Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    Mas foi a confiança no dólar que fez afundar de vez nos anos 90 e tem efeito até hoje. Adotar uma moeda que não controla faz as crises se repetirem. A casa Branca manda imprimir dólar se precisar, a Casa Rosada só pode mandar imprimir pesos.

    Responda
  2. Cristina Dias

    Brasil e Argentina, complementares na desgraça: o país do futuro que nunca chegará e o país do passado que não mais voltará.

    Responda
  3. Vanderli Gomes Camorim

    Os fatos históricos até que batem, mas sua interpretação tem deficiências. Os homens no decorrer do seculo 19 tinham por meta a preservação da politica do livre mercado cuja pujança elevava os países de sua pobreza secular para um período de prosperidade, porem três forças poderosas e contrárias ao livre mercado corriam por fora; o nacionalismo, o socialismo e o intervencionismo. No final deste mesmo século elas suplantaram o ideal do livre mercado e tudo mudou de direção.

    Responda
  4. Adonay Evans

    Caramba muchacho! Pobrecita latinoamérica, como un tango. son dos allí, dos acá! O eleitor argentino mais uma vez descobriu que o culpado de tudo é o FMI.

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    Faltou dizer que até 1914 a Argentina tinha uma economia liberal, integrada na globalização da Belle Époque. Com o fim da globalização e o advento do nacionalismo e do isolacionismo na Europa e nos EUA, a globalização retrocedeu e a Argentina foi empurrada para um modelo econômico intervencionista que a levou a 100 anos de decadência relativa. Parece que o povo não aprendeu ainda que isto não funciona apesar de tanta insistência no modelo errado.

    Responda
  6. José Cardoso

    Embora a Argentina estivesse entre os países mais ricos na virada do século 19 para 20, o abismo cultural em relação aos europeus e norte americanos era imenso. Não havia por lá figuras como Thomas Edison ou George Westinghouse. Da mesma forma como ocorreu por aqui, a industrialização se baseou em substituição de importações.

    Responda
  7. Bernardo Pereira

    Esta seria a nossa realidade se não tivesse ocorrido o plano real.

    Responda