou-se um serial killer dos princípios básicos da civilidade. Mas isso nem mesmo é surpresa. O que assusta é o número de seguidores desse líder da barbárie. É um exercito de selvagens, espumando raiva e vindo em nossa direção sem o menor sentido de humanidade e decência. Definitivamente, assustador.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Correto. E, lamentavelmente, idêntico aos do campo oposto.

    2. VANDERLY CAMPOS

      Eu sempre disse isso também, mesmo durante as eleições: o que me preocupa não é o Bolsonaro e, sim, a impressionante quantidade de zumbis que o apoia. Lamentável...

  19. Said Ahmed

    Os editoriais da Folha sob título "O que a Folha pensa" são invariavelmente escritos em linguagem sonsa e insípida, um robô faria melhor. As opiniões parecem melindrosas e ambígua, parecem querer evitar uma responsabilidade que a imprensa toda tem com a transformação do status quo desde a primeira eleição de Dilma e as manipulações de 2013. Façam uma mea culpa assertiva, ou continuem cavando a própria sepultura.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc está sugerindo que deixem de lado constatações de fatos ?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc está sugerindo que deixem de lado constatações de fatos ?

    3. Marcus Machado

      Ao contrário, penso que a linguagemdo editorial é adequada e elegante. As opinioes são diretas e não há nada de ambíguas nelas. A Folha foi equilibrada e contundente ao mesmo tempo. Direta e eficaz. Só não aceita quem não quer.

  20. Wagner Castro

    É mais que evidente que Bolsonaro se tornou um problema para a democracia pois não tem nenhum apreço por ela. Bolsonaro não teve aptidão para ficar no Exército, um ambiente naturalmente reacionário, muito menos terá para ser Presidente da República. Não tem preparo intelectual, não tem nível moral, não tem empatia social, e não tem equilíbrio mental. A única saída para não se sucederem crises no governo que imobilizam o país é o impeachment de Bolsonaro. Até lá ficamos nesse debate do óbvio ...

    Responda
  21. Lucinio Nones

    Sou contra qualquer ato que vise tirar Bolsonaro do poder. Ele tem que ficar mais tempo. Quero ver ele, primeiro, destruir nosso País. Quero ver hordas de desempregados vagando pelas ruas como zumbis. Quero ver o País ser ridicularizado mundo afora. Quem sabe assim vamos aprender e, da próxima vez, votemos em alguém minimamente preparado para o cargo. A continuar assim, creiam-me, vai ser terra arrasada.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Belíssima teoria estratégica. Parabéns ao comentário anterior. Boa sorte a ambos.

    2. VANDERLY CAMPOS

      Tenho dito isso também! Não sou mais patriota desde que essa horda de selvagens colocou esse estrupício no poder.

  22. Lucinio Nones

    Sou contra qualquer ato que vise tirar Bolsonaro do poder. Ele tem que ficar mais tempo. Quero ver ele, primeiro, destruir nosso País. Quero ver hordas de desempregados vagando pelas ruas como zumbis. Quero ver o País ser ridicularizado mundo afora. Quem sabe assim vamos aprender e, da próxima vez, votemos em alguém minimamente preparado para o cargo. A continuar assim, creiam-me, vai ser terra arrasada.

    Responda
  23. Maria Cenerentola

    Excelente texto. Só faltou mencionar a cruzada que ele faz contra a educação, o principal pilar da democracia. Todos concordam que a educação é essencial num estado democrático de direito, mas infelizmente, tanto a população, quanto os jornais, a tratam como tema secundário.

    Responda
  24. José Renato Sessino Toledo barbosa

    O que há de novidade? Sabiam. Apoiaram. Agora, bater panelas? Agora esse editorial? Já é tarde. Falar em "reforma da previdência"? Essa aberração! Defender e minimizar o que?

    Responda
    1. RAUL GONCALVES DE NETO

      Batemos panelas para tirar uma incompetente que destruiu a economia do país. O certo é novamente bater panelas, agora para tirar esse criminoso do poder.

  25. José Renato Sessino Toledo barbosa

    O que há de novidade? Sabiam. Apoiaram. Agora, bater panelas? Agora esse editorial? Já é tarde. Falar em "reforma da previdência"? Essa aberração! Defender e minimizar o que?

    Responda
  26. Mário Luiz Casaverde Sampaio

    Em parte, a Folha soltou o grito preso na garganta de muitos brasileiros e me incluo dentre eles. Entretanto, reparos merecem ser feitos, dentre eles chamar de infâmia algo que pode ser enquadrado como um crime. Outra questão que merece reparo é a que se refere ao filho Eduardo, por ele indicado para a embaixada no EUA. Sabemos bem que não justifica os deploráveis últimos acontecimentos. Fica parecendo desculpe de menino que quebrou o jarro da sala. Neste ponto, me solidarizo com Antônio Prata.

    Responda
  27. Dirceu Almeida Vieira

    Excelente texto,com clareza,moderaçao e respeito aos fatos.Sou assinante da Folha com orgulho,so poderemos sair desse marasmo ao qual estamos com sobriedade.

    Responda
  28. Dirceu Almeida Vieira

    Excelente texto,com clareza,moderaçao e respeito aos fatos.Sou assinante da Folha com orgulho,so poderemos sair desse marasmo ao qual estamos com sobriedade.

    Responda
  29. Cloves Oliveira

    Não adianta agora ficar pelos cantos chorando o leite derramado. A sociedade tem que fazer a mea culpa e se perguntar o que precisa mudar no sistema para que pessoas como o JMB não cheguem mais a Presidência. Talvez seja hora eliminar a hipocrisia de que todos os brasileiros têm capacidade de eleger um Presidente. Ou vamos continuar fingindo que a ignorância individual pode ser transformada em sabedoria coletiva? Temos que aprender dos erros e corrigir o que está ruim na Constituição.

    Responda
  30. LUCILENE PIZOQUERO

    Vamos bater panela??!!

    Responda
    1. VANDERLY CAMPOS

      Vamos procurar outra coisa para bater, porque é capaz dos bozumbis nos acusarem de plágio por usar o método de protesto deles.

    2. Ney Fernando

      Boa ideia. Funcionou com a Dilma, então vai funcionar com esse maluco também.

  31. LUCILENE PIZOQUERO

    Vamos bater panela??!!

    Responda
  32. Marcos Schettini

    Como tenho dito em comentários que são oportunos seja aquo nesta Folha, seja nas redes sociais, ou se toma, AGORA, uma decisão completa da sociedade para providências urgentes em relação ao Brasil que está sendo construído, ou todos vão para o Inferno. É bom que saibam que o país sob está tutela, está apenas na antessala do inferno. Caminha-se para dor e ranger de dentes. Cada escolha, uma renúncia. Não há meio de diálogo. Chegou-se decisão: ou 8 ou 80.

    Responda
    1. VANDERLY CAMPOS

      Estamos sendo cozinhados igual ao sapo da lenda... Daqui a pouco todo brasileiro vai achar normal essa barbárie e viraremos reféns das hordas infernais.

  33. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

    Parabéns, à Folha. Finalmente...

    Responda
  34. João Pedro Sousa

    Excelente editorial! É muito bo-ça-li-da-de dessa criatura...

    Responda
  35. Daniel Bovo

    Finalmente um texto à altura dos acontecimentos. Aprecio muito o jornalismo que expõe com clareza a realidade dos fatos, com opinião honesta. Uma leitura que todo brasileiro deveria fazer e se orientar. Não acredito em polaridade e a ignorância não é desculpa. Não podemos ficar reféns de ninguém no poder, somos maiores do que isso.

    Responda
  36. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Vejo que, em nome de um pragmatismo econômico, agora travestido na reforma previdenciária - necessária mas cujo preço será pago pelos de sempre - a elite econômica continuará bancando a manutenção deste indivíduo sem um mínimo de senso civilizatório. O cargo de presidente está voltando aceleradamente para a mediocridade da idade média.

    Responda
    1. maria gouvea

      A entrevista do presidente do Itaú é exemplar neste sentido. Do alto dos que faturam com a crise, naturaliza Bolsonaro e os 13 milhões de desempregados. Que se dane o pais, desde que seus lucros astronômicos contineum

    2. Thiago de Castro Gomes

      É exatamente isso que mais me choca. Isso me choca mil vezes mais do que o próprio teratoma que colocaram no Planalto.

    3. Thiago de Castro Gomes

      É exatamente isso que mais me choca. Isso me choca mil vezes mais do que o próprio teratoma que colocaram no Planalto.

    4. Felipe Araújo Braga

      Meu amigo não quero ofender nem ser prepotente, mas te digo como estudante de História que isso é um mito sobre a Idade Média: existiram Reis e papas excelentes, cultos e ponderados. Bolsonaro não está sequer aos pés de Ãtila, Gêngis Khan e dos vikings, é um destemperado ignorante com poder nas mãos apenas!

  37. ADRIANA QUEIROZ

    Excelente editorial.O impeachment virá, mas somente a aprovação da deforma da previdência pelo Senado.

    Responda
  38. Ruy Luís de Araújo Araújo

    Aplausos ao excelente editorial! A Folha tradicionalmente não vacila em criticar poderosos e governos de plantão, fazendo-o sempre (como agora) com independência, coragem e com os olhos na lei e no direito. Essa linha editorial, pela riqueza dos fundamentos, previne, preenche lacuna nas instituições e interpreta com justiça o sentimento patriótico de muitos dos seus leitores.

    Responda
  39. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    #Interdiçãojá! Este sujeito não tem a menor condição de liderar um País! Baixo clero e um perigo ao Estado Democrático de Direito!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Baixo clero é um perigo para qualquer coisa.

  40. helio cazelli

    Bolsonaro não tem a mínima condição de liderar um País com inúmeros problemas sociais e econômicos como o Brasil. Só destila ódio e preconceito....

    Responda
  41. Elizabete Oliveira

    Parabéns à Folha de São Paulo por liderar mais uma luta pelo retorno do Estado de direito no Brasil. A palavra não é impeachment, é interdição para tratamento.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Pela ordem: primeiro o impeachment, depois a interdição e internação para tratamento.

  42. niemeyer franco

    Vamos tomar providências políticas, ou esperar que caia mais um avião?

    Responda
  43. Adonay Evans

    Em braçadas vigorosas e decididas, nada o presidente em direção ao Impeachment. Por muito menos caíram Collor e Dilma. Não agride diuturnamente apenas a esse ou àquele. Agride à Constituição e à Nação.

    Responda
    1. Adonay Evans

      Uma das últimas proezas, superada pelas demais, a bofetada no super ministro francês, fundamental interlocutor no acordo Europa Mercosul, desmarcando o encontro uma hora antes para ir cortar o cabelo. Adélio Bispo aguarda ansioso, em seu manicômio, a breve e ilustre companhia.

  44. luiz lima

    Editorial extremamente realista e esclarecedor do quem tem sido um desgoverno indigno da sociedade brasileira. Faltou apenas dizer que isso é o resultado das agressões sistemáticas ao Estado Democrático de Direito violentado, pasmem , pela Lava Jato e chancelado por membros do Judiciário, inclusive do STF( nas digitais de Barroso, Fachin, Fux , Carmem Lúcia e Rosa Weber). A imprensa ajudou a dourar a pílula dessa monstruosidade. É hora da mea culpa. É uma ótima lição. Aprendamos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Causas e efeitos sistêmicos. Não atribua a isso ponto de partida em Lava Jato e etc. Dedique-se ao seu 'aprendamos'.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.