Opinião > Progresso africano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    É pouco provável que esse otimismo se transforme em realidade. O tribalismo é ainda a base de sustentação da maioria dos países Africanos. Na Ãfrica do Sul, que é de longe o país mais desenvolvido, existem dez tribos distintas, sendo a mais importantes os Zulus. Na época do colonialismo os Europeus repartiram a Ãfrica de acordo com os seus interesses, colocando no mesmo país, tribos que durante séculos guerrearam entre si. Os interesses tribais são mais importantes do os do país.

    Responda
  2. Rodrigo Ribeiro

    Os textos sempre reafirmam a tese: grupos ligados ao Estado são corru ptos, ligados a livre iniciativa, são honestos. É uma piada depois de tudo que vimos em relação ao petrolao. Alguém acredita que aquilo tudo não foi montado pela iniciativa privada?

    Responda
    1. Diego Aguiar

      Concordo contigo. O discurso dominante é que as estatais são desastrosas e as empresas privadas (como a Vale, Odebrecht, JBS...) são eficientes e honestas. Isso é abominável. O trem do Estado mínimo já passou até nos Estados Unidos (vide o protecionismo do Trump), mas ainda insistem em exumar essa ideia no Brasil. Resumindo, a Fiesp e a Faria de Lima estão fazendo um ótimo trabalho propagandístico.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.