Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério de Mendonça Lima

    Quanto a perda de apoios de peso, não se perde o que nunca se teve. Este governo foi eleito pela massa popular de todas as classes sociais. Massa cansada de ser rroubhada. Nunca teve como apoio, emphreiteiras, sisthema financeirho, dhinheiro de asshaltto aos ccofhres públicos, milithância com ffanathismo morhal. Quanto aos lutadores de sumô, que apoiaram, já estava no script que voltariam ao Japão.

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    A maioria silhenciosa, que votou e elegeu o atual governo, pelo andar da carruagem, votará de novo neste grupo, para mais um mandato. Tem uma minhoria, que aphoia quadhrilhas, este apoio, só pode ser, ou por lavhagem cerebhral, ou por fazer parte da mesma. Em sã consciência, saímos do maior hescândhalo de corrrrupção do muuuundo. E estoicamente, aceita-se a dhiarréia verbal, deste grupo. Uma escolha, entre um pecadhor mirim, e o maior asshalto aos cofhres púbhlicos da histhória.

    Responda
  3. Roberto Freire

    O cara é ruim, mas temos algumas vantagens. Pelo menos a Petrobrás não está sendo roubada noite e dia.

    Responda
    1. Tiago Oliveira

      Agora vão entregar tudo de uma vez só, não vai sobrar nada para roubar. Genial!

  4. Avelino De Freitas Neto

    Você, seu preferido candidato e os eleitores dele perderam a eleição, Sr Celso Rocha de Barros. Não são vocês que vão revogar o resultado das urnas.

    Responda
  5. José de Paula

    o sujeito é desmiolado e fala o que quer sem se preocupar com o que os outros vão pensar . . . . porém sugiro ter em mente que a corrupção do pt foi o seu maior eleitor . . . . ele não se elegeu, o maior esquema de corrupção do planeta o elegeu . . . não se esqueçam disso!!!

    Responda
    1. Roberto Freire

      Perfeito

    2. Daniel Liaz

      Acho que o que o elegeu foi mais essa ladainha de "maior corrupção do planeta", "destruíram o pais" , "vai virar uma Venezuela", ladainhas carentes de fundamento sólido mas que costumam prosperar entre ignorantes raivosos

  6. Galdino Formiga

    Ao jornalista: é possível criticar sem radicalizar?

    Responda
    1. ADOLFO VILLANUEVA

      O jornalista só cita fatos públicos e facilmente verificáveis. Não há nada de radical no texto, só a realidade.

    2. ADOLFO VILLANUEVA

      O jornalista só cita fatos públicos e facilmente verificáveis. Não há nada de radical no texto, só a realidade.

  7. eliana soares

    Até sabemos que as declarações horrorosas do presidente, sao cortina de fumaça pra esconder outros temas. Acontece que não ficam menos revoltante mesmo que saibamos da função que desempenham. Envergonham e repugnam. Um lamaçal de baixarias e atrocidades!

    Responda
    1. José de Paula

      o sujeito é desmiolado e fala o que quer sem se preocupar com o que os outros vão pensar . . . . porém sugiro ter em mente que a corrupção do pt foi o seu maior eleitor . . . . ele não se elegeu, o maior esquema de corrupção do planeta o elegeu . . . não se esqueçam disso!!!

  8. MANOEL PASSOS

    O Celso condena o radicalismo de Bolsonaro, mas há articulista mais radical do que o Celso, ele ganha até do Jânio e aí fica a pergunta: porque ele não se dedica ao seu ramo, a sociologia, será porque nesse ramo ele é fraco ?

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. wagner da silva bento

      E no ramo do serviço público?

    3. wagner da silva bento

      E no ramo do serviço público?

  9. ricardo fernandes

    o bolsonarismo pouco se importa com os 70% que não lhe segue. só se preocupa com seu nicho. e sabe porque faz as polemicas: assim vc não discute subsidios, agrotoxicos, previdencia, e fica focado nas questões menores que ele provoca. não é estupidez, é inteligencia. estupidez é quem acredita que todos os seus atos são gratuitos.

    Responda
  10. Amaral Neto

    E para alimentar e manter esses 30% numa bolha de insanidade eles usam táticas muito bem apresentadas no documentário "Privacidade Hackeada", disponível no serviço de streaming. O articulista disse muito bem quando referiu-se à questão da saúde moral pública.

    Responda
  11. roberto oliveira melo filho

    "E, acredite, haveria gente que o apoiaria por isso." A pergunta até agora não respondida, pois se oculta entre as mais diversas e inócuas respostas (ou justificativas) é: por que 57,8 milhões de eleitores, das mais diferentes categorias de inserção social, decidiram votar naquele candidato, mesmo sabendo de seu palavrório rasteiro, de suas posturas declaradamente fascistas, de suas mentiras, seu acovardamento e sua pífia atuação como parlamentar por 28 anos? Creio que por se identificarem...

    Responda
    1. roberto oliveira melo filho

      Desculpe-me, sr. Manoel, mas esta justificativa não consegue explicar, por si só, a escolha, tendo em vista que havia outros candidatos melhor preparados, mesmo à direita. E sobre corrupção, como aponta o jornal O Globo de hoje, o clã Bolsonaro também cometeu as suas. Se fosse realmente tão honestos e transparentes já teriam esclarecido as questões do sr. Queiroz e outras. Ou corrupção aqui é só de bilhão pra cima? Continuo com a minha tese. Há um Bolsonaro latente em cada um de seus eleitores.

    2. MANOEL PASSOS

      a resposta é simples, uma parcela da população, cerca de 30% apoia a linha radical de Bolsonaro, no que se refere a questões de família, de religião e outras mais, e outra parcela, votou em Bolsonaro, para impedir o retorno da corrupção ao poder, pois ele era a única opção que apresentava condições de derrotar o PT.

  12. ADEMIR FERNANDES DE CASTRO

    Bolsonarista raiz são poucos. Acho que uns 15% do eleitorado. A estes devemos dedicar a vitória nas eleições. Souberam atuar nas mídias sociais e conquistaram corações e mentes do incautos, manipulados que foram pela PIG, e votaram num ser que sequer tinham ouvido falar ou escutado qualquer pronunciamento seu. Sem tempo na TV, sem participar de debates, ações estas que o tornariam conhecido Brasil afora, somente as mentiras e as fakenews, além da esFAKEada, possibilitaram a vitória do "MITO"!

    Responda
  13. Manoel Marcilio Sanches

    O número correto é 17% que é o que tinha antes da facada. Esse é o número da direita radical e facista. Gosta de regime militar. Não tem apreço pelo meio ambiente e nem pelas liberdades individuais. Meu consolo é que é este também o número da esquerda radical. Assim me considero maioria mesmo em baixa. Tudo passa.

    Responda
    1. Valter Nascimento Resende

      Perfeito, Marcílio. Sem extremos, para que possamos continuar a batalhar pelo bem comum e não de uns poucos. Sonho, mas possível.

  14. José Cardoso

    O problema é que a oposição não tem força, foi desmoralizada pela corrupção e depressão econômica. Comparando com o que ocorreu após 1964, enquanto os líderes cassados tentaram simplesmente articular sua volta, o regime só cresceu em força.

    Responda
  15. Wagner Santos

    Considerando que algo entre 20 a 25% do eleitorado é de esquerda, a atitude de Bolsonaro de atacar a todos, menos seu 25 a 33% de apoiadores e simpatizantes tem um risco embutido: afastar o eleitor de ocasião de sua esfera de influência e empurrar os da esquerda em direção a alguém muito mais ao centro. As eleições de 2020 darão alguma dimensão sobre a real força da extrema direita bolsonarista.

    Responda
  16. Weimar Donini

    Radicaliza?? O cara é um radical da gema. Em tudo o que a civilização abandonou, há séculos. Ele e grande parte do seu séquito. A exemplificar, mili.cos, terraplanistas, adoradores do velho testa.mento

    Responda
  17. Marcelo Santos

    Não diria que 1/3 da população seja considerado nicho.

    Responda
    1. Wagner Santos

      1/3 do eleitorado que votou e não da população é um nicho. Lembre que em torno de um quarto deste mesmo eleitorado é lulopetista! Os mais moderados é que são o fiel da balança.

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Em todo caso, é minoria e.a tendencia é só diminuir.

  18. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

    Parabéns, Celso! Texto excelente. Lava a alma! Apenas receio qie esteja um pouco otimista demais.

    Responda
  19. PEDRO AVELLAR CABRAL RODRIGUES DA COSTA

    Não tenho esse seu otimismo de 30% só depois da facada.

    Responda
  20. PEDRO AVELLAR CABRAL RODRIGUES DA COSTA

    Não tenho esse seu otimismo de 30% só depois da facada.

    Responda
  21. Jarbas Vasconcelos

    “Tudo o que era sólido desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar friamente sua posição social e suas relações mútuas”. (MARX, Karl. Manifesto do partido comunista). Com estas palavras, Marx descreve as mudanças sociais e de mentalidade ocorridas na Europa do século dezenove. Transplantado para os dias de hoje, não há nada mais atual.

    Responda
  22. IGOR ALEXANDRE GARCIA

    Vou além, bolsonaro vem buscando o que os militares de 1964 conseguiram: o apoio popular! Assim que ele achar que conseguiu aí chegaremos ao nível da Venezuela, que os bolsonaristas tanto criticam.

    Responda
  23. IGOR ALEXANDRE GARCIA

    Vou além, bolsonaro vem buscando o que os militares de 1964 conseguiram: o apoio popular! Assim que ela achar que conseguiu aí chegaremos ao nível da Venezuela, que os bolsonaristas tanto criticam.

    Responda
  24. Maria Cenerentola

    Essa gente desqualificada que apoia e repete os discursos de ódio da direita neofascista, ou posnazista, sempre foi e sempre será nicho na história. Agora estão com as cabecinhas minúsculas levantadas, mas em breve terão que ir ou pra cadeia, ou se recolher novamente a insignificância. Gente assim não entra para a história senão como exemplo a ser desprezado e evitado. Aqueles que são de direita e de bem, certamente não compactuam com a escória.

    Responda
  25. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Pobre República das bananas! Temos um ignorante a nos (des) governar! Até quando toleraremos?

    Responda
  26. Hildebrando Teixeira

    Ai que dor de cotovelo, agora que ele viu e ainda viu errado. Já é a muito tempo e o comunista acha que está se tornando e nem é nicho, é vertente, a vertente do liberal-conservadorismo. Quem "está se tornando nicho é o PT", nicho de partido-qua.dr.ilha. rsssss!

    Responda
    1. Herbert Luiz Braga Ferreira

      Sr.Teixeira, nada lhe salvará de ir, mais cedo ou mais tarde, para a la ta de li x o da História ...

    2. Herbert Luiz Braga Ferreira

      Sr.Teixeira, nada lhe salvará de ir, mais cedo ou mais tarde, para a la ta de li x o da História ...

    3. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Hildebrando, logo, logo vc será o único a não se sentir vexado por vir às redes defender esse desgoverno troglodita. Até o Lobão já se arrependeu!

    4. Weimar Donini

      A cada descida do monte um monte de asne.iras!

  27. cesar schumacher

    Um nicho, uma seita onde não importa o que fala e faz o presidente, é pré estabelecido que por mais absurdo e ofensivo que sejam as declarações e atos a defesa será intensa. Conhecendo Bolsonaro em seus trinta anos de vida pública, não há surpresas em sua desastrosa condução, restando a revelação do caráter do seu nicho apoiador e aguardando o tempo para que tenhamos mais claro o tamanho da insanidade!

    Responda
  28. Jose de Paula

    Concordo com o colunista quando diz que Janaina Pascoal errou mais uma vez ao pedir o impeachment de Toffolli ao invés do de Bolsonaro.

    Responda
    1. ADRIANA QUEIROZ

      Na verdade, ela nunca foi muito boa em escolher o alvo e embasar um processo de impeachment. Passou, porque na época tínhamos um congresso dominado por cunha e aécio, que contava, então, com um certo deputado do baixíssimo clero que dedicava voto a torturador; tínhamos um falso super-herói e seus miquinhos amestrados, o patinho da Fiesp e um bando de palhaços pintados de verde-amarelo, tudo isso exponenciado pela chefe do Partido da Imprensa Golpista, a rede Globo.

  29. Francisco Antonio Pereira da Silva

    Ilustre colunista: cada país tem o governante que merece. Só acho que a coisa está ficando pior a cada nova eleição. Infelizmente!!

    Responda