UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Inspirações para Bolsonaro

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Watrin

    Jânio de Freitas: sempre lúcido, cirúrgico e corajoso. Diante do cabo raso de ideias que está a governar o país e da turma de fanáticos que o seguem, ainda nos resta por a boca no trombone. Enquanto isso, o falso moralista de plantão, secundado por falsos profetas, amplia o raio da patifaria, da demagogia, do nepotismo, e da violência institucionalizada de que se nutrem os seus iguais.

    Responda
  2. Ayer Campos

    Htler era cabo quando começou sua jornada ascendente; JB é raso...

    Responda
  3. Rogério de Mendonça Lima

    Intelighentinhos de plantão, antagônicos, que nunca aceitarão que existe vida inteligente, fora dos bhandos ideológicos, de Jânio e Olavo. Daria pena, se não fosse tão trágico.

    Responda
  4. Rogério de Mendonça Lima

    Intelighentinhos de plantão, louvam um escrevinhador completamente fora de época, ou seja somos 7 bilhões de macacos na nave, a informação e a contra informação, correm com uma velocidade nunca vista, e os cérebros monopensantes, não conseguem analisar nada fora do ciúme doentio pelo "guru". Historiador? Não, estoriador. O problema não é o artigo, prá uns dispensável, prá outros "texto sagrado", o problema é que o escrito, é uma faixa furada, de disco de vinil 78 rpm, sempre repetitivo.

    Responda
  5. Carlos Zambon

    Bolso666.

    Responda
  6. Rogério de Mendonça Lima

    Porquê o escribha não faz uma análise de nossa educação básica, desssthruída nos últhimoos governos? Uma análise sem mághoas, sem raancoor ideológico, sugerindo soluções. Uma análise sem misthurar ideeeologia barhata. Sem ataaacar a direita, respeitando 53 milhões de eleitores. Como respheitar um essscriba assim? Parcccial ao exxxtremo? Como falar em faciiiismo no Brasil, com as instituições funcionando? É imbhecilidhade ou door de cootovvelo. Meio raso, né? Rangerrr de denteees libherado.

    Responda
    1. Ernesto Solis

      e ainda tem gente que acha que pensa! gente que não consegue ler o conteúdo do texto escrito, conteúdo histórico, se é que a História serve para algo! e retruca acusando o jornalista que, este sim, faz de forma lúcida um paralelo histórico entre aquele ser asqueroso e este, levado ao poder gente como você. Rancor ideológico, as instituições funcionando, parcial...são frases que parecem mostrar alguém que pensa quando são só o espelho de uma alma que saliva e baba a gosma de seu caráter.

    2. Ernesto Solis

      e ainda tem gente que acha que pensa! gente que não consegue ler o conteúdo do texto escrito, conteúdo histórico, se é que a História serve para algo! e retruca acusando o jornalista que, este sim, faz de forma lúcida um paralelo histórico entre aquele ser asqueroso e este, levado ao poder gente como você. Rancor ideológico, as instituições funcionando, parcial...são frases que parecem mostrar alguém que pensa quando são só o espelho de uma alma que saliva e baba a gosma de seu caráter.

    3. FRANCISCO LOPES RAMOS

      Escreva direito. Ô textículo ruim de ler! Você é estrangeiro e não sabe escrever em português?

    4. Wagner Santos

      A análise se dá justamente porque a proposta deste presidente é resolver os muitos males da educação militarizando a mesma. Isso foi um meio para se quebrar a ordem democrática na Alemanha ente outros. É um caminho ineficaz dado o custo e aversão a disciplina militar por muita gente ( e com motivos) e a impossibilidade de se fazer escolas neste regime em décadas com número mínimo eficaz. Fosse eficaz, seria ditatorial!

  7. ALEXANDRE COSTA PRADO

    I. JF, meu Deus!!!

    Responda
  8. José Antônio

    Cruz-credo! Pelo visto, Camisas Amarelas em breve serão Camisas Pretas.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Eram pardas no início e aqui havia seus similares, os camisas verdes ultra-nacionalistas. A época de Getúlio ficamos mais próximos disso que agora, mas parece que não aprenderam a lição!

  9. Luiz Marcos de Carvalho

    Tudo indica que os povos indígenas e os nordestinos vão se tornar no governo Bolsonaro, o equivalente aos judeus na Alemanha nazista. A discriminação contra o Nordeste, única região em que ele foi derrotado, está evidente em atos e declarações. A sociedade tem de dar um basta a isso, agora quando ainda no início. Apelo aos deputados e senadores da região para que se unam em uma frente suprapartidária em defesa da região e dos povos indígenas. Não á discriminação e à retaliação.

    Responda
  10. Rogério de Mendonça Lima

    Contar histórias fora da realidade do país desde que estejam de acordo com sua idheologia, sempre foi padrão do escrevinho. Sr. JF, deixa de mhagua, as escolas militares, nunca foram piores ou melhores que as civis. Estão sendo muito procuradas pela comunidade, porquê, as militares e públicas, são hoje as únicas onde o professor não aphanha dos alunos. Onde, drogas entram, mas com uma dificuldade muito maior. Está conversa de ffaccista, é repetição de "paphagaio" da esqhuerda do séc. 19.

    Responda
    1. JOSÃ OLIVEIRA

      O Jornalista Jânio de Freitas é um símbolo de credibilidade no jornalismo brasileiro, queira ou não você. Quanto à você, com sua crítica rasa e eivada de mediocridade, vai continuar com seus resmungos, que exprimem somente frustração e raiva, quando lê as verdades históricas, expostas por quem tem visão crítica e, conhecimento apurado sobre aquilo que nos informa, em forma de alerta e instrumento de reflexão, ao menos para quem realmente seja dotado de um mínimo de racionalidade.

  11. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

    A lucidez da análise de Janio de Freitas só não é mais admirável porque sua percepção da realidade não se ausenta da história e nunca a deturpa. E por isso Jânio é mais que admirável. Parábens Jânio!

    Responda
  12. Rafael BO

    Perfeito. O repúdio ao autoritarismo, ao obscurantismo, e às práticas desumanas e sua apologia não depende do espectro ideológico. É manifestação legítima e necessária da cidadania. Está na Constituição Federal; na lei 1079/50, artigo 9, inciso 4; sobretudo, na consciência democrática em cada brasileiro. Cumpra-se.

    Responda
  13. WILSON FILHO

    Sr. Jânio, pergunte.para o Leal jogador de volei cubano naturalizado brasileiro, se ele quer voltar para Cuba. Regime Nazista existe sim lá, que manda matar opositores. Comprovado

    Responda
    1. neli faria

      Conheço Cuba. O País é o mais deprimente.(Fui lá em 2005). Mas, ouso a acrescentar: qualquer ditadura é péssima.Deprimente... E são idênticas.(Conheço o Paraguai da época de Strossner e Chile da época de Pinochet). Ditadura? Da direita(os citados e mais hitler), da esquerda(o citado,mais maduro e stalin) são idênticas. Toda ditadura quer matar opositor.E mata também. Para sair do exterior e ficar aqui: quantas mortes de opositores não tiveram nas ditaduras de Vargas e Militar?

  14. Hildebrando Teixeira

    A muito tempo não perco tempo com essa coluna decadente, mas admito que hoje o artigo primou pela cretinice da chamada do artigo. O que Não quer dizer que eu tenha passado da chamada, claro.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Senhor Hildebrando. Se o senhor não leu o artigo não deve fazer comentário a ele. Tenha um pouco de coerência.

    2. JOSÃ OLIVEIRA

      Quando você aprender a situar-se no tempo, talvez, ainda possa aprender a correta conjugação do verbo haver. Há muito tempo e, permita Deus que daqui a muitos anos continue a fazê-lo, essa coluna do Jornalista, Jânio de Freitas, nos traz informações imprescindíveis ao discernimento e, nos brinda com pérolas de lucidez, tão rara hoje em dia, nesse mar de ignorância que nos indica encontrar-se numa fase permanente de preamar.

    3. Pedro Martins

      Hildebrando vá ouvir o caio copola

  15. Hildebrando Teixeira

    E "o aparelhamento de escolas por doutrinadores foi decisiva para infiltração do marxismo". Como também para produzir o pior sistema educacional do Mundo.

    Responda
  16. Gilberto Camilo

    Alguem tem de dizer alguma coisa, vou dizer: o comite olimpico americano decidiu hoje que vai punir os atletas americanos que fizeram algum de tipo de manifestacao atipica (ajoelhar-se ou levantar o punho cerrado) durante o recebimento das medalhas, o que eh contra o documento que os atletas assinam quando vao participar das competicoes. MAS, nao ouvi nada sobre varios atletas batendo continencia durante o recebimento de medalhas, bater continencia eh perimitido? Militarismo?

    Responda
  17. Marcos Valério Rocha

    Fundamental. Ainda tem inteligência no jornalismo. Compensa as perdas de Clóvis Rossi e PH Amorim.

    Responda
    1. FRANCISCO LOPES RAMOS

      Desculpe-me, mas comparar Clóvis Rossi com PHA é desonestidade intelectual. PHA não praticava um jornalismo honesto, era um militante travestido de jornalista.

  18. A batista

    Apenas copiando o brilhante comentários de Almar "Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar." --- Martin Niemoller

    Responda
  19. Nelson Vidal Gomes

    Os costumeiros ataques desferidos pelo Ilustre colunista Jânio de Freitas a quem como ele não pensa, como o que aqui se vê,teriam maior eficácia se este ousasse,em contraponto,defender a mudança do nome de seu Partido,de PT para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Aí então,estaria no campo da imparcialidade e da racionalidade plena,no qual os defensores contumazes de Lula e agressores de Moro,não costumam prosperar.Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Dá-lhe Marlise! Este sujeito ainda tem a pretensão de ser sério.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Sra Marlise de seu comentário o que mais se destaca é a falta de argumentos,a agressividade e dialética precária.Desejo-lhe,sinceramente,que a aperfeiçoe em benefício de todos e do debate que aqui se trava.Procure seguir o meu exemplo.Tenho mais de 3 mil comentários neste site e desafio-lhe a apontar um único sequer em que tenha rotulado ou agredido o interlocutor.Essa coisa de fascista faz parte de um comando dado na cartilha distribuída na porta do "templo petista".Não precisa ser seguido.

  20. Nelson Vidal Gomes

    Os costumeiros ataques desferidos pelo Ilustre colunista Jânio de Freitas a quem como ele não pensa, como o que aqui se vê,teriam maior eficácia se este ousasse,em contraponto,defender a mudança do nome de seu Partido,de PT para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Aí então,estaria no campo da imparcialidade e da racionalidade plena,no qual os defensores contumazes de Lula e agressores de Moro,não costumam prosperar.Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      #corrigindo Sr.Jos

    2. Nelson Vidal Gomes

      #Sr.Joes

    3. Nelson Vidal Gomes

      Senhor José gostaria de ter lido algo a respeito do que escrevi aqui.Outro abraço!

    4. JOSÃ OLIVEIRA

      Esse chavão "Deus nos ilumine e um..." repetido à exaustão, conforme sói ocorrer, em todos os seus comentários, mostra-se, no mínimo, eivado de hipocrisia. Simplesmente, porque não se coaduna com quem cultua a verdadeira urbanidade. Esta virtude que, em quase tudo se equipara a fraternidade e a solidariedade e, que, também, se encontram tão escassos nesses tempos que se apresentam tão sombrios para a maioria do povo brasileiro, sobretudo, os menos favorecidos e até excluídos, socialmente!

  21. Nelson Vidal Gomes

    Os costumeiros ataques desferidos pelo Ilustre colunista Jânio de Freitas a quem como ele não pensa, como o que aqui se vê,teriam maior eficácia se este ousasse,em contraponto,defender a mudança do nome de seu Partido,de PT para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Aí então,estaria no campo da imparcialidade e da racionalidade plena,no qual os defensores contumazes de Lula e agressores de Moro,não costumam prosperar.Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  22. Gilberto Matheus Barros

    Não adianta. Ou as instituições da República reagem, ou serão elas engolidas pelo bolsonarismo,, ainda que este não se caracterize como uma ideologia política organizada. Ficar apontando os problemas sem nenhuma reação foi o que se faz na Alemanha. O resultado é conhecido.

    Responda
  23. Said Ahmed

    Agora é tarde, o estrago está feito e o pior ainda está por vir. A questão a ser avaliada é qual o tamanho, profundidade e duração do estrago. Sobreviveremos? E nossos filhos, sobreviverão? Que nação nascerá das cinzas, se é que nascerá? Nenhuma democracia é viável com um contingente gigantesco de ignorantes, que são manipulados nas redes sociais e nas igrejas. Eles destruirão tudo. E desta vez não haverá um refúgio para abrigar a intelectualidade.

    Responda
    1. Gilberto Camilo

      Gente, calma! Tivemos outras ondas como essa, por exemplo, aquele cara que dizia que tinha um negocio roxo mas acabou espinafrado do planalto. Essa caterva de politicos ruins que habitam a camara e o senado vao se enrolar na corrupcao e vao sair pela porta de tras, como sempre aconteceu.

  24. roberto oliveira melo filho

    "A condição punitiva e personalista, para o direito a verbas públicas, contraria a Constituição.". E daí? Por que os entes responsáveis pelo estrito cumprimento das leis, neste caso, não agem? "...da qualificação de 'herói nacional' para um torturador e responsável por pelo menos 45 mortos e desaparecidos sob sua guarda, é um desacato à Constituição." Outra vez. E daí? A foto acima, falta-lhe o bigodinho, mostra bem quem as 57,8 milhões de pessoas escolheram para, dessa forma, governar o país.

    Responda
  25. André Brandao

    Jânio perfeito como sempre. Parabéns.

    Responda
  26. adel eddine

    Incoerente, israel hoje apoia integralmente o projeto. Relembrando: judiciário, legislativo e mídia foram coautoras das atrocidades cometidas, por concordância, ou omissão.

    Responda
  27. Wagner Castro

    Os Colégios Militares (do Exército) têm boa qualidade. Sou egresso de um deles. Abstraindo a pedagogia específica e a rigidez de conduta, são exatamente idênticos às boas escolas públicas civis. Bolsonaro enfatiza os CMs mais como tosca publicidade e uma ênfase subvertida da disciplina. Não são modelos para generalizar e formar uma torpe "juventude bolsonarista". O caráter público e de qualidade é que devem ser generalizados no ensino médio, pois a ênfase não é militarizar jovens mas educá-los.

    Responda
    1. Wagner Castro

      Prezado Gérson, sim, como disse "não são modelos para generalizar e formar uma torpe "juventude bolsonarista". E, sim, vivi uma época em que o Exército queria afastamento total da política, o que não ocorre hoje novamente, e piora o quadro desse projeto espúrio de pedagogia castrense.

    2. gerson tavernari

      Amigo, colégios militares aos montes sob o governo do Bozo serão usados para reverenciar em a figura de poder dele, não seja ingênuo. Você viveu outra época e sim, acredito que sua experiência possa ter sido boa. Agora os tempos são outros e o nazi fascismo está em curso nesse governo

    3. Roberto Souza

      Só que atualmente os colégios militares pescam num aquário. Filtram os melhores alunos e se um aluno não "se adapta" (não tira boas notas) é expurgado. Quero ver pegar um colégio no subúrbio de alguma capital brasileira (se for do norte e nordeste fica melhor ainda), com alunos mal alimentados e educados, oriundos de famílias desestruturadas e conseguir deles um desempenho igual aos dos alunos de classe média que frequentam as escolas militares atualmente.

    4. Roberto Souza

      Só que atualmente os colégios militares pescam num aquário. Filtram os melhores alunos e se um aluno não "se adapta" (não tira boas notas) é expurgado. Quero ver pegar um colégio no subúrbio de alguma capital brasileira (se for do norte e nordeste fica melhor ainda), com alunos mal alimentados e educados, oriundos de famílias desestruturadas e conseguir deles um desempenho igual aos dos alunos de classe média que frequentam as escolas militares atualmente.

  28. Adriano Ferreira

    O pior de tudo isso é que, se tentarmos esclarecer as pessoas sobre esses riscos para a nossa democracia, somos atacados e pechados de "petistas", "esquerdistas" e o diabo a quatro. Impossível não lembrar do texto de Theodor Adorno (a partir de "Análise do eu e psicologia das massas", de Freud) sobre a propaganda fascista e a identificação das massas. Sinceramente, ando com muito medo do que ainda virá por aí...

    Responda
    1. Said Ahmed

      Adriano, vc tem razão. É de dar medo mesmo. Hoje existem agravantes: as redes sociais mobilizam milhões em poucos segundos, ao mesmo tempo que os manipula pelas mentiras e distorções. A imprensa tradicional alcança cada vez menos, ao passo que a pseudo-imprensa se alastra como câncer. Ninguém consegue explicar exatamente o que está acontecendo e como chegamos nisso - a eleição do Bozo não é um fato isolado, é apenas um degrau na escalada.

  29. roque alves

    BOZO e o sub-Reich dos cefalópodes. Aplausos dos neopentecostais ,militares e da "classe média " as medidas de exceção e arbítrio. Não se esqueçam; a mãe de Olga Benário,apoiadora (a mae) do regime nazista ,terminou tbm num campo de extermínio. O regime totalitário não tem amigos.

    Responda
  30. Maria Bethania Malato

    Foi assim mesmo que o nazismo se consolidou. Basta dar uma olhada no livro de Joachim Fest, maior estudioso de Hitler, para constatar os pontos de convergência com o capitão. Ambos homens ressentidos e desprezados pela sociedade antes da subida ao poder. Aliás, a foto de Bolsonaro no barbeiro poderia enfeitar com tranquilidade qualquer parede nazista. Basta apor o bigodinho, o mesmo olhar ensandecido.

    Responda
  31. Fatima Marinho

    OOOOOOOOOOOOOOOO

    Responda
  32. Angelo Batista Goulart

    O capitão presidente passou sua vida acadêmica no Exercito brasileiro , na conjectura politica aonde todos os golpistas procuravam um candidato para barrar o avanço progressista e de distribuição de renda através dos programas governamentais só sobrou ele da extrema direita para encaixar na ideologia fabricada pela mídia do anti-petismo , ,agora com as reformas implementadas pela gestão pós -impeachment , exigidas pelo sistema -financeiro ele esta livre para exercitar sua vilania !

    Responda
    1. IVO CAETANO CALZOLARI

      Tirania?

  33. Almal Alqadhar

    "Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar." --- Martin Niemoller (1892-1984)

    Responda
    1. marilza abrahão

      Alguns artigos de hoje já mostram o caminho que o presidente tomou e que muitos já se preparam para aceita-lo...