Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    Séculos de corrupção dos mandátários, indiferença, taxação de impostos abusivos, desvios de todos os tipos , roubalheiras e muitos privilégios que o poder emana viraram tradição e mais junto com um povo submisso.

    Responda
  2. Jose Coelho

    De onde tirou que o Brasil é rico? Luxemburgo deve ser pobre? Pais rico é onde a população produz muito.

    Responda
    1. José Elias Aiex Neto

      José Coelho, o Brasil é a nona economia do mundo. O país é rico, mas a distribuição da riqueza entre os brasileiros é extremamente desigual. Tal constatação pode ser feita pela nossa colocação no ranking do IDH. Estamos em 73º lugar. Como pode a nona economia do mundo ocupar tão vergonhosa posição no IDH, que é medido pelos indicadores saúde, educação e renda per capita?

  3. José Cardoso

    Uma das principais empresas de um desses super ricos produz um tipo de entorpecente leve e barato chamado cerveja, largamente consumido pela população. Será que se outros tipos de substâncias psicoativas fossem liberadas teriamos mais grandes fortunas desse tipo?

    Responda
    1. José Elias Aiex Neto

      Parabéns pelo comentário, José Cardoso. O Jorge Paulo Lehmann é o homem mais rico do Brasil e o maior acionista da AMBEV, que fabrica bebidas alcóolicas. Enquanto isso o alcoolismo atinge 7% das famílias brasileiras. Como psiquiatra passei lutando para que tirassem a propaganda delas na TV. A concentração de riquezas no Brasil tem muito de imoral.

    2. José Cardoso

      Também sou favorável à liberação. Mas a situação atual do setor é de feroz (e bota feroz nisso) concorrência. Com a liberação, um grupo empresarial mais eficiente poderia dominar uma grande fatia do básico, sobrando os nichos artesanais.

    3. julio jesus

      Nada a ver, José Cardoso. Aliás, grandes fortunas estão sendo acumuladas justamente pela não liberação e legalização das drogas. Para avançar um pouco mais sobre a lógica da monopolização, ler "Imperialismo, fase superior do Capitalismo", de Lênin. Ainda vale.

  4. João Leite Leite

    A desigualdade no Brasil é provocada pela falta de cumprir a constituição. A constituição diz que o salario minimo tem que ser suficiente para uma familia de 4 pessoas viver bem sem precisar ser subsidiada por programas paternalistas do governo. O teto salarial é R$33. 732,00. O salario minimo vale 20% do valor legal constitucional. Um deputado federal e senador custa mais de R$500 mil p/m. A desigualdade é falta de cobrar o cumprimento da constituição.

    Responda