Ambiente > 'Nós usamos ciência, não balela de Twitter', diz ex-diretor do Inpe Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. benjamim picado

    adorei especialmente a parte em que o Marcelo Brito criticou a PL que propõe o fim da reserva florestal legal da amazonia (consagrada no código ambiental), sem mencionar que seu autor era flavio bolsonaro - alegando que não queria problematizar o mensageiro. padrão inverso ao do pai do mesmo senador com o então diretor do INPE - achincalhando o mensageiro e ignorando sua mensagem. a hipocrisia de nossos dirigentes empresariais é digna de um hidelbrando - melhor dizeendo, de um eremildo.

    Responda
  2. ADRIANA QUEIROZ

    Prezado Cientista, Sr Ricardo Galvão, muitíssimo grata por seu trabalho à frente do Inpe e por sua coragem, rara, no Brasil destes tempos. Será porque, resolvi reler a CF, da qual transcrevo o inciso IX, do art.5° - "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"? Parabéns, Feliz Dia dos Pais!

    Responda
  3. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

    Antes de fazer este comentária fui assistir ao debate. A voz da razão integralmente com o Prof. Ricardo Galvão. Com razão, e um discurso de conveniência para não desagradar o governo, o representante do Agro. O ponto irracional, da argumentação ideológica pautada na mentira e deformação, ficou para o Ministro "do meio ambiente", o mitômino Ricardo Salles. Pararabens Ricardo Galvão. Marcelo Brito, presidente da Abrag, gostaria de lembrar-lhe ditado espanhol: 'cria cuervos y te sacaran los ojos".

    Responda
  4. benjamim picado

    eremildos e hildebrandos bombando por aqui. será que eles acaso sabem como encontrar um perfil do lattes? ou estão fechados lá naquela olaria nababesca de piumnhi, obrando dia sim, dia não? tô só perguntando.

    Responda
  5. Izabelita Santos

    É triste? É! Ver a ciência ignorada e fatos tratados com descaso? É! Mas nunca vi nem ouvi esse cara que foi eleito fizemos fazer ao contrário, então, que tenhamos força e sejamos resistentes por mais 3 anos e meio, e...parabéns aos envolvidos...

    Responda
  6. Magali Barbosa de Abreu

    vamos ver esse ministro quando ele for para fritura...a la moro bebiano ,o ex da educaçao

    Responda
    1. ADRIANA QUEIROZ

      Espero para deleite a fritura do criminoso-mor(o), em andamento.

  7. jose roberto alferes siqueira

    Assiste a entrevista na GloboNews , a folha distorce os fatos, reproduza o programa na totalidade para não ser tendenciosa e faketeira

    Responda
    1. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

      Data vênia mas mais parece que diz ter visto o que nao viu ou se viu parece adoentado, com problemas cognitivos graves.

    2. Izabelita Santos

      Robot minion detected!

  8. jose roberto alferes siqueira

    Assiste a entrevista na GloboNews , a folha distorce os fatos, reproduza o programa na totalidade para não ser tendenciosa e faketeira

    Responda
  9. Jovelino Cabrera Andrade

    O presidente explodidor de banheiro não se importa com cortes de recursos da Alemanha para a Amazônia. O que não pode é cortar as verbas do mega nepotismo instalado na famiglia.

    Responda
  10. Flávio Sasso

    Ciência que nada, quem não for zumbi ta fora.

    Responda
  11. Matias Santos

    Ministro Ricardo Sales, do Meio Ambiente, critica os dados apresentados pelo INPE desde que assumiu a pasta. Ricardo Sales está a serviço dos interesses dos agricultores sem responsabilidade com o ambiente, o que evidentemente fica claro pelo enfraquecimento dos mecanismos de combate - IBAMA e ICMBio. Dr.Galvão é um cientista conhecido e respeitado internacionalmente. Acho difícil querer manchar sua reputação por "birra" ideológica. O Brasil está entrega a interesses escusos, infelizmente.

    Responda
  12. RICARDO JOSE PICCOLO

    Os bolsominions de plantão estão querendo transformar o Ricardo Galvão em um "comunista" despreparado com a missão de destruir o "Reinado do Messias". Patético.

    Responda
  13. Claudio L Rocha

    Em algum momento o Criador que chamam DEUS, enviara a este Pais, seres humanos para condição de lideres, que ame aqueles da mesma lingua, que ame e faça tudo para melhorar a condição vida na terra onde nasceu. O Brasil carece de liderenças que amem o povo, que amem a terra natal, contudo isso não ocorrera enquanto a população for induzida a ver como inferior o seu vizinho de bairro ou de trabalho em condição mais humilde. Bolsonaro espelha no cotidiano o que a maioria traz disfarçado no coração

    Responda
  14. Jose Edmar Lira

    Esse Galvão tá ultrapassado. Não faz mais ciência. Ele não sabe nem traduzir os dados do satrlite, que pode ter enviado imagens já contabilizadas devido ao clima local, mau tempo...... É bom se atualizar!!!!.......as imagens foram contabilizadas mais de 4 vezes!!!.....uma imagem só......

    Responda
    1. Jose Edmar Lira

      GUSTAVO MORAIS se você não sabe, fique sabendo que curriculum fica desatualizado depois de cinco anos. Tenho pós doutorado e sei que o satélite manda as imagens que devem ser analisadas corretamente. Galvão tá ultrapassado....

    2. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

      Fica cada vez mais patente que com Bolsonaro o Brasil foi acometido por uma epidemia de esquizofrenia gravíssima ou por um surto de sincericidio de pessoas mal intencionadas. Lamentável

    3. ADRIANA QUEIROZ

      Nome novo de bot na área!

    4. Gustavo Felício Moraes

      O senhor já analisou a biografia de Ricardo Galvão. O seu currículo Lattes? A sua formação acadêmica? Seus artigos e trabalhos científicos publicados? Respeito ao profissional e ao cientista, no mínimo, seria um sinal de bom senso. Abandone o seu lado emocional e utilize o seu lado racional. Até o diretor da Nasa condenou a demissão do diretor do Inpe.

  15. vladimir Micheletti

    Bravo, Ricardo Galvão! A luta continua, sempre, à Revolução Permanente!

    Responda
  16. Hildebrando Teixeira

    A esquerda mente, sempre.

    Responda
    1. ADRIANA QUEIROZ

      Bot velho na área!

    2. Izabelita Santos

      Jura? E vc acredita em mamadeira de pi.roca? Kkkkkkkkkkkk

    3. Luiz Goes

      Pois ė. A terra é plana, nazismo é de esquerda, vacina não funciona. Quem fala a verdade é o Olavo nė? Gezuiz, é o obscurantismo velado. Já já vão falar que a terra é o centro do Universo novamente.

  17. Hildebrando Teixeira

    Segundo os dados "científicos" da pete.zada o Brasil dos governos petistas seguia de vento em popa e nossos fundamentos econômicos eram "inquestionáveis"; a gerente do Santander que ousou questioná-los foi demitida a mando do Pixuleco, mas depois venceu uma ação jurídica por perseguição política e mostrou ter dito a verdade, a despeito do batalhão de técnicos do PT e dos "especialistas" da Foice.

    Responda
  18. Hildebrando Teixeira

    Mais um apaniguado indignado po perder a boquinha. Quanto à auto-intitulada "respeitabilidade internacional enorme", depende de qual meio, Paulo Freire também o é até hoje, assim como seus "trabalhos científicos" são venerados mundo afora como livros sagrados. A esquerda aparelha tudo por onde passa e subverte sempre a verdade de acordo com seus interesses, inclusive a verdade científica.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Grande Hilde, o louco. Cara, faz um favor pra você mesmo, para de passar vergonha aqui.

    2. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

      Este Hidelbrando já é conhecido na área. Espero que seus filhos (se os tiver) não leiam seus comentários. Ficariam envergonhados com a ausência de senso de realidade do pai.

    3. Luiz Maurício

      Vocês e a obsessão que de ver petismo em tudo. Isso já passou de ideologia, é falta de caráter. Simples assim...

    4. Luiz Maurício

      Vocês e a obsessão que de ver petismo em tudo. Isso já passou de ideologia, é falta de caráter. Simples assim...

    5. Evelin Maria de Paula

      I. D. O. T. A do Hildebrando sempre com sua idiotices!

    6. Eduardo Salgado Lopes

      Por que não deixa as mãos no bolso para não teclar bobagens, Hildebrando?

    7. Luiz Goes

      O ignoráncia. A ciência yrabalha com metodologia, conhecimento acumulativo, hipóteses e análises. Usa da metodologia científica, a medma que possibilita idiotas como vc a escrever neste aparelho ai da dua mão. Faça o seguinte, na próxima vez que ficar doente não tome medicação nenhuma e morra.

    8. Rafael Calegari

      Uma boa referência é a quantidade de publicações e de citações que o pesquisador tem em revistas científicas, dissertações e teses. Sugiro que você consulte sobre o Ricardo Galvão, o Pontes e o Sales.

  19. Eduardo Salgado Lopes

    Foi o maior assédio moral, calúnia e imoral a demissão do ex-diretor do INPE, mas, também, me assusta a inércia da oposição, principalmente na Câmara dos deputados, em relação ao tema meio ambiente. Está na hora de se pronunciar, de mostrar a cara para os seus eleitores e e cobrar uma atitude contra esse assédio moral sofrido pelo Galvão, que só vem tendo apoio das comunidades científicas nacional e internacional.

    Responda
  20. Rafael Calegari

    O ministro errou ao dizer que o presidente tem “liberdades” para justificar as calúnias praticadas pelo Bolsonaro. As liberdades que o Bolsonaro tem são exatamente as mesmas que eu tenho e que cada um dos leitores daqui têm. O que ele tem a mais é um poder de providenciar o fiel cumprimento da lei, o que ele não faz. Aliás, ele faz o contrário, transgredindo-as com a força que tem (não confundam força com poder).

    Responda
  21. Jose Roberto X de Oliveira

    Não temos motivos para acreditar em Salles e Bolsonaro. O acerto está com o ex-presidente do Inpe ( Galvão). Um sujeito correto perdeu seu cargo por ser correto. E ainda tem o fiscal do Ibama, o advogado da Petrobrás, os jornais e quem mais vão ser prejudicados por não abonarem bizarrices ou idiotices ?

    Responda
  22. Jose Roberto X de Oliveira

    Não temos motivos para acreditar em Salles e Bolsonaro. O acerto está com o ex-presidente do Inpe. Um sujeito correto perdeu seu cargo por ser correto. E ainda tem o fiscal do Ibama, o advogado da Petrobrás, os jornais e quem mais vão ser prejudicados por não abonar bizarrices?

    Responda
  23. Luiz Marcos de Carvalho

    Os dados do INPE daqui por diante, deixarão de ser conhecidos pela sociedade, sempre que indicarem desmatamento acima do que o governo possa admitir. Devemos esperar que os dados serão revelados apenas pelo governo após terem sido devidamente maquiados e alterados com outros indicativos de difícil verificação como reposições de áreas, etc. Um governo que não inspira a menor credibilidade e que está disposto a encobrir a verdade e a perseguir quem estiver disposto a desmenti-lo.

    Responda
  24. Reinaldo Rosa

    O problema de desmatar floresta primeira tem que ser colocada com veemência. Tanto o Nobre como o Galvão, cientistas que têm a oportunidade de falar à grande imprensa, devem ser mais enfáticos nisso.

    Responda
  25. Reinaldo Rosa

    ...O discurso eh político e com forte ideologia neoliberal e entreguista. Aliás o Ministro usa um dado irreal para sofismar, citando 20 milhões de brasileiros (já ouvi ele dizer até 20 milhões de famílias) sendo que a Amazônia de fato tem em torno de 5 milhões de habitantes. Considerando os estados da Amazônia Legal pode chegar a 13 milhões. Além disso, trata-se uma generalização descabida incluir todos os habitantes como dependentes da exploração de minério (que o foco do seu discurso).

    Responda
  26. Reinaldo Rosa

    A questão eh simples. O governo quer desmatar floresta primária para as mineradoras. Isso está claro no seu discurso. Só não vê quem não quer ver. Ricardo Salles, com essa abordagem, terá dificuldades na tal tournée pseudo ambientalista e neoliberal que enfrentará em breve. Ignoram o que eh a Amazônia para o mundo, pois ignoram o que eh política ambiental no contexto de preservação do ecossistema. Um cara que banca o inteligente e bom moço mas que não me engana. O discurso eh político e com fo

    Responda
    1. Gua Oliveira

      Em breve, todos saberão que a empresa beneficiada será a Leros Mining, do mesmo grupo Leros, que tb seria o maior beneficiário do espúrio acordo de Itaipu e que, segundo a imprensa paraguaia e as investigações em curso, tem ligação com Bolsonaro e família. OItaipugate, vulgo Eletrolão, originou o pedido de impeachment do presidente do Paraguai e abertura de CPI e isso vai chegar aqui. A Leros Mining explora diamantes e nióbio. Lembram da colher e do colarzinho de nióbio, no G20, rsrsrs

  27. Sandra Losa

    É triste ver um cientista de renome como o Dr.º Galvão ser tratado como foi...uma mesa composta de um que só pensa no que ele vai lucrar e um outro que não entende de nada é capacho de um louco...Dr.º Galvão nem deveria ter ido.

    Responda
  28. germano ottmann

    Olhando a interminavel relação de ganhadores de premio nobel em Medicina...Física e Química...não se vê brasileiros...então moçada...mais estudo e trabalho científico e menos papo ideológico...isso sim...

    Responda
  29. osmar Carneiro

    Assistam a minissérie Chernobyl e vajam o estrago que a mentira montada pelo estado “policial” pode fazer a humanidade.

    Responda
  30. Said Ahmed

    É espantoso ver como o cristianismo tornou-se contrário à ciência, principalmente as vertentes mais radicais. A pseudociência que eles chamam de criacionismo está levando milhões à cegueira. Quanto mais aumenta este contingente de ignorantes mais eles empurram a humanidade para o abismo.

    Responda
    1. MAURO LEO SILVA

      A questão é que a religião sempre viu a ciência como inimiga. Historicamente.

  31. José Fernando Marques

    Quem mistura ciência e ideologia é o governo Bolsonaro. Os dados devem ser divulgados e, caso se constate que são imprecisos, que se faça a correção e que a aferição se aperfeiçoe. Salles não tem credibilidade, e Bolsonaro, que cria confusões mas ao fim das contas não entende a função de um órgão como o Inpe, não tem mesmo autoridade moral.

    Responda
  32. José Cardoso

    Tudo pode ser posto em questão. Mas o presidente questionar em público, e exigir a demissão do diretor, baseado apenas no fato da notícia ser ruim é muito preocupante. A lembrança imediata é da proibição durante o governo Kirchner da divulgação independente de índices de inflação na Argentina. Em vez de tomar medidas contra ela, tentava-se mascarar a realidade. O resultado é que ela não desapareceu e está forte até hoje.

    Responda
  33. João Braga

    Faltou dizer que no debate, o ministro disse que nao se pode misturar ciência com ideologia. Disse também que os dados sao imprecisos. É preciso avaliar as áreas em regeneração e finalmente que a Amazônia deve ser sustentável, 20 milhoes de brasileiros moram lá. E quem reclama deve pagar por sua preservação. Finalmente o moderador ponderou que o posicionamento do ex diretor provocou manifestacoes da associação dos produtores de soja americanos e da carne da Irlanda. Um tiro no pé de todos nós.

    Responda
    1. João Braga

      A esquerda brasileira apoiou tudo isso que aí está, Bolsonaro está ha 6 meses. Sou produtor rural no estado de Sao Paulo, tenho que preservar 20% da area em matas. Nenhum pais do mundo faz isso. Repito nenhum. Compito rigorosamente com produtores da Europa e USA. Esquerdistas e artistas adoram falar em desmatamento e agrotóxicos. Ingênuos, exportamos para mais de 100 paises que analizam rigorosamente residuos nos nossos produtos. Deixem de reverberar interesses que não os dos brasileiros.

    2. Reinaldo Rosa

      joão, com todo respeito. Não foi o posicionamento do Diretor a causa que você salienta. Foi antes, a declaração desrespeitosa que o chefe de estado JB, que deveria ser um exemplo de cidadão para todos nós, deu na coletiva à imprensa internacional desmentindo os dados do INPE (aliás esse foi de fato um tiro no próprio pé). Outro dado pra você, que é cientista, analisar: "20 milhões de brasileiros moram lá"? Puro sofisma!!

    3. Edison Luciano

      Quem mistura ciência com ideologia é o governo e seus asseclas! Os dados são imprecisos! Só a conversa do presidente é que é de uma precisão ímpar! Oras, faça me o favor!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.