Djamila Ribeiro > (Re)conhecendo a Amazônia negra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Melhor falar da presença dos descendentes de africanos na Amazônia. Até porque a cor real da pele varia conforme o grau de mestiçagem. Quando se fala por exemplo dos descendentes de japoneses não se fala em "olhos puxados paulistas".

    Responda
    1. Rodolfo Maia

      jesuis..............

  2. Gustavo Lima

    A Amazônia foi desde os primeiros anos da colonização reduto de africanos fugidos da escravidão. Eles se aquilombavam com indígenas, marinheiros desertores e brancos pobres. Dizer que a ocupação da região pelos negros, ainda que circunscrevendo a Rondônia, ocorreu apenas no século XVIII é escamotear o que veio antes, algo que o texto, em tese, diz não fazer.

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    Pena que poucos mortais poderão ver esta exposição. E como você disse - Pensar uma Amazônia negra ainda é algo distante para muitas pessoas.- Mas, os estudos avançam, por exemplo, no Dicionário da Escravidão Negra no Brasil, constam dois verbetes: Amazonas, movimento abolicionista e Amazônia, A escravidão na. E no recém lançado Dicionário da escravidão e liberdade, existe o interessante verbete: A Amazônia escravista.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.