Opinião > Financiamento da educação exige debate Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Thiago dos Santos Molina

    Por que será que esse senhor está preocupado em acabar com o FUNDEB ou mantê-lo como está? Será que a empresa dele, o instituto Alfa e Beto, que impõe às redes que contratam o instituto material e métodos sem se importar com os materiais enviados pelo MEC, ou seja, um duplo gasto, seria beneficiada com aportes diretos e sem necessidade de licitação, como ocorreu em Salvador?

    Responda
  2. Matias Santos

    O Brasil hodierno ressente-se da falta de prioridade na educação e quando se fala nela, há tanto o que ser debatido. Poderíamo começar pela remuneração irrisória, um reajuste amplo faz-se necessário, ou poderíamos falar das muitas escolas públicas que funcionam sem água, energia ou esgoto - o debate seria amplo e não caberia neste espaço. Ainda assim, versa-se sobre a Educação que começa, sim, no berço, mas que deve ser ampliada na escola e consolidada no exercício da cidadania.

    Responda
  3. ricardo fernandes

    o autor, evidentemente, não entende patavinas de fundeb. ele existe desde o governo fhc, e se tornou algo do qual não dá mais para se abrir mão. a partir da sua existencia, os professores da região nordeste, por exmeplo, passaram a ganhar um salário minimo e receber em dia. os municipios não usam outro recurso para pagamento de professores que não seja o fundeb. se a educação está ruim, imagine com o fim do fundeb.

    Responda
  4. Ubirajara Targino

    Se a moda agora é privatizar, então, basta privatizar a educação pública, e custear o ensino em todas as esferas. Mantendo o nível da "qualidade" das escolas privadas. Será que fica mais "barato" e "lucrativo" para o Governo?

    Responda
  5. Matheus Sant' Anna

    O atual governo especializou-se em combater os moinhos de vento da educação pública. Em vez de promover um plano de estado para a educação, com uma reforma digna e que almeja resultados a curto, médio e longo prazo, o governo discute “doutrinação” e “Paulo Freire”.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    O artigo demonstra bem o quanto de gente, a maioria burocratas e politicos, que parasitam a educação Brasileira, o que explica também os pífios resultados mesmo com tanto dinheiro. A mentalidade reinante no sistema é ao mesmo tempo ativista e irrealista, lembrando o atleta de salto de altura que em vez de levantar o sarrafo para competir, abaixava. Eliminar pretensas desigualdades significa abaixar os padrões e não o contrário .

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Este é o jeito brasileiro de resolver problemas: rebaixamento dos padrões de qualidade.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.