Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    inumeros leitores ponderados da FSP exigem um esclarecimento das regras que norteiam o escrutinio dos comentarios ; muitas vezes as mesmas palavras ja utilizadas em comentarios publicados na mesma noticia parecem sofrer 'avaliaçao" por parte do FSP e o processo parece ficar preso em um looping ( algoritmo? ) desagradavel

    Responda
  2. Mariana da Costa Conde

    GALDINO aponte os equivocos os erros e a pessoalidade ; entao elabore e apresente os seus .sem serem 'pessoais'

    Responda
  3. Mariana da Costa Conde

    MANOEL MARCILIO : a pesquisa é um apanhado estatistico, nao significa que todos sejam exatamente iguais ; além disso a pesquisa depende da honestidade do pesquisado que pode mentir - é este o seu caso ?

    Responda
  4. Galdino Formiga

    Raciocínio equivocado, dados comparativos errados e conclusões somente pessoais.

    Responda
  5. Manoel Marcilio Sanches

    Estou me sentindo um pária. Mesmo tendo quase todas as características mencionadas de um eleitor de Bolsonaro eu sempre o abominei. Como candidato e como ser humano. Tampouco escolhi o outro lado por todos os mal feitos comprovadamente realizados. Na verdade, nunca me senti tão bem sendo um pária.

    Responda
  6. MARIA tereza kowalski JURASZEK

    Na sala de espera de um consultorio medico encontrei um exemplar de revista forbes. Seus colunistas, todos milionarios, foram unanimes em louvar Bolsonaro. Fico imaginando o que essas pessoas, a aristocracia brasileira, sentiram ao ter um nordestino pobre como presidente da republica. Por isso a mare de odio contra o PT. Estao empolgadissimos por terem agora, um presidente para chamar de seu.

    Responda
  7. mario cezar

    Sra Maria Hermínia, segundo seu brilhante raciocínio, então, mais da metade dos eleitores desde pais (pois elegeram um presidente! ) tem renda alta, e eu não sabia !! Que grande notícia a Sra nos dá. Obrigado.

    Responda
    1. Wagner agnolon

      Não foi metade, Mario... Precisa parar de opinar com base em "fake news"... Faça a conta... : Número de eleitores cadastrados no Brasil -> 147,3 milhões de eleitores; número de eleitores de Bolsonaro -> 57, 8 milhões de eleitores (arred. para cima). Aplicando-se uma regra de três básica verifica-se que o Bolsonaro, apesar do voto contra o PT, não atingiu mais do que 39,1% dos votos possíveis.

    2. Wagner agnolon

      Não foi metade, Mario... Precisa parar de opinar com base em "fake news"... Faça a conta... : Número de eleitores cadastrados no Brasil -> 147,3 milhões de eleitores; número de eleitores de Bolsonaro -> 57, 8 milhões de eleitores (arred. para cima). Aplicando-se uma regra de três básica verifica-se que o Bolsonaro, apesar do voto contra o PT, não atingiu mais do que 39,1% dos votos possíveis.

    3. eli moura

      Bolsonaro teve 38 % dos votos possíveis. A abstenção ou votos nulos foi enorme. Mas de uma forma ou de outra 62 % dos brasileiros habilitados a votar não o escolheram. Usou uma tática funcional de outras votações improváveis ( tiro do canhão brexit na própria economia do reino unido, eleição do trump e a conquista de cadeiras por minorias extremistas ao redor do mundo desenvolvido), manipulando emoções de insatisfeitos, com big data e fakenews.

  8. Wagner Castro

    Bolsonaro só consegue ser recebido e falar nos seus nichos. Ele não tem discurso de nação, só de eleitorado, uns reacionários, já outros, também ... Bolsonaro não é, nem nunca será, Presidente do Brasil, será apenas Bolsonaro ...

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Será que entendi direito? Mário Cézar está comparando, ou melhor, equivalendo a eleição de Bolsonaro com a Revolução Francesa?

    2. Wagner Castro

      Eis o exemplo abaixo: uns R E A C I O N Á R I O S, já outros, também ...

    3. mario cezar

      Sr WC , pra começar sugiro que estude e leia mais , por ex, sobre a Revolução Francesa de onde emergiram com clareza as palavras revolucionários e os reacionários. Como disto, VS não tem a menor noção compreende-se o seu comentário. Um resmunga e toda a manada resmunga absolutamente a mesma coisa. Sim, as administrações anteriores deixaram a educação em frangalhos ! Boa leitura...se conseguir.

  9. José Cardoso

    Há uma contradição em associar o "núcleo duro" dos 17% apoiarem o Bolsonaro desde o início da campanha à faixa de 20 a 50 salários mínimos. Esse nível de renda corresponde aproximadamente a 1% da população. Faltam 16% a serem explicados.

    Responda
  10. Carlos R N

    Analise sem nenhum sentido. Óbvio ululante! Analise que merece reflexão é sobre o 1 terço que não são extremos, e porquê votaram para eleger o atual presidente. Se 1 terço, 33 por cento, é sempre contra, precisou de 23 por cento mais votos, de onde vieram para fechar os 56 do eleito.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Esqueceram os votos nulos e brancos, uma silenciosa parcela de brasileiros que, ao se omitir, permitiu que o extremo do espectro político emergisse e elegesse um político insignificante até então, que fugiu dos debates por não ter plano consistente de desenvolvimento para o país? Esses tb são responsáveis pelo des.calabro reinante!