Demétrio Magnoli > O espelho não mente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O artigo seria muito mais esclarecedor e útil se o autor fosse menos desonesto intelectualmente, se fosse menos senso comum e mais intelectivo nas suas análises. Faz comparações reducionistas afim de deixar marcada sua magoa e não seu entendimento crÃtico. Isso é trágico vindo de um "intelectual".
O PT se defende, organicamente, entre os comentários. E acaba oferecendo o exemplo que faltava para quem ainda não conseguiu compreender a clareza do artigo. Interessante que os petistas chegam a propor padrões de medida, para encontrar diferenças: "o Bolsonaro foi muito mais violento que nós." Nem precisa entrar no mérito desse absurdo para perceber que a contestação é o próprio atestado da veracidade do que diz o Articulista.
Eis a crônica de um tucano.
Jair Bolsonaro é Presidente da República. Quem é Mônica Valente? Foi Presidente do Brasil? A comparação é esdrúxula. Cabe ao colunista listar objetivamente quais foram os atos autoritários efetivos do PT em 13 anos no poder e fazer o mesmo em relação ao atual governo para que a comparação faça o mÃnimo sentido. E adianto que a diferença será abissal. E isto não é, de forma alguma, um elogio ao PT.
Não existe paralelo entre os governos do PT e governos anti democráticos. O PT pode ter errado o discurso, mas fortaleceu as instituições democráticas. Por isso, erra feio ao apoiar Maduro. O paralelo, fora do campo discursivo, não procede.
Que paralelo esdrúxulo e vomo forçou a barra para estabelecer uma comparação entre o PT e Bolsonaro. Bastava assumir publicamente " odeio o PT:". E a gente achando que louco é só Bolsonaro.
...Os populismos nascem no Chão da Democracia, pelo Voto Popular, mas desencadeiam Insurreições Autoritárias que almejam destruÃ-la. 'Nós' contra 'Eles': o 'Inimigo do Povo', na narrativa do PT, converte-se no 'Inimigo da Pátria', na versão de Bolsonaro. Quem não recordou, ao ouvir Bolsonaro sobre Glenn Greenwald, as palavras de Lula sobre Larry Rohter? De uma Pulsão Exterminista à outra, giramos em cÃrculos sem sair do lugar...***Resumo da Ópera: Mais do Mesmo!
Perfeito!!!
"As celebrações paralelas do terror de Estado —a do PT, em Caracas; a de Bolsonaro, em BrasÃlia— explicitam projetos polÃticos simétricos. Inimigos-irmãos, eles se merecem. Nós os merecemos?" Quer dizer que o suposto terror de Estado (sic) "instaurado" na Venezuela é uma obra que tem no mÃnimo a co-autoria do PT, segundo deixa transparecer o "articulista", que em todo o seu texto dá, como diz a antiga parêmia, "uma no cravo, outra na ferradura", para posar de isento. "IsentÃssimo"!
não li e não vou ler e aconselho que os sensatos parem de ler, pois é um a mais a se juntar a tal janaina, aquela de direito internacional, ao cara que é doutor em climatologia e diz que não existe aquecimento global, é grupo de horror. Criam narrativas sem lógicas e sem base, para conseguir leitores, colocam o PT no meio. o PT saiu e até agora fingem que não sabem. Não precisa ler é só olhar a cara do sujeito.
Magnoli é Dória 2022.
Demétrio, você está louco?
O bom para o jornalista mediocre do Magnoli é o PSDB , Geraldo Alckmin, o novo do Amoedo.... Vai catar coquimho jornalista de seugunda , o que interessa a voces o povo sabe bem o que é , a caa dia fica mais claro no Brasil o que a imprensa é e o que ela defende , com raras exceçoes logicamente, como o Glenn do Intercept,.
A minha questão é: porque Demétrio Magnoli se faz passar por ignorante ao fazer a absurda comparação entre Bolsonaro e o PT, e insinuar que o PT é “extrema esquerda”. A quem interessa essa confusão interpretativa? A quem interessa essa simulação a-histórica de ignorância?
Concordo em parte. O articulista joga luz igual para situações diferentes. Sim o PT radical se parece muito com os bolsonaristas de plantão mas há excessos e ilegalidades que este articulista teima em não falar! Moro, o menino do MP, Flávio, Queiróz, Eduardo embaixador....
Monica Valente é o PT (não a conheço)? Ou, mais longe ainda, é a esquerda? Mujica fala que a Venezuela é ditadura e ainda é pouco? Foi a partir de um relatório de Bachellet, também de esquerda (!). Magnoli é anti-petista e o anti-petismo (e os nulos) colocaram Bozo aÃ. Magnoli trata desiguais como iguais. É pra fugir da responsabilidade pelo Bozo? ;)
Discurso velho e batido de ser solução contra os extremismos...
Demétrio Magnoli, como sempre, reflete a luz de sensatez. Neste excelente artigo, mostra que "pulamos" de um extremismo à outro, sem sairmos do lugar. Extrema esquerda e extrema direita são faces da mesma moeda.
...Pepe Mujica descobriu que o regime de Maduro “é uma Ditadura, nada além disso”. O raio esclarecedor tocou-o, finalmente, com a Publicação do Relatório da ex-pr. chilena M. Bachelet, alta comissária da ONU para Direitos Humanos, que descreve as Prisões Arbitrárias, as Torturas e os Assassinatos extrajudiciais cometidos sistematicamente na Venezuela...***Precisam Criar uma Comissão Arns de Direita na Venezuela! Rararaaaaáááá!
A coluna é tão certeira que os comentários a endossam. Um monte de gente incomodada ao enxergar o seu reflexo no espelho.
É difÃcil ler um texto com tanta desonestidade. Sinto vergonha alheia. O professor deveria dar o braço a torcer, ter coerência e um pouco de humildade e respeitar a História e os fatos acima dessa vaidade inescrupulosa, e reconhecer que a Democracia, durante os 13 anos de coligação de centro-esquerda, nunca funcionou com tamanha pujança. O que ficou constatado é que as instituições não souberam usá-la. E deu no que deu.
Como sempre, os comentaristas DCM abaixo furibundos por a) terem as verdades expostas e b) serem comparados ao governo atual. PT é o responsável pelo Bolsonaro, ao dobrar a aposta no nos x eles e destruirem os partidos de centro. Resultado, empurraram todo mundo para a situação atual. Não reclamem.
Comparacao incabivel. Este governo trabalha arduamente para cancelar conquistas historicas conseguidas nas ultimas decadas. Traz de volta aquele clima sombrio vivido nos anos 60 e 70. não estranhe se aparecerem o "esquadrão da morte" do Delegado Fleury e o "TFP" que desfilava em grupos pelas ruas, ostentando estandarte e faixas homofobicas, xenofobas e gritando palavras de ordem contra a esquerda.
O colunista em sua longa e dolorosa caminhada de encontro com a realidade. Após anos iludido com o antipetismo tem dificuldade em aceitar que lhe sobrou o papel de se opor ao obscurantismo. PT foi plural no governo, a ponto de nomear e deixar agir quem lhe condenou. Mujica deu os fatos, Maduro é ditador, Guaidó fantoche americano.
Este governo trabalha arduamente para cancelar conquistas historicas conseguidas nas ultimas decadas. Traz de volta aquele clima sombrio vivido nos anos 60 e 70. não estranhe se aparecerem o "esquadrão da morte" do Delegado Fleury e o "TFP" que desfilava em grupos pelas ruas, ostentando estandarte e faixas homofobicas, xenofobas e gritando palavras de ordem contra a esquerda.
Artigo irremediavelmente verdadeiro. Não à toa, o bolsonarismo não sobrevive sem o lula-petismo.
A comparação é bastante despropositada e certamente desproporcional. Comparar um indivÃduo com uma legenda genérica "PT" não é adequado. Equivaler Bolsonaro a Lula não é cabÃvel, nem histórica nem factualmente. CrÃticas podem e devem ser feitas ao PT e a Lula, mas espelhar essa tragédia por que passa o paÃs ao perÃodo de governo do PT não é nem mesmo lógico.
...deve estabelecer um filtro para os discursos das diversas correntes internas do próprio partido para, só então, se expressar. O pt governou por 14 anos e ñ se tem notÃcias de q o pt ñ conversava com os demais partidos( ao contrário, conversou até demais com certos partidos) nem de q tentou instalar uma filhocracia no poder, ou mesmo de ter espancado os dados cientÃficos em nome de um viés ideológico.
O colunista comete um erro crasso ao fazer a comparação entre os 14 anos de governo do pt com os sete meses de desgoverno Bolsonaro. Apenas para ficar em um ponto: O colunista tenta igualar a fala de um PRESIDENTE DA REPÚBLICA com a de uma representante de um partido polÃtico que foi governo. Nada mais absurdo! Sabemos que, mesmo no interior dos partidos polÃticos, há espectros dos mais radicais ao mais moderados. A. Questão é q o mandatário da nação...
Um texto memorável e uma pergunta que incomoda e ainda perdurará por longo tempo dada a nossa histórica capacidade de procrastinação.
Não é fácil colocar as duas posturas como tão iguais, jáo que os projetos de poder e as formas de intervenção polÃtica são bastante diferentes. O tipo de apologia do "asqueroso" é bem claro com relação ao objetivo pretendido: a institucionalização de uma ditadura fascista. O "cheque em branco", assinado pelos 57,8 milhões de eleitores, deu-lhe asas à imaginação. Assim, diz o que diz, faz o que faz. Com todas as barbaridades defendidas por ele, a chave do problema pode estar em seus eleitores.
A comparação entre o autoritarismo insano determinado como uma guerra ideolögica ao marxismo global com ações polÃticas do PT é desabida. O Pt nunca falou em metralhar opositores e seus eleitores, nunca indicou filhos a cargos de embaixadores, nunca atacou a ciência e ideologias contrárias em univesidades, nunca vangloriaram guerilheiros Lamarca, nunca deram medalhas de honra a desqualificados, nunca desdenharam de v+timas de terroristas denwl esquerda na ditadura. Comparaçao tosca
São faces da mesma moeda, eles "se merecem" junto com quem são seus eleitores, mas existem outros que não "os merecem" e pagam pela moeda. Como evitar ilusão por redes sociais e discurso eleitoreiro?
Comparar os 14 anos do governo do PT com os 7 meses de atentados contra a Constituição pelo governo de morte de Bolsonaro é no mÃnimo , para ficar no campo da gentileza, insensatez.
Esperemos, pois, os pfóximos 13 anos e 5 meses. Pois eles virão.
Compartilho dos mesmos pontos de vista do autor. Por esse motivo, anulei meu voto para presidente no segundo turno das últimas eleições. Também o considero asqueroso. Tenho náuseas quando escuto ou leio as suas mentiras, disparates e agressões.
Parabéns. É um totalitário. Quer um charuto?
Texto de uma lucidez escruciante. Pena que as partes citadas estão preocupadas com suas próprias verdades.
Num impressionante exercÃcio de retórica o jornalista tenta implicar o PT nas ações criminosas de um celerado que ele ajudou a colocar no poder.
Optar pelos extremos se torna fácil pela sua nÃtida visibilidade. Optar pelo equilÃbrio com decisões tomadas pelo profundo, constante e cambiante pensamento não é para uma sociedade preocupada com seu umbigo, os boletos, a cerveja e a lacração de simulacros.
Cirúrgico o texto. Duas faces da mesma moeda. Moeda esta, extremamente cara para todos nós.
Os comentários aqui presentes somente corroboram o q Demétrio disse. Perfeito!!! Bozos e petralhas se merecem... Vergonha alheia desse povo.
Este articulista, o Reinaldo Azevedo e tantos outros, que a seu tempo, servindo a seus senhores, flagelaram sem trégua, a única experiência de governo voltada para os desamparados do Estado, hoje querem se distanciar do monstro voraz que ajudaram a montar. Não tem consistência no que falam, pois não têm, "história" coerente a avalizar o que dizem. São profissionais do discurso: quem da mais. Esta aliás, é o resto da fala que lhes sobrou, diante da aporia em que se meteram. Têm que arrastar o PT
Demétrio tenta igualar o Bozo e o PT, a extrema direita com a centro esquerda, como se ambos fossem autoritários e torturadores. Mas faltou o pingo no i. As ditaduras no Brasil são sempre de direita. SEMPRE. Foram 13 anos de governo do PT sem nenhuma ameaça às instituições ou à democracia. Dilma respeitou até os camisas amarelas odiosos. Iguais? Tem certeza?
A falsa equivalência Demetriana: o Epimeteu das análises polÃtica brasileira!
Discordo! O fisiologismo e o ranço socialista do Pt, assim como envolvimento na corrupção causaram estragos e não foram poucos ao paÃs! O que a alternância no poder poderia evitar! Agora, comparação totalmente desproporcional a este festival de estupidez, ódio gratuito, falta de reflexão, fanatismo, autoritarismo,ignorância revanchismo, hostilidade ao meio ambiente e aos povos indÃgenas e com a educação, descrédito à ciência, subserviência descarada a um governo estrangeiro( EUA). As trevas!!
Respondendo ao Eduardo Talans: Seria errado da mesma forma! Mas que plano ameaçador de poder é esse em que Dilma foi deposta sem dificuldades??? O problema é a retórica fantasiosa desconexa da realidade.
Ué....mas vc desenvolver um projeto de perpetuação no poder, utilizando-se do estado e do $ do contribuinte não é um autoritarismo absurdo???
Concordo plenamente com você. Em 7 meses este governo já perpetrou muito mais atentados à democracia do que o PT em 13 anos. Diversas crÃticas podem ser feitas aos governos petistas mas querer compará-los ao que se passa hoje é absurdo.. imaginem o que nos transformarÃamos após 13 anos de bolsonarismo!
Parabéns Demétrio! O texto é primoroso e mostra que os extremos se encontram num abraço insano, como fala Reinaldo Azevedo. É não, nos não os merecemos.
Extremos? Não lembro dos governos do PT mandando atirar na cabecinha de quem é de direita... nem impor censura, virar vassalo da China, nomear filho, exonerar qq um que não seja marxista, etc, etc, etc, etc...
Perfeito Professor! Parabéns pela lucidez de sempre. Meu medo é que o governo do paÃs fique oscilando entre essas duas turmas extremistas...
Forçou a mão. O PT teve, sim, rasgos de imperialismo, porém contidos por parte de sua própria militância e pela opinião pública. Ele nunca desfez comissões destinadas a apurar verdades ou cerceou atividades fundamentais ao paÃs, pelo contrário. O melhor artigo já escrito sobre Bolsonaro está no El PaÃs do dia primeiro deste mês e foi escrito pela jornalista Eliane Brum. Leiam, chama-se 'Doente de Brasil".
Verdade, Nana!! Inclusive acho que deveria ser reverberado por toda a imprensa séria deste paÃs. Nós estamos ficando muito doentes com este desgoverno.
Curioso e perverso é que além de um como reflexo do outro, um conduz ao outro. Que ninguém se iluda. Não fossem as lambanças do PT no governo e sua criação do discurso populista de ódio do nós contra eles, jamais esse ultra-reacionário teria chegado ao poder. E eleito inclusive, suprema ironia, com voto proletário. Parabéns petistas.
Esse articulista não tem mais jeito. Do tipo que curvou a vara e perdeu a capacidade de reflexão. Da Libelu ao ódio!!! Não é outra a conclusão a se chegar. Beira o mau-caratismo os argumentos da coluna. Quando o PT, nos 14 anos de poder (e não sete meses bolsonarianos), tomou qualquer atitude que se assemelhasse ao autoritarismo e a intransigência do atual desgoverno? Brincar com fogo essa desfaçatez de igualar procedimentos polÃticos!
José Roberto, me perdoe! O meu comentário foi publicado em um campo errado. Eu respondia a um outro comentarista cujo comentário já foi,inclusive, excluÃdo daqui. Comentei pelo celular e não sei por que razão foi publicado aqui. Chato não ser possÃvel excluir um comentário nessas circunstâncias. Desculpe! Abs
Bem Merope, não sei se vc entendeu meu comentário critico ao artigo do Demétrio. Eu passei longe, mas muito loooonge de votar no governo atual, que expressa a estupidez e a completa ignorância. Por isso minha crÃtica ao colunista, antigo militante da Libelu, de igualar possÃveis exageros, vá lá, do PT no poder com o que se passa atualmente com esse desgoverno terraplanista do Bolsonaro.
Que comentário estapafúrdio, chega a ser ridÃculo pela falta de lógica. Assuma que você elegeu alguém absolutamente despreparado para a presidência porque não enxergou e continua não enxergando um palmo à frente do nariz.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > O espelho não mente Voltar
Comente este texto