Opinião > Inpe na encruzilhada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Leonardo Gama

    Antes de criticar Pontes, vamos aguardar para ver como conduzirá a escolha do novo diretor. Poderia ser muito pior sem ele. Vélez Rodríguez deixou saudades.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Quem deixou saudades? Não entendi.

  2. Leonardo Gama

    Este é o governo "sem viés ideológico". Parabéns a todos os envolvidos! (Obs: antes que venham com diversionismos, lembro: o 1º turno tinha outros doze candidatos.)

    Responda
  3. Benedito Silva

    Toda(Idade Media) terá seus Galileus! So espero que o homem do espaço sideral não resida no subsolo da troposfera!

    Responda
  4. Benedito Silva

    Toda(Idade Media) terá seus Galileus! So espero que o homem do espaço sideral não resida no subsolo da troposfera!

    Responda
  5. José Cardoso

    Péssimo para o presidente e para o Pontes. É resultado do hábito de falar abobrinha sobre qualquer assunto. Devia ter questionado com o ministro e ele conversado com o diretor. Agora perde um quadro de primeiríssimo time, e a credibilidade do INPE fica em xeque.

    Responda
  6. Eduardo Luís Figueiredo de Lima

    O diretor do INPE possuía mandato e, sendo exonerado sem justificativa pertinente, cria uma grave crise de credibilidade no setor. Obviamente, caso não fecho o instituto, o governo do sr. presidente, irá colocar algum inexpressivo. Muito mais compatível com o quadro geral.

    Responda
  7. Décio Ceballos

    Muito importante observar que as atividades espaciais civis no Brasil estão em risco. Não somente o das aplicações dos satélites, mas c&t espacial e também o desenvolvimento de satélites. Bom observar com cuidado os passos do “turista espacial” e do outro militar inserido na Presidência da Agência Espacial Civil. Pode-se dizer que o programa espacial caminhou pouco, mas o que andou foi no lado civil (Inpe) na c&t, aplicações e alguns satélites desenvolvidos. Avaliar competências é preciso!

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Quanto ao método de escolha, embora o comitê de busca em tese seja positivo, a maioria das vezes no Inpe foi presidido pelos mesmos 1 ou 2 "notáveis" que pilotavam os demais. Muitas escolhas não foram boas. O resultado da escolha pode sim ser feita por um ministro competente e bem assessorado. O ministro não possui ou pelo menos não apresentou uma visão estratégica ao setor espacial e ao Inpe.

    2. Décio Ceballos

      Quanto ao método de escolha, embora o comitê de busca em tese seja positivo, a maioria das vezes no Inpe foi presidido pelos mesmos 1 ou 2 "notáveis" que pilotavam os demais. Muitas escolhas não foram boas. O resultado da escolha pode sim ser feita por um ministro competente e bem assessorado. O ministro não possui ou pelo menos não apresentou uma visão estratégica ao setor espacial e ao Inpe.

  8. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Este astronauta acho que vive no mundo da lua. Ou seria um marciano? Não vê que seu chefe é contra ciência e tecnologia entre outras coisas?

    Responda
  9. João Batista de Junior

    Pontes deveria renunciar para não perder prestígio. Dinheiro não é tudo.

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    As melhores instituições científicas do mundo (Harvard, Stanford, MIT, Max Planck e outros), contratam os melhores candidatos do mercado e não por lista tríplice. Não discuto as credenciais técnicas do Diretor, mas faltou bom senso para lidar com o Presidente que sabidamente não é do ramo. Em vez de negociação o Diretor partiu para o confronto numa batalha que ele não tinha nenhuma chance de vencer. Nessa briga não tem ganhadores, apenas fogueira de vaidades e egos inflados.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      Élcio a questão não é negociar pesquisa científica, até porque o que Inpe faz na questão da Amazônia não é pesquisa, mas leituras das observações dos satélites. Se você consultar a literatura vai descobrir que é uma atividade que mede tendências, mas que, por exemplo, não pode distinguir se houve desmatamento ou incêndio causado por raios. É esse odiálogo que o Diretor deveria ter tido com o governo e não se posicionar de maneira irredutível.

    2. ELCIO HENRIQUE LACERDA

      Como negociar o resultado de pesquisa científica ?

  11. marilza abrahão

    Três comentários bastaram para ver o qto o obscurantismo atingiu as pessoas! Uma sociedade composta por milhões de indivíduos não pode prescindir do Estado para administrar áreas para qual o Mercado não tem competência a não ser a gana de explora-las! Absurdo q haja gente que exprima tão claramente o retrocesso que se quer impor ao Brasil!

    Responda
  12. Herculano JR 70

    2Saude, educação seriam mesmo obrigação do estado? Univers/e pra todos ou pra ninguém? O poder de uns faz a ordem para os outros obrigando, multando?

    Responda
  13. Herculano JR 70

    3Pesquisa é essencial? O que produz o Inpe? Qto custa? Não conseguimos desb+ravar o interior d Sp, q vamos fazer no esp+aço?

    Responda
  14. Herculano JR 70

    1O bom d Marx inspira Jmb: tudo esta sob cri+tica? O pais esta em crise devido as, carissimas, instituições atuais. Então, um meio pensador deve desconfiar d q algo esta errado nos valores, parar d repeti-los sem refletir.

    Responda
    1. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

      É a ecologia, estúpido

  15. Herculano JR 70

    2Saude, educação seriam mesmo obrigação do estado? Univers/e pra todos ou pra ninguém? O poder de uns faz a ordem para os outros obrigando, multando? Pesquisa é essencial? O que produz o Inpe? Qto custa? Não conseguimos desb+ravar o interior d Sp, q vamos fazer no esp+aço?

    Responda
  16. Paulo Pinheiro Machado

    O episódio já demonstrou que o governo não tolera a independência dos cientistas. O INPE corre o risco sério de ser desmontado e desidratado, sssim como o MEC está fazendo com as Univ. Federais. O Bozo quer colocar alguém que silencie ou minta sobre o desmatamento. O governo não quer tratar o doente, quer destruir o termômetro.

    Responda
  17. FERNANDO SCAVONE

    Fardado de astronauta, a formação militar garante notável flexibilidade à coluna vertebral do ministro. Que fardo essa farda que o faz com a língua, lustrar os coturnos do "capetão", sem constrangimento.

    Responda
  18. Ricardo Knudsen

    Pontes abandonou a ciência e abraçou a ideologia qdo aceitou fazer parte deste governo.

    Responda
  19. EDMUNDO NASCIMENTO

    Sr ex diretor do Inpe foi desrespeitoso com seus superiores desde o inicio da conversa ao divulgar dados bastante negativos sem a devida ciencia deles ! depois continuou a ladainha partido para ofensas pessoais ! pediu e mereceu a demissao e nao haveria outra saida para este caso ! qq pessoa com minimo de noçao teria apresentado todos os dados ao ministro antes da divulgaçao e tido um debate civilizado ! foi tarde !

    Responda
    1. Eduardo Salgado Lopes

      Edmundo, Perdeu boa oportunidade de deixar as mãos no bolso e não teclar bobagens, a ciência não é propriedade desse sujeito que ocupa a presidência, até porque, quem tem como guru um terraplanista, não tem menor condição de dar pitacos em ciência feita de forma séria, como é no INPE.

    2. Ricardo Ferreira

      Kkkkk, mostrado antes os dados? Aonde? Na Coreia do Norte? Irã?, Venezuela? Faça um favor, Instituto de pesquisa não tem que pedir bênção ao inquilino no Planalto.

  20. Adonay Evans

    Ao chamar a atitude do Presidente de pusilâmine e covarde, o diretor Ricardo Galvão lavou a alma da parcela do povo brasileiro estarrecida com a estupidez desse governo. Mesmo dos que nele votaram. Ricardo chamou Jair prá briga se dispondo a lhe levar os fatos da ciência. Claro que Jair correu. Terceirizou a conversa, se escondendo atrás do Marcos Pontes. É preciso outros Ricardos. É preciso reagir.

    Responda
    1. ELCIO HENRIQUE LACERDA

      Ricardo Galvão pra presidente !

    2. Roberto Gomes

      Marcos Pontes covarde.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.