Hélio Schwartsman > E o PT? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nelson, acorda pra vida. Os juros estão tão baixos pra ver se a economia pega no tranco e nem assim vai pra frente. Os saques do FGTS são para evitar o desastre de um PIB negativo logo no 1o ano de desgoverno. A parte dos direitos humanos, relações internacionais e meio ambiente configuram os maiores desastres, que seriam até cômicos se não fossem trágicos.
A herança verdadeiramente maldita e enganosa é a de Lula,não a de Dilma,equivoca-se,o brilhante articulista.É Lula quem manda no partido e deveria ser seu dever ético em respeito ao povo brasileiro e em benefÃcio do próprio partido,dar o comando para este iniciar o processo de alteração de seu nome,de PT para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras,única forma de resgatar a credibilidade da marca.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Não penso igual a você, já que não aprovo as atitudes desse (des) governo. Ma aceito o seu abraço fraterno.
"Não toquem nas reservas internacionais (US$ 382 bilhões de dólares)." ´´A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.``(no blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência).
Helio, tudo bem. Você, Pondé, João Coutinho e parcialmente Calligaris são vozes independentes dentro da Folha. Mas, não dá para negar que a Folha está em campanha cerrada contra Bolsonaro e todas as medidas adotadas pelo governo dele. A questão das propagandas institucionais e vantagens de Bancos Estatais parece ser assunto tabu entre os jornalistas da Folha.
Não é só isso!Há uma série de medidas altamente positivas tomadas por este governo que a Folha sequer notÃcia,particularmente no âmbito dos Ministérios da Justiça,da infraestrutura e dos Direitos Humanos,cuja Ministra de alta respeitabilidade humana e moral,é por vezes sutilmente ridicularizada.Veja você quanto aos juros,os menores em mais de 30 anos,que só estão sendo possÃveis por uma conjuntura polÃtica e econômica fomentada por este governo.Qual o destaque que a Folha deu?Deus nos ilumine!
Pôxa! Quer dizer que o Bolsonaro merece o mesmo tratamento que Dilma e Lula? Ok. Isso diz muito sobre as suas convicções.
Unica coisa que o jornalista mediocre do Helio deixou claro pra mim , é que ele é PSDB. Alias a imprensa toda sempre foi PSDB, porisso todos os outros que chegaram ao poder nunca prestaram ou fizeram nada pelo PaÃs. Alias ate hoje nunca houve apuração dos descalabros cometidos pelo FHC e seeus asseclas, vide Aecio Neves, nao é Sr. Helio ?
Exato. Óbvio, e ao mesmo tempo bem-feito! Demonizaram a esquerda para eleger o picolé de chuchu, e conseguiram enfraquecer a democracia e entregar o paÃs aos malucos da extrema direita. Brevemente teremos o mesmo terrorismo doméstico de extrema direita que os EUA estão vivenciando devido à s falas agressivas do Trump.
No geral da coluna gostei muito e parabenizo. Só discordo imensamente da comparação. Há várias diferenças, como o fato de entre Dilma e As.no ter um certo Temer. Mas, o principal, é que esse governo ja é um grd desastre desde o inÃcio e abusam mil vezes mais do artifÃcio de culpar tudo aquilo que eles chamam de esquerda.
Pior é ter que explicar isso.
Hélio Schwartsman, para com isso... Quer dizer que Bolsonaro só chegou ao poder porque 'Dilma foi um desastre'? Então Lula chegou ao poder porque o povo quis o desastre, já que Fernando Henrique não cometeu desastre econômico algum, é isso? Esse seu artiguete não contém explicação alguma, mas apenas a declaração de um método: pau no lombo, na linha escarlatÃssima do velho e cansado 'se hay gobierno, soy contra'!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Sinceramente, (só votei em Lula na reeleição), penso que o povo elegeu Lula porque o Pt soube desgastar a imagem do Psdb, fazendo oposição destrutiva ao paÃs, ao mesmo tempo em que prometia algo, "completamente diferente", da imagem negativa que disseminava acerca de Fhc. Nós, o povo, acreditamos no sonho, e até onde me lembro, a mágica funcionou bem sob Lula, o truque ruiu com Dilma, afinal magia e alquimia são coisas diferentes!!
Liga não Hélio, hapanhar dos dois lados, é sinal, muito bom sinal, de imparcialidade. Lembre-se do Ibrrahim Sueeed. " Os chães ladhram, e a caravana passa". Sempre passa. Opiniões sensatas são raras, nos atuais dias. Imphera o imbhecil Fla xFlu.
Rogério, apanhar dos dois lados como? Quem quer bater de verdade em jornalista são os bolsominions, esse exército de párias que ameaçam a integridade fÃsica dos jornalistas que ousam criticar as barbaridades de Bolsonaro e seus ministros. É preciso enfrentar firmemente os atuais ocupantes do poder. Chega de minimizar o potencial destrutivo desse grupo.
Em 2022,o discurso será o mesmo,tudo culpa do PT. As coisas ruins do Brasil não se pode falar,papai Bozo não gosta.
A bem da verdade em 2022 será reinstituÃda a lei Falcão(lei 6339/76) do tempo do regime militar ,com uma modificação somente o atual presidente poderá falar,o resto só foto, de preferencia em preto e branco.
Anotem bem: Enquanto não acharem o Queiroz, o Brasil não anda...
E o Temer, com sua Pinguela para o Futuro? E os q fizeram as pautas bomba? E a instabilidade polÃtica causada por Temer e seu MDB, para assumirem o poder no tapetão? Que afundou de vez a economia, já depauperada por Dilma. E a incompetência de Bolso-Guedes de fazer qquer coisa para gerar empregos (o misericordioso colunista os absolve de qquer pecado). E o apoio do colunista e do jornal ao Temer, q fez um governo desastroso?
Perfeito. Salvo que não diria que ele apoiou o Temer, mas abrandou as crÃticas, sem duvida
O colunista tem lapsos de memória q não se esperaria em quem escreve para tão prestigioso jornal. Bolsonaro sucedeu a Temer, não Dilma, q assumiu prometendo 4% de crescimento do PIB e 6 milhões de empregos. O Pib patinou em 1% e o desemprego subiu a 13%. Parte da causa foi o mito de q nada poderia ser feito sem a reforma da previdência, o q paralisou a economia. Como o colunista foi entusiasta de Temer, gentilmente o absolve do desastre q engendrou.
De minha parte, estou farta e satisfeita de ouvir pedidos de "mea culpa" ao PT e a qualquer outra agremiação. Quem sabe a gente trata do presente e do futuro um pouco? Que temos agora? Uma violência contra os institutos de pesquisa brasileiros, como o INPE e as universidades federais. Ameaças de transformar a Amazônia em imensos Brumadinhos. Um moleque sendo indicado como embaixador nos EUA, o Queiroz desaparecido, e por aà vai...
A classe média alta e a elite, que jamais passaram mal, vivem agora o seu melhor momento com Bolsonaro, porque, para elas, não basta passar bem. Elas precisam estar por cima da carne seca, com o povo debaixo do chicote e sem os seus direitos, duramente conquistados. Bolsonaro veio pra frear a ascensão do povo ao patamar mÃnimo de humanidade. E agora qualquer jornalista que se opuser a Ele será duramente perseguido pelos párias recrutados pelo bolsonarismo.
Contrário ao que afirma o Hélio, bolsonarista só existe na mente da media e dos petistas. Não faz parte do ideário liberal o culto à personalidade. Pelo contrário, o JMB não é o sonho de consumo da maioria de quem votou nele. Foi um voto de conveniência e até mesmo de desespero ante a possibilidade de que os bandoleiros de estrada voltassem ao poder. A maioria das crÃticas ao governo é ad hominem e omitem o fato de que o paÃs hoje tem mais probabilidade de romper as amarras do atrazo.
Luiz, existe cura para o seu problema. Não desanime.
Clones. Só uma analogia. Vc já viu alcoólatra que bebe? Ou a maioria diz que "não é bem assim", "É coisa da sua cabeca", "Isso não existe", "Só bebo as vezes"....? Já ouviu falar dos passos do AA? Sabe da parte "aceitar/admitir? É um passo importante pra cura. ...... Sacou?
Cloves, você acha que os eleitores do Bolsonaro são "liberais"? Acha que no Brasil há dezenas de milhões de "liberais"? Me parece que você acredita no próprio mito do liberalismo brasileiro, que "na real" nunca fez mais do que sustentar o escravismo e o latifúndio monocultor. Quanto à s crÃticas ad hominem, você não acha que o "homi" merece? Não, não deve achar. Como todo "liberal", seu único interesse é que a sociedade se amolde aos seus interesses econômicos sem se importar com as consequências
Aqui no Nordeste se chama esse artigo de “Desculpa de Jacú” Esse comunista tendencioso quer bancar o imparcial. Pelo amor de Deus!! Crie vergonha na cara, oh cara
Aqui no Nordeste se chama esse artigo de “Desculpa de Jacú” Esse comunista tendencioso quer bancar o imparcial. Pelo amor de Deus!! Crie vergonha na cara
Aqui no Nordeste se chama esse artigo de “Desculpa de Jacú” Esse comunista tendencioso quer bancar o imparcial. Pelo amor de Deus!! Crie vergonha na cara
Não sou petista mas sempre que comento alguma coisa que me desagrada nesse governo sou chamado de petista, por colegas de trabalho, por por vizinho ou familiares. Sempre gostei de discutir polÃtica mas nos últimos meses tô evitando, infelizmente.
Pois é exatamente isso que querem: que os poucos brasileiros que se interessavam por polÃtica percam o interesse, que a imprensa pare de investigar ou fique desacreditada. Assim, ficam livres para cometer as todas as barbaridades que sempre sonharam.
Vale lembrar, sr. Schwartsman, que Bolsonaro chegou ao poder porque o Lula foi preso numa operação armada entre quem julgou e quem acusou. Novamente, vale o recado de Nuno Ramos nessa mesma FOLHA: gente frouxa !
É padrão, a cada erro, a cada dia que a economia afunda vem as perguntas, e o PT? E o Lula, a Dilma, a Venezuela. Sem contar o discurso de oposição de quem está no governo.
Quem me conhece sabe que não penso como postei anteriormente. Fiz pra provocar e para externar minha opinião do porque está sendo tão dificil o Brasil se recuperar atualmente de uma crise econômico. Os grandes meios de comunicação semearam isso na opinião pública, de que tudo era culpa do PT, até hoje, fora a Folha atualmente. Não lembrando da história do partido e sua penetração social. Bolsonaro foi a fase mail aguda desse movimento. Isso desestabilizou o paÃs. Só que o mundo e vejam ao redor.
"Vale lembrar que Bolsonaro só chegou ao poder porque a gestão Dilma foi um desastre." Vale voltar aquele perÃodo e analisar o contexto que levou ao desastre que tanto apontam! A Historia sempre nos ajuda a identificar as circunstâncias e seus atores sem culpabilizar um único personagem. Vc já refletiu, hoje, acerca da sua parcela de culpa no que esta ocorrendo hoje? Como é bom ter um bode expiatório, não?
Comunista! Nunca foi tão importante e simbólico ser assim denominado, todos os dias. Seguirá sendo, ao que parece, durante todo esse governo que desqualifica a importância do debate, do contraditório e da busca dialogada por soluções aos imensos e inúmeros problemas que nos afligem, seja como indivÃduos, seja como sociedade. E você, que respeita o debate, o contraditório e a busca dialogada por soluções, já foi chamado de comunista hoje?
"Vale lembrar que Bolsonaro só chegou ao poder porque a gestão Dilma foi um desastre.". Simplificação exagerada (e falsa). Golpe travestido de impeachment, processo penal politicamente conduzido para tirar Lula da corrida eleitoral em 2018 e catalisação do antipetismo pela grande mÃdia, no mÃnimo, entram nesse caldo.
Arrependimento tardio.
Mirem Utoya e El paso.
Eles querem o quê? Esse governo é incompetente mesmo e o presidente e vários ministros são malucos. Querem elogios? Preferem jogar a batata quente para o PT.
Hélio, faça uma mea culpa. Toda a grande imprensa, a Lava Jato, Eduardo Cunha e Aécio Neves são os responsáveis pela eleição do Bolsonaro. Todos esses atores forçaram a queda do PT e endeusaram a atuação de agentes públicos, atuando fora da lei e fazendo polÃtica, com o único objetivo de prender um tal lider popular de esquerda. Ñ havia interesse em moralidade pública. Imoralidade é o q + há por aÃ. O medo do Lula continua.
Rodrigo, já pensou ser possÃvel pedir mea culpa do Hélio e do PT. No meu caso, acho que ambos deveriam fazer, de forma e por razões distintas, mas deveriam!
Pede mea culpa e não faz? Peça isto ao Lula primeiro. Quem era o presidente do banco central do Lula senão o secretário de finanças do Dória. Por que será? Peça para ele explicar. É de rir.
A investigação sobre o Flávio Bolsonaro e seu laranja Queiroz tem mais de um ano e não sai do lugar. O tal Queiroz jamais foi incomodado pelo Ministério Público ou pelo Judiciário. Isso é só um exemplo de como a Justiça, demais órgãos do Estado e a imprensa são seletivos. Os laranjais do PSL são intocáveis. O cheque da 1° dama, idem. Mas todos ainda acham q tudo isso é culpa do PT, inclusive Bolsonaro e seus laranjas. A culpa é falta de vergonha na cara de todos nós.
O colunista tenta criar um falso e egocêntrico axioma ao afirmar que "A imprensa, nunca é demais repeti-lo, tem na crÃtica a governantes sua razão de existir". A razão de existir da imprensa vai muito além das abordagens polÃticas, até mesmo porque a pluralidade e importância de outros assuntos supera em muito acompanhar os governos. Como um simples pasquim, foca-se nesse tema desprezando inúmeros outros acontecimentos positivos que fariam a vida melhor e valorizariam o ser humano.
Hernandez, bom dia. Estás indo contra o que o próprio colunista afirma e contra as principais manchetes que, diariamente, a FSP estampa. Um pouco mais de análise isenta lhe faria bem.
A Folha, como nenhum outro jornal, não se restringe aos assuntos polÃticos. Fosse o caso, nem existiriam os cadernos de cultura. A abordagem que você exige é parecida com a do Pravda soviético e nada tem a ver com nações livres.
O PT é o culpado por tudo isso. Tudo é culpa do PT, merece ser fuzilado como quer Bolsonaro.
Que doença . Vá se tratar
A crÃtica é discernir e análisar de forma isenta. No sentido marxista, rever conceitos, propor transformação. Infelizmente, a midia é mediocre em criticar. Na maioria, apenas faz censura, mete o pau no dito popular, é reprodutora da ideologia dominante. Vive de denuncias. Isso qdo ñ e tendenciosa. Sempre atrasada em relação aos fatos historicos, ñ propoe, ñ lidera, ñ se atreve a discordar ideologicamente. Repete. Deveria mais criticar a natureza do estado q censurar os atos dos governantes
Ou seja, boa imprensa é a imprensa ultraliberal, como o Sr. Herculano Jr., uma imprensa que faça "educação ideológica", como o antigo Pravda, mas com o sinal trocado. Muito difÃcil ser ultraliberal sem conhecer a essência do liberalismo.
Enfim, a chatice teve fim!
É isso aà Hélio, a imprensa deve apresentar os fatos.
É isso mesmo, Hélio. Imprensa não foi feita para aplaudir governo.
Senão vira armazém de secos&molhados...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > E o PT? Voltar
Comente este texto