Joel Pinheiro da Fonseca > Sobre o anarcocapitalismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maurício Serra

    A verdade é que quem está por cima da carne seca sempre quer regras que lhes favoreçam. Querem o fim do governo pq esse estabelece regras que limitam o poder de quem está por cima. Por que defender um anarcocapitalismo que respeita a propriedade privada? Pq não retornar logo às origens, onde a anarquia é total e não existe a propriedade privada? Aí não querem, não é mesmo?

    Responda
  2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Estamos perdendo a dimensão Histórica do surgimento do estado, da propriedade privada e da simbiose que existe entre ambos, Adam Smith, David Ricardo ou Karl Marx, não negariam essa relação, principalmente os dois últimos, o viés neoclássico e o rebento pós moderno, fiadores do irracionalismo, norteiam o caos que assola os nossos dias!

    Responda
  3. Vinícius de Oliveira

    Nozik, Rothbard, e Hermann Hope envelheceram e vieram morrer no Brasil.

    Responda
  4. Igor Cornelsen

    Uma sociedade sem o estado é um absurdo, um estado que preserve o bem comum. O que está errado é uma sociedade onde indivíduos privilegiados inserem na constituição privilégios e regalias, e depois os apelidam de "direitos adquiridos". Aposentadorias precoces, com salário integral, quinquênios, estabilidade no emprego etc. Este estado é um absurdo e precisa de reformas profundas. A sociedade que o sustenta pagando impostos merece coisa melhor.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Desviou do assunto para a demonização do funcionário público. O real problema - não só do Brasil, mas mundial - é a cooptação do Estado pelo poder econômico. Assim, as famílias mais ricas de cada país criam regras especiais que as favoreçam e subsidiem, por exemplo diminuindo os impostos dos mais ricos e de suas empresas, como o Trump fez nos EUA e o Guedes quer fazer aqui. Funcionários públicos são migalhas!

  5. José Cardoso

    É contraditório defender a propriedade privada e o fim do Estado. Um exemplo que ouvi falar: um migrante nordestino chegou ao Rio e cercou uma área num morro para morar. Mas construiu só numa parte do terreno com os recursos que tinha, deixando o resto para uma expansão futura. A favela foi crescendo, se adensando, até que um recem chegado resolveu construir nessa área "desabitada", usando sua arma como argumento. E construiu.

    Responda
  6. Fabio de Azevedo Caparroz

    A última frase é verdadeira, mas todo o texto parte da falsa premissa que mais Estado significa mais igualdade. Vide as inúmeras experiências históricas que fracassaram e fracassam nesse sentido.

    Responda
    1. Maurício Serra

      O capitalismo também fracassou nesse sentido. Então vc defende menos capitalismo e o fim da propriedade privada? Se não, pq defender menos governo ou o fim do Estado?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.