Demétrio Magnoli > A cela de Luiz Inácio e a dos Silva Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Seguindo seu perfil Demetrio tambem purga seu odio à lula Ele nunca propos um exercicio de abstraçao a todos os demais nao -Silvas que, presos, pleitearam e obtiveram "regalias" da justiça brasileira desde que a LJ começou a tal limpeza (seletiva ,à bem da verdade ! ) ele mesmo acaba reconhecendo com numeros que as masmorras sao apenas para os milhoes de Silvas Os verdadeiros protagonistas de nossa corrupçao, todos das burguesias, saem lestos e limpos sempre -sem muxoxos do Demetrio
é deveras curioso e sintomatico : eu nao tenho odio ao Cunha , Eike, Marcelo Odebrecht , Sergio Cabral , etc ; estao presos porque cometeram crimes , ponto ; isto ocorre nas sociedades ditas civilizadas Mas nao consigo entender esse odio especificamente ao Lula - isso parece as danaçoes que as "igrejas" atribuem à Satanas e assim esse personagem livra os 'pecadores' de suas responsabilidades .. Haja Freud pra essa gente tacanha
Com certeza está passando da hora de cuidar dos Silva sem rosto. Assim como já passou da hora de cuidar melhor da segurança do encarcerado de Curitiba Nesse sentido, urge enviá-lo para uma penitenciária de segurança máxima; que é a forma mais eficaz de propiciar-lhe total garantia de seu inalienável direito à vida. Direitos humanos em primeiro lugar, sempre!
Ficou clarÃssimo que Dr. Magnoli não domina o assunto, se municiou de alguns dados e achou que poderia dar uma aula sobre o sistema penitenciário brasileiro. Não deu.
Pr3cisamos aceitar que o Brasil falhou em todos os aspectos, essa nossa sociedade de castas e privilégios , esse nosso socialismo burocrático Getulista. Liberdade, capitalismo, estado mÃnimo. É pedir muito ? Agora arrecadar 40% do PIB e produzir esse retorno. Isso é certo ? Ainda defendem mais governo. . .
Voltando ao assunto que o artigo pediu para ignorarmos; exemplo é o Cabral, pres9 em Bangú, condenado confesso, esse pode até se regenerar... #Cabral_Livre!
Ou cara chato.
Excelente o texto, como sempre. Mas, a desigualdade de tratamento está longe de acabar.
Tudo, por aqui, parece sempre ser "fato consumado". Onde estavam todos enquanto isso se consolidava? Onde estão os magistrados, os conselhos, as polÃticas públicas? Onde estão os agentes públicos responsáveis por essas mesmas questões? Os polÃticos, a sociedade? Não conseguimos ultrapassar o discurso da constatação, das perplexidades, como também a postura de indiferença, adotada por aqueles que conseguiram descolar-se do estigma histórico dos Silva. Assim prosseguiremos, sem choro nem drama.
O problema básico é que o estado tem outras prioridades, é mais ainda é a situação fática de que os processos duram para sempre, ninguém importante fica preso, o trânsito em julgada, o recurs9o em BrasÃlia etc. Enfim que cadeia, ônibus, sus, edcolas publicas etc. Ssão para os pobres. As castas, os ricos estão longe dessas coisas.
Os Silva de verdade são honestos, seguidores da lei, afeitos à verdade e aos bons princÃpios; não matam nem roubam, trabalham de sol a sol pelo sustento. Seus “injustiçados” Silvas roubaram, mataram, enganaram, converteram a bondade e dignidade em afronta. No entanto os Silvas honestos continuam obrigados a viver de migalhas suadas enquanto seus “injustiçados” Silvas recebem auxilio prisão para familiares. Tudo isso no governo Silva que se quer a única vÃtima possÃvel.
".. 'injustiçados' Silvas roubaram, mataram, enganaram, converteram a bondade e dignidade em afronta. " ????? muitos nem foram julgados
Os Silva de verdade são honestos, seguidores da lei, afeitos à verdade e aos bons princÃpios; não matam nem roubam, trabalham de sol a sol pelo sustento. Seus “injustiçados” Silvas roubaram, mataram, enganaram, converteram a bondade e dignidade em afronta. No entanto os Silvas honestos continuam obrigados a viver de migalhas suadas enquanto seus “injustiçados” Silvas recebem auxilio prisão para familiares. Os Silvas honestos vitimados pelos Silvas corruptos presos sequer foram visitados pelos d
Curioso como a ultra direita baba. Espuma. Ao menor sinal de civilização. Os comentários sempre cheios de ódio, em lugar de atacar as infernais condições carcerárias, geradora de novos e mais temÃveis criminosos sob o comando de facções, atacam o colunista. E a esquerda ataca também, por que, para variar, não entendeu nada do artigo. Demétrio não ataca as condições melhores de Lula, ataca a condição pior dos demais silvas.
É a mesma situação.
Três refeições por dia, banho de sol, visita Ãntima, auxÃlio reclusão, saidão nos feriados... é muito benefÃcio pra bandido. E olha que é um Silva que está falando.
Putz! Nilton, com todo respeito, estamos vivendo um aprofundamento trágico de desigualdade social no paÃs e você me sai com essa pérola? Amigão, as fronteiras do mundo vão muito além do seu umbigo....
Mais um analfabeto funcional. Saber ler, mas não entende o que lê.
O sistema c/arcerário é administrado por um órgão chamado DEPEN que provavelmente se constitui de Advogados e ex-delegados, mas que não inclui administradores profissionais nem Engenheiros. Advogado, apesar de insistir em ser chamado de Doutor, não é administrador de ofÃcio. Esta aà a raiz do problema. O problema do sistema c/arcerário é de gestão, pois serve de reserva de mercado para quem não c/ompetência para administrar um food truck. Será que não tem alguém capaz de fazer diagnósticos aqui?
Diagnósticos es. Tú/pidos como o seu são dispensáveis. O problema é na origem: basta ver qual é o público que é encarcerado. A maioria é pobre e negra. E Moro quer aumentar ainda mais este desequilÃbrio, mas indo além, com a autorização para os policiais matarem ainda mais, sem sanções. Ore para o senhor não ser um alvo da polÃcia ou do Moro/Bolsobaro.
Praticamente todos os colunistas de Folha de SP e UOL incluem nas suas colunas a ladainha que gira em torno a condenar Moro... grotescos.
Oh, amigão, não é só o Morus que é grotesco. Chefe dele, o tal do Bozo, é sem igual em matéria de estupidez, gratesquice, grosseria, inadequação, despreparo, incompetência, analfabetismo, ruindade, ódio, falta de ...
E cri. Mino/sos "amigos" não podem ser condenados? Ou a condenação deve ser somente para os adversários? Prestem atenção: o rei de vocês esta nu.
A retórica petista criou em alguns sectários uma deformidade lógica que faz com que dezenas de desmiolados defendam privilégios de seu Messias em relação aos demais brasileiros. Esquisito, eu sei. Mais comum em seitas do que em partidos polÃticos.
Condições de Estado Maior existem legalmente também faz muito tempo e contemplam oficiais militares, juÃzes, procuradores, promotores etc. Queria ver se Moro, Dallagnol, Gal. Heleno ou Bolsonaro estivessem na mesma condição, se o o senhor escreveria a mesma bo. Bagem. Mas todos seguem o modus operandis. Quando não são os amigos, os "rigores" de uma lei que só existe na cabeça deles.
Ah! Demétrio... Se todos fossem iguais a você... SerÃamos todos cÃnicos e desonestos intelectuais. Ao buscar trincheira argumentativa numa tragédia crônica brasileira, pensa maquiar a covardia das suas ideias.
Demétrio Magnoli é a escória da imprensa. Se apoia na situação carcerária, caótica há décadas, para justificar seu ódio irascÃvel. Condições de Estado Maior existem também faz muito tempo e contemplam oficiais militares, juÃzes, procuradores, promotores etc. Queria ver se Moro, Dallagnol, Gal. Heleno estivessem na mesma condição, se o paladino teria o mesmo piti. Mas é este o modus operandis desta gente. Quando não são os amigos, os "rigores" de uma lei que só existe na cabeça deles.
e existem legalmente também faz muito tempo está tudo certo, ok?
A história é a mesma de anteontem na Globo News. Esse comentarista quer ficar famoso nas costas de um, que sempre será lembrado pela História como o melhor presidente que este paÃs já teve. E de modo mesquinho! Querer que o ex-presidente vá para um presÃdio comum, é a mesma coisa de lavar as mãos pela segurança de sua vida. Nunca vi um comentário sequer a respeito das "regalias" do Sr. Michel Temer, quando preso. Em relação a Lula, sua origem humilde, muita gente quer tirar uma casquinha!
O artigo do Magnoli me fez lembrar dos comentários do clã Bolsonaro depois do assassinato de Marielle: quantas outras pessoas menos famosas foram assassinadas e não houve a mesma repercussão? Lula mesmo já disse que na prisão em Curitiba ele vive melhor do que muitos brasileiros, isso não faz menor a injustiça contra ele. Imagine, Magnoli se você fosse condenado injustamente e ficasse confortável, mas proibido de escrever e de falar publicamente. Tudo bem para você esse privilégio?
O que mata a elite , deixa ela desesperada, furiosa, é o fato de Luiz Inacio Lula da Siva ter chegado onde chegou, ser considerado o melhor Presidente do Brasil , ser reconheciio mundialmente como um estadista , respeitado no mundo, tudo isso deixa elite furiosa, mas nao adianta ela vai ter engolir isso...a vaza jato mostrou agora o que eles fizeram para tentar destruir Lula da Silva, a verdade esta ai...todos tomando conhecimento.
É comum a separação de presos comuns das lideranças polÃticas em cadeias em vários paÃses. Isso vale tanto para democracias quanto para ditaduras. O convÃvio entre militantes polÃticos e presos comuns nos deram o Comando Vermelho e o PCC. O senhor Demétrio ignora este fato para fazer demagogia carcerária. Não surpreende.
Com a eleição do Lula a classe operária pode não ter chegado ao paraÃso, mas um ex-operário chegou. O direito à prisão especialÃssima faz parte da sua nova classe.
E os Magnólis cidadãos, e os Silvas cidadãos, como o Estado Brasileiro, tratam os mesmos, com o acesso a água, a rede de esgotos, a segurança em seus bairros. Todo dia é dia de injustiça no Brasil, mas como algumas passam tão desapercebidas quando assim é conveniente.
Gosto muito dos artigos do Magnoli, mas vejo que muita gente aqui, cego pela guerra ideológica, não entendeu o que ele quis dizer. Não criticou o Lula em momento algum, mas sim as condições de encarceramento de quem não possui benefÃcios legais, como o ex-presidente.
365 dias de cada ano para fazer a crÃtica ao sistema carcerário, e coincidentemente o fez neste precioso momento. Realmente é guerra ideológica.
este sujeito não escreveu nada sobre o genocÃdio de Altamira, quando há a questão do ex presidente, condenado por um apartamento de propriedade da caixa economica, por um processo escandalosamente dirigido, de repente descobre que houve algo em altamira em outros presÃdios. Assim que a extrema direita se disfarça de intelectual e justa. Ele é a fake news. Não engana ninguém basta olhar para a cara dele.
Parabéns pelo artigo. É dever de todo brasileiro civilizado combater os privilégios, que os polÃticos e, principalmente o judiciário, insistem em manter.
Quando as análises não são mais possÃvel, resta a simplificação. O uso de dois fatos para escrever o artigo obrigatório. Sem pre Lula. Como este homem é importante! Depois vem os pobres jogados a própria sorte, serve à s vezes, pela falta de pauta. Ñ faz mais sentido criticar "petê ".Serve quualquer coisa para o 'ganha' pão. Que feio! Ganhar em cima do sofrimento do outro. Análise do discurso é sempre possÃvel. Se orientem, " intelectuais". Tá ficando feio!
Solta todo mundo! Prisão é útil apenas para prevenir de quem possa causar dano fÃsico a outros. O encarceramento por vingança é inútil. Cria um meta-estado "os fora-da-lei" que coerentemente se organiza para tirar partido da ópera bufa que é o encarceramento para punir crimes (pune mesmo?). Punir crimes com encarceramento é apenas um dispendioso prazer de sádicos. Encarcerar não evita crimes, não é inteligente... ;)
O Brasil faz pouco caso da escravidão e de como não se deu o seu fim. É comum achar esse fato algo menor, um ponto na história. Porém, o paÃs recebeu a maior quantidade de pessoas traficadas da história humana e essa infâmia é o fundamento intocado de nossa sociedade. As classes de maior privilégio aprenderam naquela época como sugar o néctar da vida escrava de milhões de pessoas - tÃpico de praga fúngica que devolve apenas a carcaça sem vida. Todo o resto é decorrência. Isso, ainda, não mudou.
A pena das galés, 250 homens acorrentados aos remos do porão de um navio, foram muito bem aceitas pela comunidade elegante da Era Romana e sucessores. Aparece no livro Ben Hur de Lewis Wallace, e em Os Miseráveis de Victor Hugo, onde Jean Valjean passa 19 anos acorrentado pelo roubo de um pão. No Brasil foi extinta pela Constituição de 1891. A expansão de encarcerados nos governos do PT, levou ao programa Minha Masmorra Minha Vida. Vergonha.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > A cela de Luiz Inácio e a dos Silva Voltar
Comente este texto