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  1. GINO SERVIO LOBO

    OI, Djamila!!! Essa área passa longe de minhas habituais leituras e, confesso-lhe (talvez contaminado por uma mentalidade machista), possuir alguma dificuldade em compreender alguns conceitos. Em primeiro lugar, penso que o termo erótico é uma palavra como tantas outras que existem em nossa língua. O seu sentido é uma construção cultural. Dizer que o homem difamou o termo erótico é como defender uma teoria de que as palavras se ligam há uma realidade preexistente.

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    1. GINO SERVIO LOBO

      Repeti, sem querer, um mesmo comentário e troquei algumas palavras na digitação. Em vez de expressão, por exemplo, eu queria ter digitado impressão. Imagino que tenha sido o corretor automático.

    2. Gino Lôbo

      Imagino que minhas manifestações tenham ficado bagunçadas, já que as postei como respostas a minha primeira mensagem.

    3. Gino Lôbo

      (cont) para se referir a nova ideia de erotismo defendida. Preocupa-me essa briga por se assenhorear do sentido do termo, quando se poderia simplesmente criar um novo termo com o sentido que se quer ver prestigiado. O outro sentido existe, de sexo sem sentimento, compromisso, plenitude, e demanda uma palavra para o expressar ,sendo que até pouco tempo atrás não havia dúvidas que a palavra erótico relacionava-se a tal.

    4. GINO SERVIO LOBO

      A minha expressão é que o fenômeno natural e cultural de formação do sentido das palavras passou a ser visto como algo orientado intencionalmente: tal ou qual palavra terá esse sentido para fortalecer a dominação masculina. Não nego que, como construções culturais, os sentidos das palavras guardem íntima conexão com o ambiente em que construídos. Tais sentidos, entretanto, ainda existem e necessitam de uma palavra para a eles se referir, daí porque poderíamos caminhar na criação de novos termos

    5. GINO SERVIO LOBO

      Por que não pode existir uma palavra na língua portuguesa que se refira ao sexo sem sentimento, sem plenitude?? É óbvio que essa palavra tem de existir. Erótico, erotismo associou-se durante muito tempo a esse sentido. Podemos tentar mudar isso, mas não pelo de fato de erotismo não poder ter aquele sentido, pois, de alguma maneira, haverá de existir uma palavra para designar o que seria o sexo sem sentimento e sem plenitude.

    6. Gino Lôbo

      Seria como se dizer algo como: "desde o início, o termo erótico deveria considerar o sentimento, e não possuir essa conotação vulgar dada pelo homem, associada apenas ao sexo". Não é assim que são as coisas. A palavra erótico se associou um determinado significado e não vejo nisso uma difamação, pois é um significado possível para uma palavra. Ao invés dessa filosofia de combate, em que o homem aparece como inimigo, por que não buscar apenas uma ressignificação do termo?

    7. Gino Lôbo

      Seria como se dizer algo como: "desde o início, o termo erótico deveria considerar o sentimento, e não possuir essa conotação vulgar dada pelo homem, associada apenas ao sexo". Não é assim que são as coisas. A palavra erótico se associou um determinado significado e não vejo nisso uma difamação, pois é um significado possível para uma palavra. Ao invés dessa filosofia de combate, em que o homem aparece como inimigo, por que não buscar apenas uma ressignificação do termo?

    8. GINO SERVIO LOBO

      Seria como se dizer algo como: "desde o início, o termo erótico deveria considerar o sentimento, e não possuir essa conotação vulgar dada pelo homem, associada apenas ao sexo". Não é assim que são as coisas. A palavra erótico se associou um determinado significado e não vejo nisso uma difamação, pois é um significado possível para uma palavra. Ao invés dessa filosofia de combate, em que o homem aparece como inimigo, por que não buscar apenas uma ressignificação do termo?

  2. Tiago Furtado

    Olá, Djamila. Obrigado pelo excelente texto. Muito se fala fala em influências de autores sobre autores, mas eu prefiro falar em confluências. O sentido de erótico exposto nas linhas apresenta reflexos em obras como as de Platão, Nietzsche, José de Alencar e outros autores e poetas mais.

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  3. José Eduardo de Oliveira

    E por falar em Audre Lorde, em maio, através da revista Cult, e outras publicações, como a Pernambuco, tive notícias da tradução pela Autêntica de seu livro Irmã Outsider (Sister Outsider, 1984), onde se encontra este artigo, Os Usos do Erótico: O Erótico como Poder. Entretanto o livro não foi encontrado em nenhuma livraria e nem no site da Editora. Que mistério é esse?

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