Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mozart Cabral

    Texto admiravelmente premonitório sobre o que aconteceu em 08/01/2023: "... Está mais para o capitão oportunista e inescrupuloso, capaz de dirigir o barco para a tormenta (incitar a polarização, o conflito e a violência), de propósito e em benefício próprio (nosso capitão tem um histórico nisso), e depois abandoná-lo à deriva, com a tripulação e os passageiros a bordo." Parabéns!

    Responda
  2. Felipe Pollini

    apesar de tudo ainda acredito que roubar o povo é o pior dos males

    Responda
    1. Maria Cecília de Arruda Navarro

      Tolice.

  3. Felipe Pollini

    apesar de tudo ainda acredito que roubar o povo é o pior dos males

    Responda
  4. Luciane M Pereira

    Texto perfeito, real e tristemente verdadeiro. Seus eleitores, e agora apoiadores acirrados que restam, continuam se apegando ao que o presidente "ainda fará pelo país" , sem reconhecer que serão os responsáveis pela derrocada do Brasil interna e externamente. Mas será que conseguem enxergar algo diferente? É só ler seus textos acusativos, sem nível de diálogo racional e consistente e frases prontas fakeanas. Sem escrúpulos e egoístas, como o senhor das armas que seguem.

    Responda
  5. Rogério de Mendonça Lima

    Ninguém incithou mais a divisão de uma nação do que, Lhuisinho Nhove Dhedos, (desenho da Hanna Barbera 1970) com o: "Nós conthra eles". Os 53 milhhões que votaram no atual governo, não votaram em pessoas, mas contra as quadhr ilhas que assol.avam o herário púb.lico do país. Opiniões, movidas a cho ros e rhanger de dhentes, estão liberadas.

    Responda
  6. leonardo de souza silva

    É exatamente isso que o "capitão" está a fazer, ou seja, conduzindo o barco à tormenta, de propósito. Ainda bem que, por ora, as instituições tem reconduzido a nau bom termo. Vejamos o caso da volta da demarcação de terras indígenas à FUNAI (decisão do STF), da revogação do decreto das armas (pressão do Parlamento), da provável desistencia da extinção da ANCINE (pressão da opinião publica), etc. Espero que o país resista a tantos disparates...

    Responda
  7. Joseberto R Cruz

    Muito por nada... Governos passam. Essa fixação por imputar tolice aos outros é uma forma de dissimulação do próprio ego. Muito bem elaborado, muito bonitinho, mas sofismático, não porque Bolsonaro, em tese, não possa significar isso, mas sim porque o mundo já avançou muito para imginarmos que a coletividade perdeu a noção dos limites. O povo é sábio e mudou para quebrar a "vibe" de um oportunismo antigo, que só o articulista não viu...rsrs

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Muito bom saber que ainda tem, pessoas no Brasil, que pensam fora das caixinhas, à esquerda ou à direita. Fora do Fla xFlu, imbhecil da ignhorância pholítica. Opinião centrada. Muito bom.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O mundo já avançou muito?! 15.000 anos desde que iniciou os primeiros passos rumo a dita civilização, e há 60 (só 60!) Anos atrás fazia a segunda grande guerra. Sábio?! Tá bom. Oportunismo antigo?! Tá certo. Tá aí a prova de que a história não ensina nada aí humano.

    3. Joseberto R Cruz

      Governos passam Zibas, governos passam Schimidt.

    4. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Votaram por ó dio de classe e/ou por manipulação da midia. Como se a corrupção não fosse sistêmica e tão antiga qto as Capitanias Hereditárias. A classe média bolsominion devia saber q a nova "vibe" era permeada por milicias e por 28 anos contínuos de grande enriquecimento do clã na politica. Além da aposentadoria integral aos 33 anos.

    5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Vai acreditando nisso que o senhor escreveu. Quando descobrir a verdade e quiser se arrepender será tarde.

  8. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Infelizmente o texto é inútil para o bando de ovelhinhas manipuladas por uma casta de mal intencionados. Os manipuladores estão muito felizes em ver seu reino na terra crescer e sua riqueza aumentar. Quem está no poder é um mero detalhe.

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Por que vc não vai estudar? Essa linguagem Psolista cansa... Olha o recado que mandei acima. Veja!! E pare de achar que só vc e seus amigos comunistas é que são os tais!!

  9. Flávio Sasso

    Texto de utilidade publica para a primeira pagina , leitura obrigatória para zumbis, agradecemos.

    Responda
  10. Raimundo Carvalho

    Bolsonaro ainda não fez o que os seus eleitores esperam dele: o povo dele quer ver sangue jorrando. Bolsonaro só está ensaiando o Horror. Por enquanto!

    Responda
  11. Daisy Santos

    Aplausos! Reflexao bela, urgente, necessaria! Que ventos civilizatorios pairem sobre o nosso pais. E que varra para as trevas de onde veio essa fantasmagoria !

    Responda
  12. José Eduardo de Oliveira

    Uai! Gostei dessa parte: O suicídio não é dele; é de quem o segue, achando que o usa. Lembram-se de Mussolini e Hitler e o que eles fizeram com os seus apoiadores oportunistas? Lembram-se deles, a direita, os políticos, a igreja, os maçons? E el pueblo? E outra pergunta que percorreu o século XX: o que pode nascer de um ovo de serpente?

    Responda
  13. ANDRE FONSECA

    Belo texto, Bernardo. Pena que fica escondidinho aqui na ilustríssima, digo para quem acessa pelo site. Merecia maior destaque. Uma pena.

    Responda