Hélio Schwartsman > Democracia ameaçada? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acima desse brucutu desqualificado está a constituição! A sociedade não permitirá retrocesso em nossa democracia.
Ao contrário da média dos comentários percebo que Bolsonaro salvou a democracia brasileira, democracia precisa de alternância, um projeto liberal-conservador, depois desses infinitos governos socialistas-fascistas ( De Getúlio atá agora, a República Velha foi muito ruim mesmo com o resultado indefinido do Império e aqui ficam fora.) . Não existe possibilidade de negar que o governo anterior - PT - foi baseado em um projeto de dominação da polÃtica, um projeto totalitário.
Mais uma vez preciso e agudo.
Suponhamos que você tenha razão!!! Caia na real os tempos mudaram...a democracia esta viva como nunca. O que não acaba é o pensamento arcaico e cheio de suposições. Proponho que comente os fatos e atos não as suposições...que você mesmo sabe: está distorcendo a realidade vivida pelo cidadão brasileiro.
Felizmente o congresso e o STF acordaram. A ameaça existe sim. Prova disso é a indicação de seu filho como embaixador em Washington passando por cima do Itamaraty. E varias outras medidas que felizmente têm sido barradas pelo Congresso ou pelo STF. O pior cego é aquele que não quer ver, como os fanáticos por Bolsonaro. Um bocado deles acredita em papai Noel.
Ô Sr. Hélio, sabemos de sua competência, para escrevinhar bons artigos. A pergunta é: Tás sem assunto? Fase criativa difÃcil? A pergunta é motivada pelo cansaço do tema, sobre os riscos à nossa democracia. O tema já cansou, torrou a paciência. Não se pode mais, ser levado a sério tal tema, por articulistas respeitados como és. O tema só interessa aos membros do grupo: Quanto phior, melhor.
A democracia no Brasil não está ameaçada, o alto comando das forças armadas não apoiaria um regime ditatorial comandado por Bolsonaro, e sem o apoio deste nenhum governo se impõe, a não ser pelas urnas. Mesmo que a economia voltasse a crescer, depois das aprovações das reformas, Bolsonaro não conseguiria impor um governo ditatorial, e com o monte de besteiras que anda falando, só seria reeleito se fosse ao segundo turno contra um candidato fantoche do presidiário de Curitiba, como no ano passado
talvez ele ganhe pelo cansaço
Análise conflitante entre o inÃcio e o final.
Conflitante é o nome que se deve dar à situação em que ficam os cérebros de pessoas normais quando tentam entender a maneira ridÃcula com que como os bolsonaristas distorcem os fatos.
Apesar da análise fazer sentido, é bom lembrar que análises cheias de sentido também foram feitas antes das eleições, e essas chegavam sempre à conclusão que Bolsonaro não seria eleito. Por esse motivo, não consigo aceitar mais as conclusões dessas análises cheias de sentido vindas de mentes cheias de informação e bom senso. Elas não necessariamente funcionam.
Quero sugerir ao Jornalista Hélio, a quem aprecio, que se interessasse por matérias que analisassem o comportamento, a forma de constituição e o papel do STF, principalmente, sua contribuição para o controle do nosso grande problema que é a corrupção.
Concordo. No modelo de ditadores atuais, que não usam golpes escancarados de força bruta, é preciso um razoável apoio popular, o que é difÃcil com alto desemprego, Senão não ganha uma queda de braço com congresso e STF.
É isso. O ponto a favor é que enquanto o paÃs estiver flutuando na incerteza de um presidente desconexo, a democracia perdura.
A verdadeira Democracia não é esse aumento da pobreza e mazelas que vemos por todos os cantos.
A análise do colunista é deveras imprecisa. A ascensão ao poder e a transformação de um populista em ditador não pressupõe necessariamente estabilização da economia. A Alemanha pós primeira guerra, por exemplo, estava em um desastroso fiasco econômico. O número de zeros acrescentados nos números da moeda era infindável. As pessoas iam às compras levando as moedas em carros de mão. Surgiu Hi.tler como salvador, como falou logo abaixo Herculano Jr, prometendo o sonho alemão, a supremacia r...
O colunista pergunta se a democracia está ameaçada, para concluir q está segura nos próximos 2 ou 3 anos. Como se isso fosse reconfortante. Lembra-me um amigo gozador, q nas festas de aniversário dizia ao homenageado: ‘’Parabéns, espero q esta data se repita ainda por uns dois ou tres anos...’’.
Estamos deixando essa cobra criar asas! Em tempo algum vivenciamos um comportamento tão sem noção de qualquer coisa como a desse ignorante que nos preside, sem qualquer reação seja institucional ou insurrecional!
A Dilma perto do Bozo seria uma intelectual. A Dilma é uma democrata que em momento algum tentou interferir no trabalho da PF, do MPF ou de qualquer outra instituição brasileira. Sempre respeitou a todos, inclusive à oposição.
Marcos Ramos o Bolsonaro é inclassificável e incomparável em ignorância e ameaça à democracia! Até o demônio anda preocupado com a competição!
A Dilma também era bem sem noção. Passamos por ela e passaremos pelo Bozo. Somos brasileiros e governantes ruins é nossa especialidade.
Hobbes, no sec 17, descobriu q o poder ñ vem de deuses e nem esta no poderoso, o rei. Era dado por nós, o povo. E abdicamos poder , principal/e, pagando imposto, e a democracia deveria limita-lo. Mas, todos a quem abdicamos poder querem ser ditador, seja polido como Alckmin, ou escrachado como JMB, acham q o povo atrapalha. E ditadores se formam, sim depois de haver sucesso economico, ou qdo a economia vai mal como vivemos. Num caso o povo quer continuar o q é bom e no outro um salvador
De toda forma temos que estar vigilantes. A fala autoritária é danosa para o paÃs. O próprio presidente atrapalha a economia, mas suas falas populistas inflamam os radicais, ao que tudo indica, o elegeram para isso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Democracia ameaçada? Voltar
Comente este texto