João Pereira Coutinho > Deixai vir a nós as criancinhas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
João, concordo parcialmente com você. De fato, há um certo messianismo que fascina a humanidade. Temos visto isso não apenas com Greta, mas também na polÃtica brasileira e até mundial. Concordo também ela não fala nada de novo. Entretanto, será que seu mérito não está justamente aÃ? Ela traz para o debate o clima. Ela serve de modelo para crianças da sua idade a pensarem sobre o clima. Precisamos disso; a amazônia está queimando e os povos da floresta estão sendo mortos. Não tenho espaço p mais.
Adorei a proposta do Jose Cardoso ; o oriento a replicar muitos hindus que meditando conseguem ficar em dieta absoluta por varios dias ! Tai a resposta definitiva à fome para quem nao tem renda Cardoso, tamo junto e sha llow now aproveito o momento e sugiro que vc cancele a assinatura da FSP -com esse conhecimento todo vc nao precisa de distraçoes
No mês passado vi um documentário na TV 5 francesa sobre pessoas que treinam o corpo através do controle da respiração para suportar temperaturas baixas. Chegam a nadar em águas polares ou caminhar em mangas de camisa por regiões cobertas de neve. Se a população do hemisfério norte tivesse esse treinamento, poderia viver com muito menos aquecimento, o que evitaria grande parte do CO2 na atmosfera. Uma sugestão para a menina sueca nesse próximo inverno.
Este comentário segue a linha bolsonarista de "fazer cocô uma vez cada dois dias"... É isso aÃ, nada de soluções abrangentes para o problema climático, cada um que se vire como possa!
Crentes p variar, balbuciam as balbucias de sempre. Não olham além de si e dos seus. A humanidade c certa regularidade sempre está a beira de um cataclismo: guerras, doenças, fome, fúria da Natureza. Estranhamente sempre o Capitalismo trouxe uma solução! Melhores armamentos, remédios, produção agrÃcola, melhor engenharia. A URSS poluiu até não mais poder e ruiu, a China está tentando consertar a sujeira feita...
Este comentário traz uma revelação espetacular: a URSS ruiu por problemas ambientais, não econômicos, como todos pensavam. O Eduardo é um iluminado! Desta forma tudo fica mais fácil: cruzamos os braços e esperamos que o glorioso Capitalismo aja completamente livre, leve e solto, que tudo se resolverá, como sempre foi. Conformismo, não... "Realismo".
Crentes p variar, balbuciam as balbucias de sempre. Não olham além de si e dos seus. A humanidade c certa regularidade sempre está a beira de um cataclismo: guerras, doenças, fome, fúria da Natureza. Estranhamente sempre o CAPITALISMO trouxe uma solução! Melhores armamentos, remédios, produção agrÃcola, melhor engenharia. A URSS poluiu até não mais poder e ruiu, a China está tentando consertar a sujeira feita...
Acho que Coutinho deveria ler Coutinho. Recomendo "As ideias conservadoras explicadas a revolucionários e reacionários". No entanto, Mannheim seria mais elucidativo...
Por haver tantos adultos cÃnicos, empedernidos em suas análises ditas "realistas" e demasiadamente conformistas, é que Gretas existem. Não é para cumprir nenhum papel messiânico, mas simplesmente para reclamar o necessário senso de urgência que nos falta coletivamente. É verdade que as ideias da jovem de 16 anos sobre a crise climática não são inéditas. Inédita é a sua coragem de agir, que se tornou sÃmbolo de uma ideia simples e poderosa: não podemos mais esperar.
Coutinho escreve bem sobre vários temas. Infelizmente, tem também seus terraplanismos - como esse ceticismo em relação às mudanças climáticas, que arranjou provavelmente visitando blogs conservadores. Não deve ter ideia alguma sobre como funciona a ciência por trás da questão climática, mas acha, digamos, 'instigante' contestá-la.
Cloves Oliveira, a "ideologia" de que o aquecimento global é culpa do capitalismo se deve ao fato de que hoje em dia só restou o capitalismo. Minto, também há as queimadas no Brasil, a troco de praticamente nada. Sua lembrança dos horrores ambientais da extinta URSS é oportuna, mas inútil. Quanto a "caber a cada um de nos a mudança de hábitos" fica difÃcil num regime econômico em que todos são bombardeados o tempo todo com ofertas de produtos que não necessitam, mas apresentados como essenciais.
Coutinho, o Aquecimento Global é mesmo o tema mais importante de hoje, que não haja dÃvidas quanto a isto. E a menina tem mesmo razão de achar que não terá futuro, caso não se reverta a tendência. Nem ela nem ninguém, inclusive seus filhos. Sim, mesmo nas piores guerras sempre existiu espaço para outros assuntos, o problema é que esta não é uma guerra comum, estas acabavam cedo ou tarde e se você morresse, seus filhos continuariam em frente. Esta só acaba quando todos nós já tivermos ido.
Que falta de assunto em Coutinho. No último artigo, mencionou a garota de passagem e deu uma canelada feia, verdadeiro gol contra, ao tentar infantilmente reduzir o problema de aquecimento global. Não li o livro que você comentou mas duvido que o autor tinha apenas a garota como referência para debater um problema e sua relação incontestável com a industrialização. Hoje escreve uma coluna para bater na garota. Teve dias melhores. Bem fracas as duas últimas colunas.
Ótimo comentário. São artigos assim que me fazem perder toda a fé em alguma solução "liberal" para o futuro da humanidade: se alguém como o Coutinho, tão inteligente e culto só tem isso a dizer ante o maior problema do planeta, é que não há mesmo nada a esperar deste sistema econômico, só mais "adoração sacrÃlega" a quinquilharias.
Excelente! JPC sempre lúcido, claro e objetivo!
XATO!!!
A Malala que se cuide, vai perder o trono de jovem prodÃgio que peregrina pelo mundo nos ensinando a viver
Mais um ópio do povo. Dai-me Senhor, minha adoração diária por qualquer coisa, elemento, sujeito ou idéia que irão me abrir as portas do paraÃso da virtude incontestável. .../Claudia F.
João, você faz falta. Nunca mais tire férias, ok? Muito embora eu não prometa fazer o mesmo
Por trás da ideologia de que o aquecimento global é culpa do capitalismo existe gente importante como o Papa, uma posição que ele tornou claro na encÃclica Laudato Si, de 2015. Ignora o fato de que a destruição ambiental na antiga USSR atingiu nÃveis catastróficos, culminando com o desaparecimento do Mar Aral, que na verdade era um lago considerado o quarto do Planeta em tamanho. A destruição do ambiente é o resultado da nossa atividade diária e cabe a cada um de nos a mudança de hábitos.
A propósito dos seguidores da adolescente sueca, lembro-me de certa vez alguém ter dito que nunca ninguém perdeu dinheiro subestimando a inteligência das massas.
Como sempre, João Pereira Coutinho nos brinda - em mais um texto inteligente - com uma visão realista sobre um comportamento no mÃnimo discutÃvel. Não falo do comportamento da garota, mas dos seus adoradores e "convertidos".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Deixai vir a nós as criancinhas Voltar
Comente este texto