-
JOAO CARLOS MORENO
Virou esporte desses tais articulistas usar de análises sociológicas para ofender o Presidente Jair Bolsonaro. Este articulista já se tornou automaticamente um convidado a pacificar as rebeliões em presídios. E assim, contribuir de fato para evitar a bárbarie.
-
JOAO CARLOS MORENO
Bom para os mi.li.ton.tos é aquele que montou a maior qua.dri.lha cor.ru.pta de que se tem notícia.
-
Jose Roberto X de Oliveira
Acho que é por que ele (Bolsonaro) é agressivo, intolerante e o mais patente de tudo não tem a mínima condição de estar no cargo que ocupa e felizmente a eleição não é um salvo conduto para ele dizer suas barbaridades e agir contra valores democráticos.
-
FRANCISCO RAMOS
O Bozo é valentão que só fala bobagens. Foi assaltado no Rio, e levaram moto, documentos e a arma. Por que o falastrão não reagiu?? Os bozominions mimizentos são piores que os militontos petistas!!
-
-
Hercilio Silva
Acho incrível os argumentos de que bandidos fazem absurdos portanto todos podem fazer. Copiar bandidos é a meta da sociedade? Isso daria em coisa boa?
-
Rogério de Mendonça Lima
O escrevinhador, dhormiu em 1980, e está acordando agora 40 anos após. Mirando a realidade, pelo rethrovisor, diz que, podemos ir para a bharbárie. Acorda Sr. Bhraggon, já faz um bom tempo que estamos nela. Ou 60.000 asshassinathos anuais, não é a própria e infhame barbhárie? E sem saída, pois, em vez de união do país em torno de soluções, o que temos é um himbhecil e abjjjeto Fla xFlu, hdeológico, nó jento e asquerhoso. Talvez uma D. Barbárie máxima, nos redima. Acorda Alice.
-
FRANCISCO RAMOS
Falou, falou e não disse nada. Parecxe a Dilma!
-
-
Igor Cornelsen
O que não é admissível é policial ficar com medo de ser processado pela procuradoria, e não agir para proteger a população. Nesta semana um maluco matou duas pessoas no Rio, e feriu 5. Se os policiais tivessem agido sem medo de processoa teriam evitado a morte de um cidadão de bem, e outros não teriam se feriado. O maluco está vivo, os policiais não atiraram para matar, atiraram nas suas pernas. A sociedade perdeu. Isto é civilização?
-
Borges DJ
O que esperar de um governo que acredita em gente do bem e do mal?
-
roberto oliveira melo filho
Entre ratos, baratas e até pessoas, segundo o Mapa da Violência, morreram, vítima de homicídio, 62.517, em 2016. Em 2017, dados mais recentes, foram 65.602 vítimas. Pelo visto, a guerra consentida, porque as políticas públicas implementadas não surtiram os efeitos esperados, continua dizimando essas espécies. Os números só alarmam especialistas. As populações acostumam-se, até banalizam esse "estado de guerra". E mesmo com a polícia matando também as "moscas". Que diga o Rio...
-
NACIB HETTI
Ninguém tira o instrumento de trabalho de um profissional. Bandido não vai abrir mão de sua arma. Esta é a triste realidade.
-
JORCELIO RAMOS DA SILVA
Prezado Bragon, seu sobrenome daria um bonito nome de guerra, mas se há um lugar que nem sempre a lucidez é bem vinda chama- se cenário de guerra. Nele a lucidez pode custar vidas. Ao poupar um Lobo sacrificamos às vezes centenas de ovelhas, quando não o rebanho inteiro. Há uma longa distância entre o Ideal e o Real , e entre eles há razões que vão além das aparências.
-
DANIEL PORTELA
O que seria "poupar o lobo"? Deixar de matá-lo sumariamente? Será que em nome da higidez social vamos dar carta branca para assassinatos? A legítima defesa foi pensada em prol da vida, não para legitimar a morte.
-
-
Tersio Gorrasi
Agir conforme mandam as leis vigentes só contribui para aumentar ainda mais a criminalidade. As celas superlotadas e os funcionários corruptos que auxiliam os presidiários, são verdadeiras escolas para formação e multiplicação do crime organizado, que continua no comando, mesmo dentro das cadeias. Uma solução mais rápida e eficaz, infelizmente é um mal necessário
-
José Cardoso
As declarações do presidente são grotescas, mas pode colocar um Gandi na presidência que a violência nas ruas não diminui por isso. Nós há muito tempo optamos por privatizar a pena de morte, ao bani-la na constituição, enquanto na China por exemplo ela é monopólio estatal,
-
Luiz Candido Borges
Concordo com tudo, exceto com o trecho "Ao puni-lo de acordo com a lei, demonstra a superioridade e a evolução da civilização através dos séculos", que estaria certa, exceto pelo fato de no Brasil a punição, mesmo dos piores facínoras, é risível. As penas são mínimas e a progressão destas para quase nada é certa. Recentemente, um condenado a dois anos e meio (!) por ter matado, matou uma pobre senhora. Estava solto legalmente! O policial cansa de prender à toa e acaba tomando "medidas drásticas"
-
Luiz Candido Borges
Sérgio, eu advogo que ele deveria ter sido sentenciado a uns vinte anos em regime fechado, não aos dois anos e meio em regime semiaberto. E sem progressão de pena antes de cumprir uns quinze, pelo menos. Pelo mundo afora, mesmo nos ditos "países civilizados" a coisa é mais ou menos assim. Estou, estamos todos cansados de ler notícias de criminosos com extensa folha corrida que são presos pela enésima vez, após terem sido soltos legalmente. Se fosse desta forma, a mencionada senhora estaria viva!
-
Sergio Saraiva
Qual a conta bancária desse facínora que com seu Porsche atropelou e matou uma senha e já está em liberdade, apesar de ser reincidente? Você advoga que ele deveria ser executado sumariamente, ou só devem morrer os bandidos que moram no Jardim Pantanal.
-
-
Leila de oliveira
Parabéns pela lucidez!
-
VANDERLY CAMPOS
É por causa de comentários como esses abaixo que chegamos à conclusão de que, realmente, a civilização falhou no Brasil... Definitivamente já estamos na barbárie...
-
Marisa Coan
Bolso é grosseiro em seus comentários, mas não vai transformar os policiais em bárbaros, porque eles já vivem de há muito na barbárie. Como comentou um colega abaixo, pegue um dia e siga alguns policiais a lugares onde a barbárie já está instalada e depois conte c/o é. Se vc andar pela rua c/ uma arma e apontar p/ alguém para cometer um assalto, o que um policial que vir sua ação deve fazer? Esperar q vc ma te a pessoa ou atirar em vc antes q vc o faça?
-
Marco Antonio Barbeito dos Santos
A Folha deveria demitir imediatamente as pessoas que citam , como ícones de inteligência suprema, em seus artigos, nomes como " Harry Potter ", Simpsons " e congêneres. Geração X, Y ou Z. Assim não dá. Os caras não estudam, não querem saber de nada, e opinam sem causa e sem conhecimento de quaisquer coisas. Sai em campo, criatura ! Vai lá trabalhar um dia com os Policiais. Vai ver de perto como é. Aí você volta e escreve como é o dia-a-dia de um Policial. Que dá a vida para proteger a sua/nossa.
-
DANIEL PORTELA
Não entendeu a ironia.
-
MARCIA Carvalho
POR favor, compreenda pelo menos a metáfora do último parágrafo: no olho por olho , um dia estaremos todos cegos.
-
josé geraldo rodrigues pinto
É...todos tem que ter sua opinião. Aliás quem é você mesmo?
-
Daniel Liaz
...talvez lhe falte capacidade de abstração Marco
-
Daniel Liaz
Não entendi nada do seu comentario. Primeiro, A referência aos Simpsons é claramente irônica. Depois, que tipo de ser primata pode achar que é preciso viver algo concretamente para compreende-la e discutir seus fundamentos?
-
-
Avelino De Freitas Neto
São matérias como essas, de jornalistas do Elenão, que desqualificam a Folha como jornal de comunicação e a transformam em panfleto.
-
FRANCISCO RAMOS
O Bozo é valentão que só fala bobagens. Foi assaltado no Rio, e levaram moto, documentos e a arma. Por que o falastrão não reagiu?? Os bozominions mimizentos são piores que os militontos petistas!!
-
josé geraldo rodrigues pinto
Quando que você vai acordar?
-
Bernardo Pereira
Agora um jornal não pode criticar um governante, sob pena de ser considerado de má qualidade? Parabéns à Folha! Jornal não serve para agradar leitores, mas para despertar as pessoas. Deixemos a torcida só para o futebol e a imparcialidade para o resto das coisas.
-
-
ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA
Chamar criminosos de baratas é a porta de entrada para regimes autoritários e, no limite, para o extermínio. Essa linguagem desumanizante está na base, p.ex. do nazismo e do fascismo.
-
Rodrigo Mello
Não se combate violência induzindo mais violência. Tratar posse de arma como segurança pública é um absurdo, principalmente quando vem de um ex militar, que pressupõe entender sobre segurança. Infelizmente nosso presidente não entende de nada: não entende de economia, nem de diplomacia e muito menos de segurança pública (embora seja ex-tenente alçado a categoria de capitão quando foi expulso pelas portas dos fundos do exército).
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Um bárbaro foi eleito presidente!
-
DANIEL PORTELA
Marluce, cuidado para não ofender os bárbaros.
-
-
Margarida Souza
Joel Domingos da Silva o que tens contra escritores ou leituras de autoajuda fazem parte da cultura e do saber, frase feita a sua. Te indico um: O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint -Exupéry. Leia filosofia é muito bom, é maravilhoso, o que não é bom nem maravilhoso é terrorismo. O texto de Bargon é simples, mas, muito rico . Só que é necessário saber história e entender psicologia e ser humano para captar a essência do texto. Ah! Um conselho retire o seu lado esquerdo do seu corpo.
-
Margarida Souza
Joel Domingos da Silva o que tens contra escritores ou leituras de autoajuda fazem parte da cultura e do saber, frase feita a sua. Te indico um: O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint -Exupéry. Leia filosofia é muito bom, é maravilhoso, o que não é bom nem maravilhoso é terrorismo. O texto de Bargon é simples, mas, muito rico . Só que é necessário saber história e entender psicologia e ser humano para captar a essência do texto. Ah! Um conselho retire o seu lado esquerdo do seu corpo.
-
DANIEL PORTELA
Margarida pode ter usado de licença poética. E, ao fim e ao cabo, a ideia vale mais do que a forma. Margarida, não dê bolas para Joel, o cruel.
-
JOEL DOMINGOS DA SILVA
Oi, dona Margarida, a senhora não domina o básico da arte de escrever, como a pontuação!!! Como se atreve a cobrar de mim conhecimentos de história e psicologia? Aprenda, no mínimo, a expor corretamente e com clareza suas ideias. A partir daí, a gente conversa.
-
-
Maurício Serra
Os nazistas ofendiam os judeus chamando-os de baratas, ratos, vermes. Típica forma de desumanizar o outro, para que seja mais fácil justificar execuções. Cadê o Supremo e o Congresso que não entram nessa história, quando temos claramente um crime de responsabilidade?
-
Vladimir Micheletti
Ótimo artigo, parabéns!
-
JOSE LINO DA SILVA
Os pré suspeitos, digo, os pobres de herança e reféns do estamento social, que não se enganem, são as baratas do messias! Podem se salvar se entrar numa polícia qualquer ou num grupo miliciano, quiçá uma seita, e aí se tornam os caçadores das baratas. E elas, as baratas, já não tem pra onde migrar. Mas o duro é que o ambiente continua favorável, e tendente a melhorar para reprodução em massa das baratas. O esgoto como destino, é uma escolha política!
-
DANIEL PORTELA
Perfeito. Parabéns pela inteligência e lucidez a favor de um Brasil evoluído. Pena é que a maioria dos bozors não conseguirão compreender seu texto.
-
DANIEL PORTELA
Perfeito. Parabéns pela inteligência e lucidez a favor de um Brasil evoluído. Pena é que a maioria dos bozors não conseguirão compreender seu texto.
-
-
Rafael Calegari
O autor desse texto tem toda razão em sustentar que o banditismo estatal não coíbe a criminalidade. Ele obviamente a estatiza. Que tipo de movimento "político" é esse de justificar e incitar a violência? A História deu um nome para isso no contexto dos anos 30 na Europa. O corregedor e o ouvidor do TSE dividem parte da culpa pela destruição atual do Estado brasileiro e pelo agravamento do caos econômico e social. Motivo provável: dinheiro. Se alguém tiver interesse, justificarei a assertiva.
-
Paulo Aguiar
Enquanto isso a UFRJ e demais universidades públicas são sucateadas por este desgoverno que prioriza o agronegócio com desmatamento aloprado de nossas florestas e liberação de veneno para consumirmos em nossos alimentos
-
Marisa Coan
Este desgoverno não sucateou a universidade a q vc se refere, ela foi sucateada ao longo de todos estes anos a q vc não se refere.
-
Marisa Coan
Este desgoverno não sucateou a universidade a q vc se refere, ela foi sucateada ao longo de todos estes anos a q vc não se refere.
-
Daniel Liaz
"A educação é prioridade, mas...." . Sempre tem um "Mas". E pior, as universidades estão sendo sim sucateadas. Sua ideia seria qual? Esperar esculhambar com tudo de vez pra daí parar de passar o pano?
-
Laerte Lima
É claro que o ensino deve ser prioritário em qualquer governo, dada sua importância para o país. Mas em poucos meses de governo não há sucateamento de universidades, nem houve tempo para isso. Tivemos contingenciamento de parte de despesas não obrigatórias, que são a menor fatia do orçamento das universidades e que ocorre em todos os governos quando a arrecadação é menor que o esperado, mas mesmo assim foi parcialmente liberada depois.
-
-
Paulo Aguiar
Enquanto isso a UFRJ e demais universidades públicas são sucateadas por este desgoverno que prioriza o agronegócio com desmatamento aloprado de nossas florestas e liberação de veneno para consumirmos em nossos alimentos
-
Alexandre Miquelino Levanteze
Concordo totalmente com o Ranier, só no detalhe, sou bem mais o Homer Simpson.
-
Carlos Mello
O problema é que o psedo-presidente e seus seguidores fanáticos têm uma lógica que é 8 ou 80. Ou vc está com eles ou vc é comunista; crianças que não trabalham estão fumando crack (e a opção escola?), polícia que não mata, é barata e assim por diante.
-
JOEL DOMINGOS DA SILVA
Discursozinho do colunista de esquerda em apoio a supostos direitos humanos, provido de vãs sutilezas, mas sem efeito prático nenhum. Palavrório típico de livros de autoajuda.
-
FRANCISCO RAMOS
Para o Joelminion: o Bozo é valentão que só fala bobagens. Foi assaltado no Rio, e levaram moto, documentos e a arma. Por que o falastrão não reagiu?? Os bozominions mimizentos são piores que os militontos petistas!!
-
Daniel Liaz
Reflexão profunda qto um pires! Talvez, no seu caso, até uma autoajuda faria bem
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Argumentozinho raso, sem qualquer vínculo fático ou fundamento lógico.
-
Paulo Roberto Schlichting
Comentariozinho infeliz, desinformado e incivilizado, tal e qual o que é diariamente praticado pelo patético mandatário deste triste país. Radicalismo tacanho.
-
-
Herculano JR 70
Vale o protesto, porem civilização é prover ñ e punir de forma adequada ou ñ. Onde começa o desrespeito a vida? 75% dos presos são jovens. A maior parcela dos crimes d natureza economica: furto, roubo, latrocinio e trafico de drogas. O problema e de economia ñ de maldade humana. Apos 5 anos de reclusao sugiro dar R$ 1500,00 a cada preso, mais barato e soluciona. A escassez provoca a violencia e o estado a exacerba com mais violencia. A crise vai piorar a guerra de mais bandidos e mais policia
-
Sandro Carvalho
Seguindo nessa linha, logo os ban didos a morrerem como baratas serão aqueles que apenas discordarem do fascistóide.
-
alberico fernandes da cruz
De um presidente que defende grupos de extermínio, tortura, assassinato em série, invasão de terra indígena, destruição do meio ambiente, nepotismo, etc. Esperar o quê?
-
Marcelo Bondioli
Justiça imparcial e policia duplo 0. A partir de agora todos andando na linha, direitinho, cabeça baixa. Pode ser que leve um tiro ou seja condenado, só por ter olhado feio para a foto do Grande Irmão.
-
Valdeci Gomes
As milícias estão crescendo em todo país, na maioria com integrantes das polícias, por atitudes como essas, se o presidente as apoia, se sentem impunes para extorquirem, torturarem e matarem. A população além de pagar altos impostos, tem que pagar as milícias para não sofrerem represálias
-
Marcelo Bondioli
O Ilustre Líder, em seus quase 30 anos de coçassaquismo parlamentar, vez ou outra manifestou apoio às milícias. Agora está querendo oficializar o esquadrão da morte. Parabéns aos envolvidos. Brasil na vanguarda do combate ao crime, parelha às Filipinas.
-
-
Paulo César de Oliveira
Não teria o Presidente cometido o crime de apologia ao crime?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.