Educação > 'Quem vai investir nas universidades após tanto ataque?', questiona reitor da Unicamp Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Vamos para rua ajudar os estudantes a mostrar a elite nacional que não aceitamos este desrespeito com o PaIS. Fiquei sabendo que a irma do Ministro Paulo Guedes é uma das maiores proprietarias do Pais de estabelecimentos de ensino, a irmã do ministro Guedes, é presidenta da Associação Nacional de Universidades Privadas (Anup), entidade que representa monopólios educacionais,. Sera por isso a obsessão e a determinação deste governo em sucatear a ensino publico.
Não entendi por que o reitor de uma pública paulista está sendo ouvido sobre a privatização das universidades federais.
Ele é ouvido porque é conhecedor da gestão universitária. É um intelectual que precisa ser ouvido para não ficarmos no achismo dos tempos atuais no Brasil.
Por isso é hoje 13/08/2019 o povo na rua pra mostrar a resistência a este governo ditador.
Colocar o financiamento da educação superior na instabilidade do mercado financeiro, excluindo completamente o Estado desta obrigação constitucional, é o fim da Educação Superior de Qualidade em quantidade minimamente adequada à nosso paÃs. Colocar o financiamento à Pesquisa exclusivamente à iniciativa privada é muito insuficiente, não há indústrias que possam e queiram investir nessas atividades. Enfim, o atual governo não parece querer melhorar, mas apenas ideologizar a Universidade.
É só se colocar no ponto de vista de um investidor. Colocar dinheiro numa universidade pública é como investir num clube de futebol. Os dirigentes podem tomar decisões que os investidores discordam que fica por isso mesmo. Não há garantia nenhuma sobre a qualidade da gestão. Para investir existem grupos educacionais negociados em bolsa como o Estácio ou Kroton.
Parece que que o objetivo é transformar a Universidade Pública em uma Universidade Privada, porém com os funcionários pagos pelo Estado e sem pagamento de mensalidade. Um plano meio improvisado, que parece mal pensado.
É fácil resolver esse problema. Basta (re)abrir o debate quase natimorto. O debate que FHC e Serra esconderam e assim degeneraram uma geração inteira de sociólogos e economistas com sua fuleira crÃtica à s teses do Ruy Mauro Marini. Enfim, o debate entre “As Desventuras da Dialética da Dependência X Dialética da Dependência. Mesmo porque, Marini desenvolveu a teoria do valor de Marx, e a dupla, além de colaborar com a Dita.dura nada fez no sentido de levar avante a pseudocrÃtica.
Não misture alhos com bugalhos...culpa do Bolsonaro? E que tal a gestão da universidade que não se traduz em confiança a possÃveis investidores...ninguém coloca capital para financiar ideologias...
recomento ao otomano que visite alguns campi de IFES. ele vai descobrir o quão caro custa uma fantasia psicótica.
Funcionario administrativo recebendo igual valor q profesor titular. E nao sabemonde de esta o problema?
Excelente matéria. Entrevista clara, sucinta e bem posicionada.
defendendo o dele..somente isso!!!
Todas as vezes em que não se acende velas no pedestal dos cabidões nos quais se transformaram as universidade públicas no Brasil, o comissionado da vez dá os seus pitacos. Não, não haverão grande investimentos na universidade públicas enquanto os recursos forem destinados aos pesquisadores e não as pesquisas. Não há nada que se faça por aqui que não foi ou está sendo realizado em outros lugares. Quem conhece, sabe.
Sabichão sabetudo de nada! Acha que acha, mas no fundo sabe de nada!
Eita! Pela flexão do verbo haver dá para perceber q o caro leitor é a pessoa mais adequada para dar pitacos sobre o papel da universidade brasileira. Educação e pesquisa sem investimentos não acontecem. PaÃs sem educação e pesquisa, além de aprofundar os abismos sociais, não sai do lugar.
O problema das Universidades é que tem muito mais gente especializada em falar do que fazer. O que uma organização que gasta 102% da receita em pessoal tem para ensinar? Existe uma carreira nos EUA chamada de Administração CientÃfica, preenchida por cientistas que se tornam administradores, já que um só indivÃduo não pode cumprir os dois papéis. Mas não apenas por desejo que a pessoa passa de uma para outra função. É preciso muito preparo, estudo, planejamento, paixão e perseverança.
Vamos para rua ajudar os estudantes a mostrar a elite nacional que não aceitamos este desrespeito com o PaIS. Fiquei sabendo que a irma do Ministro Paulo Guedes é s proprietaria No Pais de estabelecimentos de ensino, a irmã do ministro é presidenta da Associação Nacional de Universidades Privadas (Anup), Tudo no Brasil é assim, sempre visa ajudar poderoso ficar mais rico. Explicado a obsessão / determinação deste governo em sucatear a ensino publico.
É preciso muito preparo e estudo. O seu problema, colega leitor, é o uso inadequado do verbo ter no lugar do haver.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > 'Quem vai investir nas universidades após tanto ataque?', questiona reitor da Unicamp Voltar
Comente este texto