Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. celso bittencourt

    Agora ...Os populismos nascem no Chão da Democracia, pelo Voto Popular, mas desencadeiam Insurreições Autoritárias que almejam destruí-la. 'Nós' contra 'Eles': o 'Inimigo do Povo', na narrativa do PT, converte-se no 'Inimigo da Pátria', na versão de Bolsonaro. Quem não recordou, ao ouvir Bolsonaro sobre Glenn Greenwald, as palavras de Lula sobre Larry Rohter? De uma Pulsão Exterminista à outra, giramos em círculos sem sair do lugar...***Resumo da Ópera: Mais do Mesmo!

    Responda
  2. ALEXANDRE FERREIRA LIMA

    Acredito em exposição excessiva de mídia, no passado os Presidentes apareciam nacionalmente em momentos pré determinados e a cobertura era muito mais controlada, no formato atual onde todos os aparelhos gravam e transmitem as informações, redes sociais, temos a exposição e manipulação do contexto na qual as falas se dão, fora a captura de declarações em situações de distração ou respostas a provocações.

    Responda
  3. Artur Alencar

    Excelente artigo. Parabéns!

    Responda
  4. José Cardoso

    Bem observado. É interessante como os italianos se antecipam às novas tendências políticas. Foi assim com Mussolini, o primeiro dos líderes autoritários entre guerras: Salazar, Franco, Hitler e Stalin. E agora com Berlusconi e os novos autoritários tipo Trump, Duterte e Bolsonaro.

    Responda
  5. celso bittencourt

    ...Pepe Mujica descobriu que o regime de Maduro 'é uma Ditadura, nada além disso'. O raio esclarecedor tocou-o, finalmente, com a Publicação do Relatório da ex-pr. chilena M. Bachelet, alta comissária da ONU para Direitos Humanos, que descreve as Prisões Arbitrárias, as Torturas e os Assassinatos extrajudiciais cometidos sistematicamente na Venezuela...***Precisam Criar uma Comissão Arns de Direita na Venezuela! Rararaaaaáááá!

    Responda
  6. roberto oliveira melo filho

    “Cada época tem o seu próprio fascismo”, guardados os contextos históricos, culturais, como as formas de reconfiguração das funções, sob uma mesma estrutura de princípios. Se lá, como uma primeira experiência que se consolidou e durou mais de 20 anos, hoje com diversas outras possibilidades de refundação. A figura do líder, ou falso líder, só pode existir com amplo apoio das massas, por convulsão social ou por via eleitoral, como aqui e agora. Quais serão os próximos passos? Em que direção?

    Responda
  7. Felix Miglioranza

    Não é à toa que a inspiração do Moro para implementar a Lava Jato foi o livro Mani Pulite. E se na Itália os paridos de esquerda foram trucidados para entregar o poder nas mãos de Berlusconi (o político mais corrupto da história da Itália) aqui a receita foi integralmente seguida. O resultado da Itália a gente já conhece. O daqui não poderá ser diferente.

    Responda
  8. jose carlos toledo junior

    Excelente peça.

    Responda